Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Nota do Conselho de Políticas Culturais de Canoas

Nesta terça feira, 26 de maio, na sessão da Câmara de Vereadores, o vereador Juarez Hoy, Líder do governo na Câmara leu o parecer do Procurador Municipal, Volnei Moreira dos Santos, sobre o Programa Microcrédito Cultural, lançado em 2019, e que se encontra com pagamento ainda não realizado.

Segundo o Procurador, a Lei eleitoral impede o pagamento do Programa. Logo o Conselho de Políticas Culturais vem a público esclarecer:
A Lei 9.504 de 30 de setembro de 1997, estabelece normas para as eleições, mas é importante enfatizar justamente o artigo 73, § 10. Nele diz: “No ano em que se realizar eleição, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública, exceto nos casos de calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior, casos em que o Ministério Público poderá promover o acompanhamento de sua execução financeira e administrativa. (Incluído pela Lei nº 11.300, de 2006)”
É importante enfatizar que o trecho mencionado é claro ao apontar “nos casos de calamidade pública, de estado de emergência”, situação que o Município se encontra e que derrubaria facilmente esta negativa. Contudo, há uma situação mais intrigante, o Programa Microcrédito Cultural foi estabelecido por lei há alguns anos, inclusive estará de aniversário no próximo mês. A Lei Municipal que o estabelece é a nº 5.597, de 6 de junho de 2011.
No artigo 4°, que já reproduzimos a exaustão para o poder executivo, esta escrito: “O Programa Microcrédito Cultural será editado no mínimo, anualmente, podendo ser definido periodicidade menor através de Decreto.”

Portanto, há uma Lei Municipal que antecede o período eleitoral, de um programa que deveria ser executado anualmente, independentemente do pleito, e não esta sendo cumprida. Inclusive os contemplados foram chamados para assinar as notas de empenho este ano pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em março, em meio ao início da pandemia.

Ressaltamos nossa frustração ao ter que explicitar os artigos de Leis Federais e Municipais a Procuradoria Geral do Município de Canoas.

Evidenciamos nossa indignação em não recebermos resposta alguma do executivo diante de nossas proposições e manifestações.
Quando teremos respostas? Quando teremos ações?

*Denisson Beretta Gargione
Presidente

*Ator, diretor de teatro e dança, documentarista, Mestre em Memória Social e Bens Culturais, fundador da Companhia KHAOS Cênica, coordenador do Colegiado de Teatro e Circo de Canoas e presidente do Conselho de Políticas Culturais da cidade.

https://www.facebook.com/noticiasdaaldeiacanoas/

Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC

Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*