Os aguapés e o pescador político
Por Marco Leite
Quando guri em Uruguaiana era um exímio pescador, eu era bom mesmo! Sabia todas as fases do velho Rio Uruguai, da seca, da cheia e principalmente dos pequenos açudes que o rio deixava a cada cheia que acontecia.
Esses açudes, cheios de aguapés, aprisionavam uma infinidade de peixes, quem reinava ali eram as “traíras”. Mas por debaixo dos aguapés de águas paradas tínhamos uma fauna fora de série, mandinhos, lambaris, pacus, cascudos, pintados (esse era outro predador, como as traíras).
Na grande maioria os “peixes pequenos” é que faziam a barulheira e remexiam os aguapés, tipo o valente gritão, mas que na hora de uma boa briga fogem da raia. Aliás, uma pescaria se assemelha muito com a política.
O eleitor, sábio que é, quer pegar o peixe grande, mas esses estão cercados de pequenos espécimes e que certamente serão fisgados primeiros. O peixe grande, traíras e pintados, pouco se mexem, afinal existem os pequenos para alimentá-los e servir de alerta para uma isca perigosa.
Quando um peixe grande resolve sair ou nadar no grande açude, formado pela natureza, causa um grande alvoroço e com isso os aguapés se mexem fortemente com seus movimentos, criando uma onda que pode levar vários pequenos peixes para sua armadilha e assim o peixe grande mostra que é o rei do local.
DA POLÍTICA E DOS AGUAPÉS
Atrevo-me a dizer, sem falsa modéstia, que eu trouxe o termo “os aguapés” para nossa política em Canoas, quando um movimento político se mexe os “peixes cabos eleitorais” se alvoroçam, causando uma onda que fazem os aguapés da Aldeia se mexer fortemente.
Neste final de semana começam as convenções partidárias e com elas alguns peixes pequenos que se mostraram grandes, por algum momento, serão engolidos pelos poderosos peixões do açude chamado Canoas.
Agora sim os aguapés irão ferver, em um primeiro momento eram 12 possíveis candidatos à Prefeitura da cidade, mas com essa comilança política, deveremos ter no máximo oito candidatos a primeiro mandatário, ou mandatária, de nossa Canoas.
Vai começar realmente a corrida eleitoral e não dá mais para esconder o jogo, agora o peixe grande tem que se movimentar e fazer acontecer no açude. Sim, vai causar um grande alvoroço nos aguapés e fazer desses dois meses e meio uma pequena guerra na cidade.
Fizemos uma enquete nesses dois dias atrás e ela mostrou o que todos já sabiam, haverá disputa forte nesse processo eleitoral, mas será que teremos surpresas? Ou os dois de sempre irão protagonizar uma luta de titãs, ou peixes grandes?
O ELEITOR
Cabe a você eleitor, ser um bom pescador e descobrir o que tem de bom, ou ruim, por debaixo dos aguapés do açude chamado Canoas. Participe, opine e tome posição, pois a cidade será governada pelo seu voto, você tem a força de mudar, ou escolher manter o que está. A você, só a você, cabe essa escolha.
Então boa corrida eleitoral,
e que se mexam os aguapés!
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram