Conferência Municipal da Assistência Social aborda políticas públicas da área
Cerca de 500 pessoas participaram da XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Canoas, realizada nessa quarta-feira (9), no Centro de Assistência Social La Salle, no bairro Niterói. Organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), o evento promove um espaço para discutir as políticas públicas de combate à vulnerabilidade social e o atendimento oferecido aos usuários.
Autoridades do governo, representantes das entidades, usuários dos serviços de assistência e o público em geral deliberaram sobre o tema “Direito do povo, com financiamento público e participação social”, com base nos três eixos: o direito à assistência social; gestão, execução e financiamento da política de assistência social; e participação e controle social. Ao todo, cerca de 800 pessoas participaram das pré-conferências, realizadas em todos os quadrantes da cidade.
Todas as entidades – inscritas ou não – tiveram a oportunidade de sugerir melhorias e contribuir com os eixos mencionados. No final do evento, foram eleitos quatro delegados titulares e quatro suplentes, que se dividirão em duplas para representar o governo, a organização da sociedade civil, os trabalhadores e os usuários do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Luisa Camargo, “as cadeiras lotadas comprovam que não apenas a rede de atendimento está articulada, mas os usuários também. A conferência propõe melhorias para todo o sistema, favorecendo crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e todos os canoenses que utilizam os equipamentos todos os dias”, comenta.
O evento contou com a participação dos titulares das pastas de Desenvolvimento Social, Luisa Camargo, de Segurança Pública e Cidadania, Alberto Rocha, do vereador, Juares Carlos Hoy, do presidente do CMAS, Gilmar Roza, da assistente social e conselheira estadual da Assistência Social, Inês Salete Argenta, da representante dos trabalhadores a Assistente Social Iza Fagundes e, representando os usuários, Regina Cavaleiro.
Secretaria das Relações Institucionais e Comunicação
Fone: 3236-1300 – ramal 1307
Celular: 99277-3773 (Ramon)