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Empresa de TI transformou home
office em filosofia de vida

Por – Aline Custódio

Sede da Gruppen virará um clube de convivência para os funcionários 

 

Três dias antes da inauguração da nova sede da Gruppen, empresa de tecnologia da informação (TI) de Porto Alegre, os 46 colaboradores foram orientados a trabalhar em home office por conta da covid-19. E poderão não retornar mais ao prédio mesmo depois da pandemia.

No lugar das estações de trabalho, computadores e cadeiras, o ambiente ganhou videogame, mesas de sinuca e de pebolim, cafeteria, sorveteria e uma geladeira com todos os tipos de bebidas, incluindo cervejas artesanais e espumantes — sugestões dos próprios integrantes. A sede virará um clube de convivência para os funcionários.

Segundo o CEO da empresa, Carlos Felipe Jacobs, a decisão de tornar definitivo o trabalho remoto surgiu durante o distanciamento, depois de a Gruppen ampliar em 32% o faturamento, reduzir em 22% as despesas e ouvir os próprios colaboradores. Numa pesquisa interna, com notas variando de 1 a 10, eles indicaram média 8 no “nível de felicidade” no home office.

Para chegar a esses resultados, Jacobs conta que a Gruppen trabalhou, além da segurança do grupo, a questão psicológica, se comprometendo a manter os empregos até agosto de 2021. Além disso, foi criado um grupo de melhorias internas. A partir dele, foram incluídas reuniões diárias de bate-papo com câmeras abertas, no início da manhã e no final da tarde, e ampliou-se as interações entre os times. Também se definiu pelo repasse a cada colaborador de uma verba mensal para custear o escritório em casa (gastos com internet, energia elétrica e telefone).

— Home office não é apenar mandar o colaborador para casa. Sem método, é óbvio que não funciona. É um outro cenário. Não precisamos ver a pessoa trabalhando para saber se ela está produzindo. Acompanhamos os números de produção por escore de tarefas, que inclui até estudar a distância para aperfeiçoar as técnicas pessoais. Controlar custa muito caro. É mais fácil confiar do que controlar — ensina Jacobs.

Antes da pandemia, a Gruppen já tinha implantado o home office de forma esporádica. Agora, em definitivo, a meta é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Em casa, a carga horária de trabalho foi reduzida para algumas equipes de oito para seis horas diárias.

Mateus Bruxel / Agencia RBS 

Fiz uma conta e percebi que no trabalho presencial perdíamos cinco horas diárias: uma hora e meia, em média, de deslocamento para o trabalho, mais uma hora e meia de almoço e outras duas horas de trabalho. Agora, ganhamos cinco horas do dia para fazermos outras coisas, como passear, fazer academia, estudar e ficar com a família. Quanto custa isso? Nós, com o home office, ganhamos um dia a mais para viver — justifica Jacobs.

Apesar de o clube estar pronto, o CEO alerta que ele só será liberado depois da pandemia. Os colaboradores poderão optar por ir à sede para trabalhar num formato híbrido, pois o espaço do escritório foi mantido, ou apenas aproveitar a área de lazer no horário comercial.

Distribuição dos trabalhadores de forma remota por grupo ocupacional (em julho) 

  • 51% Profissionais das ciências e intelectuais 14% Outros 
  • 11% Trabalhadores de apoio administrativo 9% Técnicos profissionais de nível médio 8% Diretores e gerentes 
  • 5% Trabalhadores dos serviços, vendedores dos comércios e mercados 
  • 1% Ocupações elementares, operários e artesãos da construção, das artes mecânicas e de outros ofícios 
  • 0% Trabalhadores qualificados da agropecuária, florestais, da caça e da pesca, operadores de instalações e de máquinas e montadores, membros das forças armadas, policiais e bombeiros 

Fonte: PNAD Covid-19 

Elaboração: Grupo de Conjuntura da Dimac/Ipea 

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