CovidCidade
Por | Marco Leite
Canoas completou 81 anos de emancipação política, será que a cidade está emancipada politicamente?
Mas enfim, a cidade está no grupo de risco, é uma senhora velhinha já, portanto tem muitas sequelas dos anos e da falta de cuidados que seus filhos lhe dão.
Canoas dessa brava gente, que a escolheu para ser a sua terra e município de valor, está doente, e pior o sistema de saúde mais uma vez passa por um novo colapso. Como em todo o inverno, aqui e no Estado, as doenças respiratórias lotam os hospitais e agora vem acompanhada da pandemia do Coronavírus.
Nossa cidade está velha, e a velhice tem que ser verdadeira, não pode ser maquiada. Quando a gente fica velho, o que fica são os valores, a beleza interior é que vale. Uma cidade envelhecida deve ter esses valores, compromisso com a saúde, a limpeza urbana, o saneamento básico, a educação, a mobilidade urbana e a segurança de seus filhos e enteados.
A Cidade é um ser vivo e pode sim pegar o Coronavírus, se é que já não está infectada. Pois em 15 dias dobramos o número de mortes e infectados, não vou colocar números nesse artigo. Vou falar da saúde mental porque estamos passando. A pandemia chegou, demorou, achavam que era para abril e não veio, talvez com isso a gente baixou a guarda, autoridades, comércio e principalmente as pessoas passaram a sair para as ruas tranquilamente, afinal, o “pico” já havia passado. Ledo engano, ele está só começando e sem prazo final, pois o inverno chegou e vai no mínimo até o final de agosto (o conhecido mês da morte), mas como diz o ditado: “se passar agosto, não morre tão cedo”.
Foi muito triste no dia do aniversário de Canoas, ver uma família enlutada chorando mais uma morte por Covid-19, em um momento tão doloroso e de desespero, nos perguntamos, estamos mesmo preparados para essa Pandemia?
Eu acho que não, nem o mundo está, nações com muito mais recursos perderam muita gente. Mas estamos falando da aniversariante do dia, 81 anos, em pleno grupo de risco e correndo um grande perigo. Canoas não sabe ficar em casa e não tem hospitais onde ficar. De acordo com o secretário de saúde, mais de 90% dos leitos de UTI estão ocupados, se são 90% não são 100%, então porque uma família enlutada está chorando a perda de um ente querido e alegando a falta de leito de UTI?
Essa é pergunta que vamos deixar no ar, ou no caso da pandemia, a falta de ar.
É triste, comemorar o aniversário da velha senhora Canoas com mais um óbito, e ele nem nas estatísticas entrou, ficou para o outro dia.
De qualquer forma, PARABÉNS CANOAS, e que a senhora não precise ir para o hospital, #FICAEMCASACANOAS!
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg