Para evitar fechamento, Prefeitura de Canoas decretará requisição do HNSG
O prefeito Luiz Carlos Busato decretará, nesta sexta-feira (23), a requisição da gestão do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A medida, que é uma resposta ao ofício enviado pela instituição à Secretaria de Saúde, tem como objetivo regularizar os atendimentos e evitar o fechamento da Emergência do hospital.
A instituição, que é privada, passa há décadas por problemas financeiros e administrativos. No ano passado, a Prefeitura de Canoas solicitou, junto do Ministério Público Estadual, a troca da gestão do HNSG para evitar o fechamento do hospital. No entanto, mesmo com a nova administração, os problemas voltaram a se repetir. Agora, como única solução para evitar o colapso da instituição e atender com qualidade os cidadãos canoenses, a prefeitura busca uma requisição no HNSG.
Experiência no HMC E HPSC
Em 2018, a Prefeitura de Canoas realizou uma intervenção no HPSC e no Hospital Municipal de Canoas. O município irá comunicar o Ministério Público desta requisição. A partir do processo de intervenção, a Prefeitura de Canoas conseguiu quitar boa parte das dívidas, colocou os salários dos profissionais em dia, pagou fornecedores e retomou os atendimentos. Além disso, durante o processo, o Hospital Municipal de Canoas passou por uma grande reforma, que abrangeu todos os andares, e propiciou o aumento de leitos pelo Sistema Único de Saúde. Graças a efetividade deste trabalho, o hospital virou referência estadual para o combate ao coronavírus.
Busato lamenta o uso político por parte de membros da diretoria do HNSG, que demonstram não se importar com a vida dis canoenses. “Infelizmente, pessoas mal intencionadas querem tirar proveito político em cima da dor de quem precisa de atendimento. Não vamos ficar de braços cruzados, faremos o que for preciso para manter a ordem e preservar vidas. Essa intervenção é para o Gracinha não fechar as portas”, afirma Busato.