Márcio Freitas: Fui um inovador, ouvindo as vozes das ruas e assim dando vez e voz a cada um
Por Marco Leite
Hoje o Notícias da Aldeia entrevista um campeão de votos, o Top21, Marcio Cristiano Prado de Freitas, vereador eleito pelo PDT mais votado da cidade com 4.203 votos.
O vereador irá assumir seu segundo mandato a partir de 2021 e planeja sonhos mais altos, quer um dia representar Canoas como Deputado Estadual, para isso ele que continuar o trabalho que vem desenvolvendo como vereador.
1 – Conte um pouco de sua história política.
Desde os nove anos de idade assumi junto do meu pai o Pedrinho “Campeão“ a responsabilidade do sustento de casa. Fui vendedor de picolés, de frutas e verduras em baldes e fui mascate (vendedor de tecidos). Uma infância trabalhando muito, mas digno e honesto.
Na vida política dei continuidade ao sonho do meu pai, ele tentou, mas não teve êxito ficando de suplente, dei continuidade aotrabalho social e assistencial.
Em 2012 fiquei de suplente com 1.400 votos, em 2016 meu primeiro mandato eleito com 2.165 votos. Agora me reelegi como o vereador mais votado da cidade com 4.203 votos, em uma eleição com mais de 500 candidatos a vereador.
2 – Como o vereador pretende nortear seu novo mandato?
Como vereador pretendo dar continuidade ao trabalho que já venho fazendo como, por exemplo: o vereador na comunidade, um projeto inovador que jamais havia sido realizado na nossa cidade, saindo sempre todos os dias às 5 horas da manhã ouvindo o trabalhar e a trabalhadora suas indignações e levando soluções;também inovamos com o vereador na sua casa atendendo pessoas acamadas, com deficiências e idosos com dificuldades de locomoção; à noite inovamos com o vereador nas estações do trem todos os dias em uma estação das 18h até as 22h,buscando o trabalhador do segundo turno e os estudantes.
3 – O senhor foi o mais votado da cidade, isso não lhe traz mais responsabilidades?
As pessoas da nossa cidade votaram em nosso trabalho e, só no dicionário o sucesso vem antes trabalho. Eu e minha equipe buscamos trabalhar todos os dias e todas as noites como funcionários do povo, por isso a responsabilidade só aumenta. Os nossos munícipes depositam suas esperanças nas novas políticas públicas que criamos.
4 – Sua posição política mudou de um turno para o outro, o que levou o vereador a mudar?
Minha posição sempre foi o povo Canoense em primeiro lugar, nossa reeleição não precisou de A ou B, fizemos um mandato direcionado as vozes das ruas.Entendo que no segundo turno é uma nova eleição e a minha convicção é buscar um perfil de trabalho que atenda a nossa população.
5 – Deixe umas palavras para seu eleitorado.
Povo Canoense estou como gestor público, vim para te servir e não para me servir, darei continuidade ao nosso trabalho fazendo o atendimento popular. Tendo empatia e contribuindo para soluções. Não fiz promessas, relatei o que foi feito em quatro anos de mandado e de muito trabalho para servir aos que mais precisam. Fui um inovador, criando projetos de lei,ouvindo as vozes das ruas e assim dando vez e voz a cada um de vocês.
__________________________
VEJAM UM POUCO DO HISTÓRICO POLÍTICO DE MÁRCIO
Em 2006, ajuda a cidade a eleger novamente um deputado federal. Eleito, Busato convida Marcio Freitas para se tornar seu Assessor Parlamentar e fazer parte de sua equipe em Brasília. Em 2010, aceita o convite do prefeito Jairo Jorge e assume como Diretor de Atendimento no Gabinete do Prefeito. Em 2012, seguindo os passos de seu pai, candidata-se a vereador pelo partido PRTB. Fazendo 1.400 votos, fica em 3º suplente na coligação com o PDT.
Em 2013, assume como Diretor de Planejamento e Infraestrutura da Secretaria Extraordinária da Copa, além de fazer parcerias com os cursos do Pronatec. Desenvolveu também centenas de cursos profissionalizantes, permitindo e oportunizando a jovens e a idosos o acesso a cursos inovadores no Estado.
Foram mais de 1.500 pessoas que, ao final dos cursos, receberam seus diplomas, assim como uma oportunidade no mercado de trabalho.
Em 2014, Marcio Freitas é convidado a ser Diretor da Subprefeitura Centro, aperfeiçoando um novo modelo de atendimento à população. Ainda em 2014, assume como vereador pelo período de três meses. Em 2015, assume como Subprefeito na Região Sudeste, atendendo aos Bairros Niterói, João de Barro e Vila Ideal.
Em março de 2016, licencia-se para concorrer a vereador, sendo eleito pelo PDT com 2.165 votos. Em 1° de fevereiro de 2020, o vereador Márcio assume como Líder da Bancada do PDT.