Canoas passa para bandeira vermelha no Distanciamento do Estado
A Região de Canoas foi classificada com bandeira vermelha no novo modelo de distanciamento controlado do governo do Estado. Com essa nova classificação, a cidade foi considerada como risco alto de contágio para o novo coronavírus. A mudança na bandeira ocorre em função da velocidade do avanço de novos casos, número de pessoas internadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave e a elevação na taxa de ocupação de leitos em UTI por pessoas de todas as 18 cidades da região. Com isso, serão impostas restrições e regras mais rígidas, incluindo, entre outras coisas, o fechamento do comércio não essencial.
Na próxima segunda-feira (22), o Comitê Municipal irá dialogar com o governo do Estado, apresentando dados técnicos e projeções para iniciativas de combate ao vírus para tentar manter a cidade na bandeira laranja. Canoas deve ganhar 10 novos leitos de UTI, nos próximos dias, que irão ampliar a capacidade de atendimento aos pacientes com o vírus. Além disso, o Hospital Universitário inaugurou 200 novos leitos, na última semana.
Se confirmada a bandeira vermelha, as medidas restritivas passam a valer a partir de terça-feira (23), quando serão feitas alterações necessárias no decreto municipal para se adequar a situação de bandeira vermelha.
Número de casos
Neste sábado (20), Canoas chegou a 367 casos confirmados de coronavírus. O número de mortes chega a 9. Atualmente, 90% dos leitos de UTI estão ocupados na cidade. Dos 62 pacientes internados em unidade terapia intensiva, nove foram diagnosticados com coronavírus e 22 têm suspeita da doença.