HU passará a chamar-se Hospital Municipal de Canoas
Canoas está dando mais um passo importante para tornar o Hospital Universitário em Hospital Municipal de Canoas. A atual Administração realizou desde o início da gestão ação junto ao Governo Federal em adquirir em definitivo o complexo hospitalar do HU, recebendo neste ano, a propriedade em definitivo, um patrimônio avaliado em mais R$ 229 milhões de reais. O complexo hospitalar é formado pelo prédio principal do hospital, que possui 11 (onze) pavimentos, e conta ainda com 3 (três) anexos, sendo um deles o prédio do ambulatório, o que totaliza 41.403m² (quarenta e um mil e quatrocentos e três metros quadrados) em área construída. Sendo considerado um dos mais importantes e vultosos hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além de atender a população em geral, através do Sistema Único de Saúde (SUS), conta no seu interior com a Clínica da Saúde da Criança e a Clínica da Saúde da Mulher, implantadas nessa gestão Municipal. No momento, também é referência no Município ao tratamento da COVID-19. Podendo ainda ser destacado, o importante vínculo acadêmico com os cursos da área da Saúde. Com isso, o Município propõe a mudança do nome da unidade hospitalar para Hospital Municipal de Canoas – HMC, o que representa de forma apropriada a importante função no atendimento à saúde da população.
Sendo assim, no dia 11 de setembro, a administração municipal encaminhou o Projeto de Lei nº 39, de 2020, para a Câmara de Vereadores de Canoas e ele deve ser votado na próxima semana, com esse projeto de autoria do Executivo e, se aprovado, Canoas passa a ter em definitivo o seu hospital municipal vejam o projeto abaixo.
REQUERIMENTO
Canoas, _11 de setembro de 2020.
À Sua Excelência o Senhor Vereador
José Carlos Patrício
Presidente da Câmara Municipal de Canoas
Canoas RS
Senhor Presidente, Na forma da legislação em vigor, submeto à deliberação dessa colenda Casa Legislativa o Projeto de Lei nº 39, de 2020, que “Denomina de Hospital Municipal de Canoas a unidade hospitalar situada à Avenida Farroupilha, nº 8001, no bairro São José em Canoas.”
A unidade hospitalar, chamada atualmente de Hospital Universitário (HU), foi inaugurada na década de 2000, pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Iniciou com o objetivo de atender as demandas dos cursos da área da Saúde da universidade, por isso o nome.
Com o início da difícil situação financeira vivida pela ULBRA na década de 2010, e devido à grande dívida de impostos com o governo Federal, esse acabou desmembrando a área do hospital, localizada na propriedade da ULBRA e incorporou o HU em 2015 ao patrimônio público federal.
No ano de 2016, o Governo Federal cedeu o hospital e todos os anexos do complexo hospitalar ao Município, por 20 (vinte) anos. A partir daí, o Município passou a coordenar as ações.
A atual Administração Municipal, não economizou esforços, empenhando- se junto ao Governo Federal em adquirir em definitivo o complexo hospitalar do HU, recebendo neste ano, a propriedade em definitivo, um patrimônio avaliado em mais R$ 229.000.000,00 (duzentos e vinte e nove milhões de reais).
O complexo hospitalar é formado pelo prédio principal do hospital, que possui 11 (onze) pavimentos, e conta ainda com 3 (três) anexos, sendo um deles o prédio do ambulatório, o que totaliza 41.403m² (quarenta e um mil e quatrocentos e três metros quadrados) em área construída.
Sendo considerado um dos mais importantes e vultosos hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre. Além de atender a população em geral, através do Sistema Único de Saúde (SUS), conta no seu interior com a Clínica da Saúde da Criança e a Clínica da Saúde da Mulher, implantadas nessa gestão Municipal. No momento, também é referência no Município ao tratamento da COVID-19.
Podendo ainda ser destacado, o importante vínculo acadêmico com os cursos da área da Saúde. Com isso, o Município propõe a mudança do nome da unidade hospitalar para Hospital Municipal de Canoas – HMC, o que representa de forma apropriada a importante
função no atendimento à saúde da população. Diante do exposto, reiterando os protestos de estima e consideração, solicito a esse Poder a plena aprovação dessa proposta para viabilizar esse projeto de grande interesse
público.
Atenciosamente, Luiz Carlos Busato
Prefeito Municipal
_________________________
PROJETO DE LEI Nº 39, DE 11 DE SETEMBRO DE 2020.
Denomina de Hospital Municipal de Canoas a
unidade hospitalar situada à Avenida Farroupilha, nº 8001, no bairro São José em Canoas.
Art. 1º Fica denominado de Hospital Municipal de Canoas a unidade hospitalar situada à Avenida Farroupilha, nº 8001, no bairro São José em Canoas.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. MUNICÍPIO DE CANOAS, em
Luiz Carlos Busato
Prefeito Municipal
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram