Licitação do HU e HPSC volta a ser assunto na Câmara
Por | Marco Leite
O processo licitatório sobre os hospitais de Canoas volta para a Câmara de Vereadores, na sessão hoje às 16 horas, os vereadores Paulo Roberto Ritter e o líder do governo no legislativo Juarez Hoy, entraram com requerimentos distintos junto ao presidente da casa, José Carlos Patrício. O questionamento de um vereador e do outro é mostrar a posição do governo no processo licitatório do Hospital Universitário (HU) e do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e esclarecer os pontos do Edital 148/ 2020 – Concorrência.
Na sessão de hoje seus requerimentos serão atendidos. O secretário da Saúde Fernando Ritter, mais o procurador Geral do Município Volnei Moreira dos Santos prestarão esclarecimentos sobre todos os detalhes que estão sendo adotados no processo licitatório, as mudanças no edital em decorrência dos investimentos que foram feitos nas casas de saúde pelo executivo e o que mudará em alguns itens.
PAULO RITTER
Para o vereador Ritter: “A bancada do PT em votou contra esta terceirização, em março deste ano. O HU e o Pronto Socorro são patrimônios públicos dos canoenses. A gestão destes são prerrogativas do poder público e não devemos abrir mão desta gestão. Temos a Fundação da Saúde em Canoas que tem tecnologia e competência para isso. A sociedade Canoense foi pega de surpresa que em plena pandemia e momento da afirmação do SUS, este edital vá pra rua e no mesmo dia ele é retirado por problemas que não sabemos quais? Isto gera uma profunda instabilidade na sociedade Canoense, e insegurança no combate firme e claro a proteção à vida da nossa gente”. E por estas perguntas e razões é que convocamos os secretários para a sessão. (VEJA O VÍDEO DO VEREADOR)
JUAREZ HOY
Já o vereador Hoy, declara que: “Essa convocação dos secretários será mais uma oportunidade para o Legislativo saber como se faz administração na saúde. Nós recebemos a saúde quebrada, totalmente sucateada e desestruturada, com dívidas imensas que o Mãe de Deus administrado pelo GAMP deixou. O que o governo Busato fez? Fez uma administração moderna, recuperando quatro sucateados andares do HU, com 200 novos leitos, novas UTIs, clínicas da Criança e da Mulher. Uma série de coisas que foram mudadas da noite para o dia, por exemplo, a reforma do Pronto Socorro por fora e por dentro, o que nunca havia sido feito e a casa de saúde estava caindo aos pedaços.
Pegamos a saúde destroçada e a concessão é a saída para otimizar e realmente fazer uma saúde de verdade, para poder atender a população a altura que ela merece. E com cobranças, vão existir metas a serem cumpridas, o edital é super exigente. A modernidade no atendimento a população será muito fiscalizada. Com essa nova forma de administração que propõe o processo licitatório, vamos finalmente tirar a possibilidade de picaretas da saúde virem explorar nosso município. Como por exemplo, o GAMP que teve o dono preso e algemado, juntamente com o ex-secretário de saúde de Canoas. Imaginem como estava a saúde em nosso município?”Finalizou o líder do governo na Câmara. (VEJA O VÍDEO DO VEREADOR)
O QUE DIZ O GOVERNO
Segundo o Secretário Adjunto de Governo, Guido Bamberg, o executivo municipal sempre está à disposição para esclarecer as dúvidas de todos os processos administrativos, e que o secretario da Saúde Fernando Ritter e o Procurador Geral do Município, Dr. Volnei Moreira dos Santos, estarão a postos para esclarecer os pontos do Edital 148/ 2020 – Concorrência. Guido diz que: “O termo de referência foi elaborado por várias mãos e não tem problema nenhum de os técnicos irem mais uma vez explicar aos vereadores. A elaboração do termo de Referencia teve inclusive, auxílio de auditores aposentados do TCE e seu teor é inclusive de conhecimento do Ministério Público, tudo isso feito às claras. Esclarecemos também que o edital foi disponibilizado aos vereadores antes mesmo de ser publicado, tamanha a transparência do processo”, finalizou o secretário.
A SESSÃO
“A sessão da Câmara será On-line e inicia 16h15min, e no Grande Expediente terá a participação do Secretário de Saúde Fernando Ritter, do Procurador Volnei Moreira dos Santos e o secretário adjunto de governo Guido Bamberg, que vão explanar sobre o Edital no 148/2020 que refere-se a concessão administrativa de bens públicos, remunerada, com a finalidade precípua da prestação de serviços de gerenciamento, operacionalização e execução de atividades, ações e serviços de Saúde no Hospital Universitário de Canoas e no Hospital de Pronto Socorro de Canoas”, segundo o presidente da casa José Carlos Patrício.
Vejam a sessão da Câmara pelo link:
https://www.youtube.com/watch?v=2o_n1VDhwGI&feature=push-lbss&attr_tag=rGHtcl0tt4ziLMBL%3A6
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram
https://t.me/joinchat/Mbkk-hdc8XUJAPsl8pqpDg