Diretores de escolas municipais são contra retorno das aulas em Canoas
Os diretores das Escolas Municipais lançaram nas redes sociais uma CARTA ABERTA para a comunidade em geral. Onde declaram estar contra a reabertura de suas escolas, ele solidarizam com as dificuldades que o fechamento das escolas trouxe a toda comunidade mundial, mas entendem que as escolas continuem fechadas ao menos até o final deste ano. Pois, ainda é a única maneira de preservar a vida e de se prepararem para os enormes desafios que ainda estão por vir. Por isso, pedem a compreensão e o apoio de toda a comunidade escolar de Canoas.
VEJAM CARTA ABERTA À COMUNIDADE
Ao saudar toda a comunidade escolar canoense, queremos manifestar todo o nosso respeito aos profissionais da educação, aos nossos estudantes e às suas famílias.
Os diretores das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, abaixo relacionadas, vêm por meio desta carta aberta manifestar sua preocupação em relação ao anúncio do Governador do Estado do Rio Grande do Sul a respeito da reabertura das escolas públicas e da iniciativa privada ainda durante o ano de 2020.
Em carta entregue ao prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, no dia 03 de setembro, manifestamo-nos contra a reabertura de nossas escolas, por entendermos que não há condições mínimas de infraestrutura e de recursos humanos para que isso ocorra ainda no ano vigente. Ainda estamos em plena pandemia e apesar da classificação de bandeira laranja no nosso município, que segue protocolos mais flexíveis para o comércio, isto não pode ser determinante para a reabertura das escolas, por se tratar de instituições que possuem uma complexidade própria.
Os profissionais da educação entendem que, neste momento, transcorridos mais de 180 dias de isolamento e, portanto, fechamento de nossas escolas, tivemos inúmeros desafios na área da Educação, cujos principais deles foram o trabalho remoto e a garantia de acesso aos nossos estudantes. E entendemos também que agora precisamos nos debruçar sobre os desafios da retomada das aulas presenciais para 2021. Antes disso, porém, encontra-se o desafio dos encaminhamentos para o término do ano de 2020, entre eles, o de qualificar ainda mais e propiciar total acesso aos estudantes dos estudos remotos.
Estamos cientes também da importância de um Plano de Contingência para 2021 bem elaborado e entendido por todos de cada comunidade escolar. A responsabilidade na elaboração deste plano e, principalmente, em colocá-lo em prática é muito grande e, por isso, acreditamos que seja de extrema importância a presença de um representante da saúde no COE local para a sua elaboração. Faz-se necessário também que cada escola tenha tempo, investimento e treinamento para poder cumpri-lo a fim de retornarmos às atividades presenciais nas escolas em 2021 com plena segurança.
Entendemos que as testagens da COVID-19 em estudantes e profissionais da educação são condições primordiais para começarmos a pensar em uma reabertura de escolas, visto que algumas pessoas são assintomáticas, mas carregam o vírus.
Outro desafio que se apresenta para 2021, quando da reabertura das escolas, é o Ensino Híbrido, que será uma nova realidade no âmbito da Educação em todo o país. Para isso, será necessário investir em formação dos professores e esta formação precisa iniciar ainda em 2020. A comunidade escolar precisará compreender o que é o Ensino Híbrido e como ele acontecerá em nossa rede. Novamente, encontra-se aí a urgente solução para o problema da falta de acesso à internet por muitos de nossos estudantes.
Em pesquisa realizada nas escolas municipais, em maio deste ano, preocupou-nos o grande número de profissionais que se declararam pertencentes a grupos de risco para a COVID-19, em algumas escolas chegando a 50% de seus profissionais. É de conhecimento de todos que, mesmo antes desta situação de pandemia, já havia falta de professores nas escolas.
É sabido também que, com a reabertura das escolas, aumentará também a aglomeração nos meios de transporte coletivo. Muitos professores moram fora da cidade e fazem uso de mais de um tipo de transporte e alguns estudantes também fazem uso do transporte coletivo.
Por iniciativa própria, recentemente, algumas escolas realizaram uma pesquisa em suas comunidades escolares sobre um possível retorno das atividades presenciais ainda em 2020, sem o advento de uma vacina, seja qual for a classificação de bandeira. Os resultados obtidos foram que, em todas as comunidades escolares consultadas, a grande maioria das famílias desaprova a decisão de um retorno às aulas presenciais em 2020 e temem pela saúde de seus filhos e, por consequência, pela saúde de toda a família. A Secretaria Municipal de Educação (SME) divulgou que também está realizando esta pesquisa.
O Conselho Municipal de Educação (CME) publicou a resolução nº 20/2020 que decide pela progressão continuada de todos os estudantes de Canoas com a continuidade de suas aprendizagens em 2020, 2021 e 2022, levando em conta todas as atividades remotas oferecidas em 2020. A avaliação dos estudantes será expressa através de parecer descritivo detalhado para que o professor do ano seguinte tenha melhores condições de dar continuidade ao desenvolvimento da aprendizagem. Isso demanda trabalho de construção e organização dos marcos de aprendizagem necessários para os estudantes ainda neste ano.
Por fim, os profissionais da Educação não vislumbram nenhum acréscimo pedagógico significativo na construção dos conhecimentos dos estudantes quando da reabertura das escolas nestes últimos meses do ano vigente. Ao contrário, isso poderá gerar maiores prejuízos ainda, pois todos estariam mais preocupados em cumprir protocolos sanitários e isso geraria um grau extremamente elevado de estresse, prejudicando também toda a organização e todo aprendizado adquirido através dos estudos remotos até este momento.
Sabemos e nos solidarizamos com as dificuldades que o fechamento das escolas trouxe a toda comunidade mundial, mas continuarem fechadas ao menos até o final deste ano ainda é a única maneira de preservarmos a vida e de nos prepararmos para os enormes desafios que ainda estão por vir. Por isso, pedimos a compreensão e o apoio de toda a comunidade escolar de Canoas.
ESCOLAS FECHADAS, VIDAS PRESERVADAS!
Atenciosamente:
Os Diretores das escolas abaixo relacionadas.
EMEF Arthur Oscar Jochims
EMEF Arthur Pereira de Vargas
EMEF Assis Brasil
EMEF Barão de Mauá
EMEF Bilíngue para Surdos Vitória
EMEF Carlos Drummond de Andrade
EMEF Castelo Branco
EMEF Ceará
EMEF David Canabarro
EMEF Doutor Nelson Paim Terra
EMEF Duque de Caxias
EMEF Engenheiro Ildo Meneghetti
EMEF EMEF Erna Würth
EMEF Farroupilha
EMEF General Neto
EMEF General Osório
EMEF Gonçalves Dias
EMEF Governador Leonel de Moura Brizola
EMEF Governador Walter Peracchi de Barcellos
EMEF Guajuviras
EMEF Ícaro
EMEF Irmão Pedro
EMEF João Palma da Silva
EMEF João Paulo I
EMEF Ministro Rubem Carlos Ludwig
EMEF Monteiro Lobato
EMEF Paulo Freire
EMEF Paulo VI
EMEF Professor Doutor Rui Cirne Lima
EMEF Professor Thiago Würth
EMEF Professora Nancy Ferreira Pansera
EMEF Professora Odette Yolanda Oliveira Freitas
EMEF Rio de Janeiro
EMEF Rio Grande do Sul
EMEF Rondônia
EMEF Sete de Setembro
EMEF Tancredo de Almeida Neves
CEIA – Centro de Educação Inclusiva e Acessibilidade
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram