Conselho do Idoso de Canoas doa equipamentos de proteção para instituições que abrigam idosos
27 entidades foram contempladas; iniciativa visa mais segurança contra a propagação do coronavírus
O Conselho Municipal do Idoso de Canoas realizou a entrega de kits de proteção para 27 Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), cadastradas no município. O objetivo da ação é intensificar a segurança dos idosos contra o contágio do novo coronavírus. Entre os produtos, estão álcool em gel, protetores faciais, máscaras, macacões de procedimento, luvas, sabão em pó, sabonete líquido e termômetro. De acordo com a coordenadora da Central da Pessoa Idosa, Camila Ferreira, o consumo de equipamentos de proteção individual (EPIs) nas instituições aumentou de forma significativa com a pandemia. “E é por isso que realizamos a ação, que foi possível pela aplicação do Fundo do Idoso, que é organizado e bem estruturado em Canoas”, comenta.
Além disso, também está sendo realizada a higienização dos espaços externos das entidades com limpeza e descontaminação, promovendo ainda mais segurança sanitária aos idosos. A Prefeitura também já havia realizado testes do tipo PCR em 21 entidades, através de uma parceria com o Programa Corona Zero, Rotary Clube de Canoas e Conselho Municipal do Idoso (COMDI).
Para o presidente do Conselho, Everton Alfonsin, a importância destas ações que estão sendo desenvolvidas e promovidas pela Central da Pessoa Idosa e pelo COMDI avançam no quesito proteção. “O Conselho segue no trabalho voluntário de garantir proteção ao idoso, principalmente ao institucionalizado, nesse momento, e reforça a importância da destinação de Imposto de Renda ao Fundo do Idoso para manutenção de ações como essas”, destaca.