Porque devo ser o vencedor desta eleição
O Notícias da Aldeia com o intuito de ajudar os eleitores de Canoas, fez uma pergunta aos dois candidatos a Prefeitura de Canoas. Contatamos com os dois candidatos, falamos pessoalmente com eles e com suas assessorias. O candidato Luiz Carlos Busato (PTB), que concorre à reeleição nos enviou as respostas. Já o candidato Jairo Jorge (PSD) apesar de insistência com ele mesmo, sua assessoria através de Vivi Bauer, seus coordenadores da campanha Felipe Martini e Giovane Rocha, não nos enviaram o texto.
O espaço continua a disposição e se o texto chegar publicaremos com prazer, pois a população merece conhecer em quem irá votar no dia 29.
Canoas precisa de trabalho, não de solução mágica
Luiz Carlos Busato
Em apenas três anos, resolvemos problemas que outros prefeitos não resolveram em oito. Você se lembra dos alagamentos por toda a cidade? Dos altos índices de violência? Do abandono do HU, mais conhecido como Hospital da Ulbra, com três andares fechados? Tudo isso ficou no passado.
Assumimos a prefeitura com enormes desafios. A gestão anterior deixou mais de R$ 100 milhões em dívidas. Os hospitais e escolas estavam com estruturas precárias. A população sofria com altos índices de violência. E nossa cidade frequentava as páginas policiais com casos de corrupção. Além disso, enfrentamos a maior crise de saúde que o mundo viveu nas últimas décadas — e, com ela, efeitos econômicos desastrosos.
Diante desse cenário complexo, arregaçamos as mangas, enfrentamos as dificuldades e resolvemos os problemas, de verdade. Sem marketing ou gambiarras. Fizemos muito, mesmo com menos dinheiro. Os resultados estão aí: Canoas se tornou a cidade mais segura da Região Metropolitana, graças à integração das forças de segurança. Oito escolas foram ampliadas e reformadas. Direcionamos os recursos do aeromóvel, solução que não funcionou direito em nenhum lugar do mundo, para resolver problemas históricos do saneamento.
Na saúde, reestruturamos dois hospitais e dez unidades básicas de saúde. Criamos clínicas de Saúde da Família. A fila de exames e cirurgias deixada pela gestão anterior, que era de 153 mil pessoas, nós reduzimos para 8 mil. Centenas de profissionais foram contratados. Enfrentamos a covid-19 com firmeza e responsabilidade. Fizemos dois hospitais de campanha e abrimos 200 novos leitos no Hospital Universitário, salvando milhares de vidas.
No segundo turno, o cidadão tem a oportunidade de comparar dois candidatos bem diferentes entre si. De um lado, quem fez 486 obras no primeiro mandato. Do outro, um ex-prefeito que fez 77 obras em duas gestões — das quais 23 são trocas de caixa d’água. De um lado, um candidato que sempre se elegeu pelo mesmo partido e que não admite o toma-lá-da-cá para conquistar apoios. Do outro, uma figura que começou com o PT, mas que não para de trocar de partido. De um lado, quem tem na vida digna a missão de sua caminhada. De outro, alguém que tem vários problemas com a Justiça e explicações para prestar.
Resolver os problemas de verdade e do jeito certo. Com honestidade, construímos juntos o futuro de Canoas. Uma cidade de serviços públicos com mais qualidade e novas oportunidades para todos. Não é hora de soluções mágicas ou de parar no meio de caminho. É hora de Canoas seguir em frente, com foco na vida real e enfrentando as dificuldades da nossa gente.
Prefeito de Canoas e candidato à reeleição (PTB)