O fim dos alagamentos e uma Canoas asfaltada
Canoas realizou a maior ação de combate aos alagamentos da história da cidade nos últimos 4 anos. A atual administração aplicou, ainda, a verba que era destinada ao aeromóvel em um plano de mobilidade para todos os bairros e já recuperou o asfalto de mais de 130 vias.
Durante quase uma década não se conseguiu resolver o principal problema de Canoas: OS ALAGAMENTOS. Em 2016, praticamente todos os bairros de Canoas sofreram com esse problema. As obras da casa de bombas nº 8 iniciaram em 2014, em 2016 ainda não havia sido finalizada – obras que custaram aos cofres públicos o valor de R$ 7,4 milhões.
Por mais que a gestão anterior defendesse que as casas de bombas estavam funcionando, não eram realizadas as limpezas das valas, que não tiveram nenhum tipo de investimento e limpeza durante 16 anos. Além disso, os bueiros também não foram limpos, o que agravou os problemas da cidade nas ocorrências de chuvas.
Em 2013, Canoas sofreu o maior alagamento dos últimos 50 anos. A falta de escoamento das chuvas causou alagamentos nos bairros Mathias Velho, Rio Branco, Harmonia, Niterói e Cinco Colônias.
Na época a administração chegou a afirmar que seria a falta de educação dos canoenses a responsável pelo acúmulo de lixo nos bueiros. “As causas de alagamentos passam por canalizações atrasadas, bombas que não são ligadas no momento necessário e bueiros entupidos, questão que a prefeitura havia prometido sanar no começo do ano passado, após a cidade passar pela maior cheia dos últimos 50 anos”, afirmou o jornal O Timoneiro, em fevereiro de 2015.
O começo do fim dos Alagamentos
Canoas realizou a maior ação de combate aos alagamentos da história da cidade nos últimos 4 anos. São realizadas constantemente limpeza de boca de lobo, limpeza de valas, limpeza das canalizações, criação de poços de visita, criação de canalização auxiliar, entre outros serviços.
Dentre as principais obras que ajudam no combate aos alagamentos estão a da rua Fernando Pessoa; de revestimento da vala da Curitiba; a vala externa da Rua Curitiba; vala paralela à Rua Juscelino Kubitschek de Oliveira com 200m de comprimento, até à Rua Berto Círio; vala paralela ao Loteamento Torres, com 980m; vala do Arroio Guajuviras, com 300m, ligação da Rua Ozanam até a Petrobrás.
Mathias Velho
Vala externa da Curitiba
Graças às intervenções realizadas por Busato na região da Vala Externa da Curitiba, que é responsável pelo escoamento de toda a água da chuva no bairro, os moradores já não sofrem mais com alagamentos.
Mesmo com a Casa de Bombas 8, uma intervenção foi fundamental para terminar com os alagamentos: a retirada de excessos de solo colocados sobre a parte externa do dique. Depois de 16 anos, um grande trabalho de drenagem foi realizado por Busato. Foram retirados 485 mil metros cúbicos de aterro. Antes da obra, a profundidade do dique era de 0,5 metros. Depois, passou a ser de 3 metros.
A vala externa da Curitiba é responsável pelo escoamento de todas as águas pluviais do bairro Mathias Velho. Caso não fosse realizada a obra, que chegou a quase obstruir totalmente a vala externa, poderia ter havido um rompimento total do dique de proteção, com consequências muito drásticas ao bairro Mathias Velho.
Quadrante sudoeste
Sem mais alagamentos na região
Graças às intervenções realizadas por Busato, os alagamentos não são mais uma ameaça aos moradores da região.
Uma importante obra no Arroio Araçá
No local, foram construídos muros de arrimo com pedra, que protegem as margens, evitam a erosão do solo e também dão maior vazão ao arroio. Com maior capacidade de vazão, o passou a evitar transtornos ao escoar as águas vindas da avenida Inconfidência e de outras ruas da região.
Ações de combate também no Rio Branco
Busato dedicou atenção à realização de limpezas e desassoreamento da vala interna do bairro Rio Branco. Deste modo, o lixo depositado irregularmente no local e também aquele proveniente das águas das chuvas foram retirados, levando mais segurança aos moradores do bairro que sofriam com a falta de manutenção.
Niterói
Sem mais alagamentos
As intervenções feitas por Busato, em locais que não recebiam manutenção há mais de 25 anos, deram mais tranquilidade aos moradores que sofriam com os efeitos das chuvas.
Nas ruas Primeiro de Maio e Marechal Rondon, foram restauradas as paredes de contenção de galeria de macrodrenagem;
Na região do bairro Nossa Senhora das Graças, ações também foram realizadas para dar mais vazão às águas de chuva na região.
Além disso, com uma força-tarefa e planejamento detalhado, diversas ações foram realizadas na região, como a limpeza de bocas de lobo e os hidrojateamentos.
Geral
No início do mandato, em 2017, Busato promoveu uma verdadeira força-tarefa de combate aos alagamentos. Um mapeamento realizado em toda a cidade identificou os pontos críticos e possibilitou a realização de trabalhos de manutenção e preventivos.
Foram diversas ações realizadas em várias regiões de Canoas, como
– Limpeza de diques e valas;
– Execução de macro e microdrenagem;
– Limpeza de bocas de lobo
– Hidrojateamentos e outras ações de prevenção.
As ações de Busato para combater os alagamentos levaram mais tranquilidade a quem, antes, tinha medo da chegada das chuvas.
Trabalho intenso de prevenção
Com uma força-tarefa e planejamento detalhado, diversas ações foram realizadas no bairro, como a limpeza de diques, a execução de macro e microdrenagem, a limpeza de bocas de lobo e os hidrojateamentos.
130 vias asfaltadas
Um grande projeto de recuperação asfáltica está em execução. Financiamento que seria do aeromóvel está sendo investido em plano de mobilidade para toda a cidade de Canoas. Projeto da prefeitura contempla a revitalização de vias e recuperação de 90 km de asfalto. Mais de 130 vias sendo asfaltadas entre elas Santos Ferreira, Boqueirão, Viaduto sobre a Estação da Trensurb e Boqueirão, Rio Grande do Sul, República, Roberto Francisco Behrens, Cairu, Fernando Ferrari, Florianópolis, Mauá, Bartolomeu de Gusmão, Brasil, Araguaia, A. J. Renner, Nazário e Dona Maria Isabel.
Melhor asfalto da região metropolitana é de Canoas
Com parte do valor que seria destinado para construir apenas 4 km de aeromóvel, o que beneficiaria uma parcela muito pequena da população e criaria um transporte com valor de passagem muito alto para o cidadão, Busato revitalizou 90 km de asfalto da cidade. Com o restante do valor, fará ainda mais pela cidade.
Nos próximos quatro anos, se eleito, Busato aplicará o restante dos recursos do aeromóvel para a modernização de polos comerciais importantes para o município, como parte do plano de reaquecimento da economia de Canoas; além da revitalização de terminais de ônibus; construção de ciclovias, e investimento na saúde e educação.
“Em uma cidade com mais de 340 mil habitantes, o projeto de um aeromóvel de alto custo, pouca efetividade e tarifas caras iria beneficiar apenas 4 km e uma só região da cidade.
Quando chegamos à Prefeitura, em 2017, tomamos uma decisão. De forma responsável, direcionamos a parte restante do valor do aeromóvel para beneficiar toda a nossa gente. Como era determinado em contrato, parte da verba foi para a mobilidade e Canoas ganhou 90 km de asfalto de qualidade em todos os bairros da cidade. Além disso, foi possível fazer ainda mais: reconstruir escolas, investir em segurança, garantir novos equipamentos para o Estação Cidadania e destinar mais recursos à cultura.
Ao invés de 4 km, nós escolhemos Canoas. E queremos seguir em frente, sempre optando por uma cidade com gastos responsáveis e oportunidades igualitárias.”, explica o prefeito Busato.
O que ainda vem por aí?
– Um novo lote de 20 ruas e avenidas terá novo asfalto. Entre elas, as ruas Conde de Porto Alegre, Lajeado, Regente Feijó e a Dr. Barcelos (do viaduto até a Araçá).
– Mais de 40 ruas que nunca receberam pavimentação serão contempladas na nova fase do investimento. O asfalto dará mais tranquilidade a moradores de sete bairros que sofriam com condições precárias, dificuldades de deslocamento e transtornos em dias de chuva.
No Guajuviras: Dr. Souto, Luis Carlos A. Gomes, Aldo Orav, Beco Ari Silva, Olímpio Ferreira Cruz, Beco da Olímpio, Rua 3 MQ1, Rua 4 MQ1, Rua 5 MQ1, Rua 6 MQ1, Rua 7 MQ1, Rua 8 MQ1, 21 de Abril, Rua Projetada, Bela Vista, Rua da Fonte, Jeferson Thiago, Rua 1B, Travessa 1, Travessa 2, Rua 3, Bienal, 6 de Abril, Vitória, Rua 27, Santa Bárbara, Paz de Deus, Beco 1, Alegria, Harmonia, Felicidade, Amizade e La Paz.
No Estância Velha: São Nicolau e Beco dos Fonsecas.
No São Luís: Isabel Rodrigues.
No Mathias Velho: Beco do São Jorge.
No Mato Grande: Beco João Dias.
No Fátima: Augusto Pestana.
No Marechal Rondon: Beco Santa Rosa.
FAZER AINDA MAIS NO FUTURO
1 – Conclusão do dique e das casas de bombas no bairro Mato Grande, para evitar cheias na região.
2 – Implementação da rede de acessibilidade, adequações de ruas, passeios públicos, iluminação pública e revitalização de todo o mobiliário urbano na área central e centros de bairros.
3 – Continuidade da recuperação da malha viária e de melhorias na sinalização da cidade e busca, junto ao judiciário, da regularização de áreas verdes e vias urbanas para a futura pavimentação.
4 – Continuidade da manutenção e conservação nas redes pluviais de macro e micro drenagem, com o objetivo de prevenir os alagamentos.