Eleições 2020: que comecem os jogos
Por | Marco Leite
Tenho acompanhado as pesquisas eleitorais em Canoas há muito tempo, como todos sabem, já trabalhei em várias campanhas políticas e ajudei alguns candidatos a se elegerem.
E, pelo menos aqui em Canoas as pesquisas nunca ganharam a eleição, sempre quem saiu na frente, ou passou trabalho, ou acabou derrotado. Em reeleições isso não acontece, é estranho, mas Canoas costuma reeleger seus mandatários por dois mandatos, porém eles não conseguem eleger seus sucessores.
Em várias eleições aconteceram falhas nas pesquisas, quando Ronchetti venceu, ele, era terceiro nas pesquisas. O mesmo aconteceu na eleição de Jairo Jorge, nessa Jurandir Maciel iria ganhar em primeiro turno e Jairo era um dos últimos nas pesquisas. Na eleição passada até o último momento a candidata a sucessora de Jairo, Beth Colombo, figurava com uma larga vantagem a frente do atual Prefeito Luiz Carlos Busato e ele acabou por vencer o pleito.
AS GANHAS
Dia 27 de setembro começa realmente a corrida eleitoral, a partir daí teremos diversas pesquisas a serem realizadas e, que irão mostrar as tendências do momento político do eleitorado. Mas o que vai realmente fazer o vencedor serão os votos depositados nas urnas.
Canoas contará com nove candidatos, se é que algum não ficará de fora no último momento do registro no TRE, que é amanhã. Destes todos tem chance de se elegerem, afinal se candidataram com esse objetivo, ou não?
Os candidatos são esses:
Luiz Carlos Busato (PTB)
Jairo Jorge (PSD)
Simone Sabin (PRTB)
Nelsinho Metalúrgico (PT)
Capitão Nascimento (PSC)
César Augusto (REPUBLICANOS)
Camilo Bornia (NOVO)
Ernani Daniel (PROGRESSISTAS)
Pablo Henrique (PSOL)
OS VERDADEIROS CABOS ELEITORAIS
Serão mais de 550 candidatos a vereança, eles serão os verdadeiros cabos eleitorais dessa estranha eleição, devido à pandemia, onde o corpo a corpo será substituído pelas redes sociais e principalmente a criatividade em inovar nessa nova forma de conquista ao eleitor. Os dois favoritos têm vantagem de contar com mais de 70% desses candidatos a vereança a seu favor e convencerem que o candidato da majoritária tem seu apoio.
Mas nem sempre essa fidelidade é concretizada, pois para conquistar o eleitor vale tudo, até não pedir voto para seu candidato a prefeito. Eu mesmo tenho visto eleitor apoiando um vereador de uma coligação e votando para prefeito em outra.
MOBILIZAÇÃO
A guerra eleitoral está posta e independente de pesquisas, vai ganhar quem conseguir mobilizar o maior número de fiéis cabos eleitorais. Serão 21 novos, ou velhos, vereadores eleitos e apenas uma vaga para prefeito. Faltam cerca de 50 dias para a eleição no primeiro turno e mais 14 dias se houver segundo turno. No primeiro turno se definem os 21 vereadores e no segundo, se preciso for, o Prefeito, ou Prefeita, de Canoas para o mandato de 2021 a 2024.
QUE COMECEM OS JOGOS!
Acesse nosso Whats
https://chat.whatsapp.com/FqF4mJWVmKA8agL5y0OCGC
Acesse nosso Telegram