VERMELHOU EM CANOAS
Por Marco Leite
Estamos completando 100 dias de distanciamento social, eu nem tanto, mas as pessoas não aguentam mais ficar dentro de casa, tenho notado isso em meu lar. Já fizemos de tudo para manter o alto astral. Mas é difícil, são apenas alguns metros quadrados todos os dias, tudo passa a ser notado, insetos nunca vistos são encontrados nos cantos e vazamentos nem vou citar. A roupa que antes ficava atirada, hoje é motivo de cobrança, a cidade se resumiu ao nosso apartamento.
Eu confesso que entendo as pessoas querendo sair para as ruas, não é nada fácil esse isolamento, mas extremamente necessário, pois os casos estão aumentando e muito.
Diante disso, o Governador Eduardo Leite bandeirou 18 municípios para vermelho, incluindo nisso nossa Canoas, o anuncio foi feito no sábado (20). O prefeito Luiz Carlos Busato se reuniu as pressas com os prefeitos da chamada região 8, para discutir ações para frear o avanço da doença sem precisar passar para a bandeira vermelha, e hoje, segunda-feira (22) terá uma reunião com o governador.
Se o governador não aceitar a ponderações de Canoas, a partir de amanhã passaremos a ter bandeira vermelha, e tudo será fechado novamente, a não ser os serviços essenciais para a população. O prefeito vai alegar que foram instalados mais 10 leitos de UTIs na cidade, além dos 200 leitos recentemente inaugurados no Hospital Universitário, sempre lembrando que Canoas atende 156 municípios em sua rede de saúde. Diante desse quadro apresentado é possível que o governador reveja sua decisão.
OPINIÃO
Muitos poderão não entender, mas minha posição é de vermelhar mesmo, sou a favor de fechar tudo. Infelizmente a população confunde liberdade, com libertinagem (ou seria irresponsabilidade). Incluo-me nisso também, não aguento mais ficar dentro de casa, quero sair, quero trabalhar, preciso ganhar meu sustento. Assim como todos, estou apavorado com a situação econômica, entendo o empresariado, entendo o empregado, entendo o profissional liberal, entre tantos outros.
Porém, nós provocamos isso, é muito fácil culpar o poder público, pois assim temos como justificar nossa falta de compromisso com a vida. Convido alguém, para entrar em meu carro e dar uma volta em Canoas, mais da metade não sabe o que é máscaras, muitos não sabem que dois passos é o distanciamento sugerido, lojas lotadas para comprar o supérfluo, filas intermináveis em bancos e lotéricas e principalmente velhos (grupo de risco) circulando pela cidade.
Sou pelo vermelho por no mínimo 14 dias, é como se fôssemos crianças que precisam ser castigadas, porque não se comportaram no “recreio”, muitas pessoas estão pensando que estão de férias, saem gastam o que não tem e depois reclamam das autoridades, que tem, sim, sua parcela de culpa também.
Essa é a minha opinião, espero que amanhã Canoas volte a ter um distanciamento social mais rígido, aqui no caso: o justo paga pelo pecador. Não soubemos viver com o bônus que recebemos, devemos pagar o ônus, que nada mais é que conviver com a BANDEIRA VERMELHA do distanciamento social.
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg