PLATAFORMA K, experimentos cênicos a partir da obra de Vera Karam Grupo Skatá realiza projeto cultural durante o período de isolamento social
Fotos Renato Chama
“PLATAFORMA K” faz parte da programação de 5 anos do Grupo Skatá e também é uma homenagem a grande dramaturga gaúcha Vera Karam. Neste mês de junho, os encontros acontecem todas as quintas-feiras, sempre às 19h no canal do Youtube do Grupo Skatá. A proposta desta programação é para que possamos continuar respirando arte, se reinventando através deste período e levando cultura até à sociedade. Nas obras “Dá Licença, Por Favor?”, “Será que é o contrário a vida da atriz?”, “O Casal ou por que você não disse que me amava?” e “Na vida tudo é passageiro”, Vera Karam nos faz refletir questões que trazem à cena diversos posicionamentos sociais, que acabam se configurando em diferentes moldes em nossa sociedade.
Nesta semana o Grupo Skatá apresentará “O Casal ou por que você não disse que me amava?” com atuação de Gabriel Gonçalves e Joana Caspar, que também os atuais diretores do grupo.
Créditos: Renato Chama
“O casal ou por que você não disse que me amava?” é um texto teatral inédito, escrito por Vera Karam entre os anos de 1995 e 1996. A narrativa conta a história de um casal sem filhos, juntos há mais de dez anos, que discutem sobre diversas situações da sua vida cônjuge. A partir daí, são reveladas duas fragilidades e frustações em uma atmosfera de constante embate impressa em seu dia a dia. Essa trama retrata a vida de inúmeros casais, de muitas vidas acomodadas em suas solidões compartilhadas e subordinadas às imposições sociais.
CHAPÉU VIRTUAL
Somos da cidade de Canoas/RS e, desde o começo da pandemia, tivemos nosso os trabalhos cancelados na sua maioria. Infelizmente, fomos os últimos a parar os trabalhos e seremos os últimos a voltar. Nossos gestores responsáveis pela cultura local sequer criaram leis emergenciais para o setor, nos deixando extremamente desamparados!
Nesse momento difícil que estamos passando como país e como planeta, viemos pedir a sua colaboração para manter o Skatá pulsando durante esse período de quarentena e distanciamento social. Nossa ideia é que as pessoas que apoiam o projeto e simpatizantes de nossas ações façam parte desse movimento, nos impulsionando a juntos manter o Grupo Skatá, remunerando também os profissionais que se doam inteiramente ao grupo.
Confiram o projeto na íntegra em:
https://benfeitoria.com/skata-ainda-pulsa-chapeu-virtual-fih
FICHA TÉCNICA:
Texto: Vera Karam
Direção: Gabriel Gonçalves e Joana Caspar
Elenco: Gabriel Gonçalves, Joana Caspar e Nicole Leifheit
Cenografia: Grupo Skatá
Figurino: Grupo Skatá
Trilha Sonora: Rodrigo Ferreira
Imagens & Corte: Renato Chama
Captação de Som: Nicole Leifheit
Câmera: Chama Vídeo Independente
Social Media: Anne Prado e Gabriel Gonçalves
Assistência de Produção: Joana Caspar
Produção Geral: Gabriel Gonçalves
APOIO CULTURAL:
Chama Vídeo Independente
TVE
FM Cultura
Cinderela Faceira