A guerra das pesquisas
Por Marco Leite
Tenho experiência bastante para saber que pesquisas não ganham eleição, o que decide são os votos digitados nas urnas, mas elas costumam mostrar as tendências do momento, a primeira pesquisa do dia 24 de setembro, do Instituto Methodus (Registro no TSE RS-07517/2020), apontava uma tendência de vitória do candidato Jairo Jorge do PSD e inclusive com chances de ser no primeiro turno. Hoje chegou em nossas mãos uma outra pesquisa, do dia 30 de outubro a 02 de novembro, realizada pela Index (Registro no TSE RS-09895/2020) e encomendada pelo PSDB (Partido da Social Democracia), que já mostra um equilíbrio nas forças (vejam o gráfico).
Os demonstrativos mais importantes dessa pesquisanão são os dois primeiros, Jairo Jorge (PSD) e Luiz Carlos Busato (PTB) que demonstrou um poder de reação, pois todos já esperavam a polarização da disputa entre os dois e que agora mostra uma tendência de segundo turno.
Mas, sim, é de que uma esperada terceira via não tenha decolado, o terceiro colocado é Nelsinho Metalúrgico (PT), seguido por Camilo Bornia (Novo), porém bem distantes dos primeiros colocados.
Bem mais atrás estão César Augusto(Republicanos), de quem muito se esperava como terceira via, e o Capitão Nascimento (PSC) uma certa surpresa na pesquisa.
E por fim o Professor Pablo Henrique (PSOL) e Simone Sabin (PRTB), já Ernani Daniel(Progressistas) não aparece na pesquisa.
Vamos ter que esperar o dia da votação, até lá são apenas pesquisas e conjecturas de quem será o vencedor da disputa em Canoas.
NOTA DO NOTÍCIAS DA ALDEIA
Vale ressaltar que o comentário não é uma comparação das duas pesquisas, não necessariamente conexão nem uma com a outra, pois são métodos diferentes. Apenas é digno de observação que as duas foram registradas diante dos critérios eleitorais pelas duas empresas citadas no comentário do articulista.