Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Em quem você irá votar?

Por | Marco Leite 

Está chegando ao final uma das mais acirradas campanhas políticas da história de Canoas, cercada de ofensas e acusações, a baixaria correu solta entre os cabos eleitorais chegando diversas vezes as vias de fato e isso será decidido nas urnas, domingo, dia 29 de novembro. 

Muito pouco se ouviu de propostas, em uma campanha de guerras nas redes sociais, uma verdadeira batalha de CCs que estão e de CCs que querem entrar. Dentro de uma grenalização da campanha, azuis e roxos se atacam diariamente e acusam um de incompetência e o outro de condenado da justiça.  

Em uma campanha onde deveriam ser dicutidos os programas de governo de cada um (estamos disponibilizando os dois em PDF para vocês, nossos leitores), não aconteceu isso a conquista do eleitorado e o corpo a corpo é uma verdadeira guerra, eles não se importaram com a pandemia de Coronavírus. Foram, sim, para as ruas e sem se preocupar estão por aí apertando mãos, tirando selfies, dando abraços. Se não se cuidarem até domingo a pandemia ganha a eleição. 

De um lado está o candidato do PTB, Luiz Carlos Busato que concorre a reeleição e do outro o candidato do PSD, Jairo Jorge da Silva que quer voltar à Prefeitura. Esses dois inimigos “intimos” vem travando batalhas há muito tempo, mas antes os atores eram apenas coadjuvantes, essa é a primeira vez que eles se enfrentam diretamente nas urnas.  

Jairo sucedeu o prefeito Marcos Ronchetti, vencendo Jurandir Maciel seu indicado em 2008 e Busato sucedeu o então prefeito Jairo Jorge, vencendo sua pupila Beth Colombo em 2016, em um virada que poucos acreditavam. 

Agora é o tira-teima entre os dois candidatos que sempre foram as forças políticas de Canoas, Jairo pelos seus mandatos e Busato pela longa carreira como Deputado Federal e em seu primeiro mandato como prefeito. 

A cidade está em polvorosa e eu não me atrevo a apostar em quem vai vencer a eleição. O que devemos saber é que o vencedor será o prefeito de todos os canoenses, quer os derrotados aceitem ou não. 

É fato que uma das agremiações sairá vencedora, o medo maior são as abstenções, brancos e nulos serem maior que os votos do vencedor. O que irá mostrar o despreso do eleitorado por esse pleito, isso associado ao medo da pandemia. As fichas foram jogadas, agora é com o eleitor e as urnas.  

Parabéns a quem vencer e serenedidade a quem perder para aceitar o que não se pode mudar.  

Boa eleição para todos. 


2.jpg

Carreira política de Luiz Carlos Busato 

Luiz Carlos Busato nasceu em Caçador, Santa Catarina, em 06 de novembro 1948, bacharelou-se em arquitetura pela Unisinos e fez pós-graduação em urbanismo e em produção e gestão imobiliária. Foi professor nas Faculdades Canoenses (hoje ULBRA). Também trabalhou por 10 anos como funcionário concursado na prefeitura de Canoas, de onde se afastou para fundar a Construtora Busato & Loticci, atuando por 15 anos na projeção e construção de diversos edifícios na cidade. 

Busato fez mais de 20 cursos de especialização nas áreas de Arquitetura e Engenharia. Exerceu a função de secretário municipal de Planejamento Urbano no município de Canoas, tendo participado da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano. 

Em 2004, no município de Canoas, concorreu pela primeira vez a vereador e elegeu-se com 3.139 votos.  

Em 2006 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, com 44.472 votos. Devido a sua atuação na Câmara dos Deputados, Busato (PTB) se reelegeu em 2010 com um percentual de crescimento de 93% em relação a 2006. Foram 85.832 votos. Durante seus quatro anos de mandato, Busato conquistou mais de R$ 160 milhões, junto aos ministérios e ao Orçamento da União, para as cidades gaúchas. Os recursos foram para as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Agricultura e Infraestrutura. Cinquenta e seis municípios foram contemplados com investimentos para implantação de escolas de educação infantil com acessibilidade. Vinte e sete cidades receberam Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Uma de suas principais bandeiras no Congresso foi o rebaixamento do Trensurb no centro de Canoas. Atualmente a linha do trem e a BR-116 cortam o perímetro urbano em fatias e completam o quadro da péssima trafegabilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. 

Em 2011, licenciou-se do mandato de deputado federal, na Legislatura 2011-2015, para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul. Nas eleições de 2014, realizadas em 5 de outubro, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul para a 55ª legislatura (2015 — 2019). Em 1º de fevereiro de 2015 assumiu o cargo. 

Foi reeleito deputado federal em 2014, para a 55ª legislatura (2015-2019). Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos. 

Em outubro de 2016 foi eleito Prefeito da cidade de Canoas, com 84.387 votos, ou 51,25% dos votos válidos, derrotando a candidata do PRB e até então vice-prefeita Beth Colombo. 

Em 2020, o Prefeito Luiz Carlo Busato concorre à reeleição e disputa o segundo turno, agora no dia 29 de novembro, com o número 14

Participação em Conselhos 

 Primeiro Conselho Consultivo da Fundação Cultural de Canoas – Fundador 

 Conselho Municipal de Urbanismo – Membro 

 Conselho Municipal de Habitação – Membro 

 Conselho Municipal de Meio Ambiente – Membro 

 Atividades profissionais e cargos públicos 

 Centro Acadêmico Estudantil da Faculdade de Arquitetura da Unisinos – Fundador e primeiro presidente 

 Sociedade de Engenharia e Arquitetura de Canoas (Seaca) – Fundador e segundo presidente 

 Delegacia de Canoas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) – Fundador e ex-membro 

 Delegacia de Canoas do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do RS (Sinduscon) – Fundador e membro 

 Associação dos Corretores de Imóveis (Associ) – Fundador e membro 

Atividades partidárias 

 Diretório municipal do PP de Canoas – membro 

 Diretório e executiva municipal do PTB de Canoas – membro desde 2003 

 PTB de Canoas – presidente em 2005-2006, 2011/atual 

 Diretório Estadual do PTB/RS – presidente 

 Câmara Municipal Canoas – vice-líder da bancada do PTB (2005) 

 Bloco PMDB, PTB, PSC, PTdoB, PTC – 12 de fevereiro de 2009 a 1 de abril de 2009 – vice-líder 

 PTB – 1 de abril de 2009 a 24 de março de 2010 – primeiro vice-líder 

 PTB – 4 de novembro de 2009 a 16 de novembro de 2009 – líder substituto 

 Vice-líder do governo – 22 de fevereiro de 2010 a fevereiro de 2011 

Condecorações 

 Amigo da Unale – 2007 

 Arquiteto do Ano pela Federação dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) – 2009. 

VEJA O PROGRAMA DE GOVERNO DE BUSATO 14 


jairo.jpg

Carreira política de Jairo Jorge 

Jairo Jorge da Silva, nascido em Canoas, 9 de maio de 1963, é um jornalista e político brasileiro, candidato à prefeitura de Canoas, no Rio Grande do Sul, em 2020 

Em 1985, aos 22 anos, foi candidato a prefeito de Canoas pelo Partido dos Trabalhadores (PT) ficando em terceiro lugar e, no pleito seguinte, foi o vereador mais votado da sua cidade e do interior do RS para a legislatura 1989 – 1992. Também trabalhou na prefeitura de Porto Alegre com Tarso Genro, no ano de 2001, e foi ministro interino da Educação em 2004. 

Em 2006 assumiu a pró-reitoria da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), licenciando-se do cargo pouco antes da crise na Universidade para candidatar-se a Prefeitura. 

Em 26 de outubro de 2008 foi eleito prefeito de Canoas, no segundo turno, com 52,63% dos votos válidos contra 47,37% de Jurandir Maciel, que na ocasião era vice-prefeito da cidade. O mandato de Jairo foi o primeiro mandato do PT no município. 

Em 2012 reelegeu-se prefeito com 71,27% contra 15,47% da segunda colocada, Gisele Uequed.  

Em 2016, não podendo concorrer à reeleição, indicou sua vice Beth Colombo para sucedê-lo. Beth, até então no PP migrou para o PRB para concorrer. O PT, até então partido de Jairo Jorge, indicou Mário Cardoso como vice. Beth liderou as pesquisas, que apontavam vitória no primeiro turno, fato que não ocorreu. 

No primeiro turno, a republicana obteve 45,79% contra 37,3% de Luiz Carlos Busato (PTB).  

No segundo turno, Busato virou a eleição e foi eleito prefeito de Canoas, vencendo por 51,25% contra 48,75% de Beth Colombo.  

Após não eleger sua sucessora, Jairo Jorge anunciou sua desfiliação do Partido dos Trabalhadores. Ele fora muito criticado por, durante as eleições, não defender candidatura própria do PT no município. 

No mesmo ano, anunciou sua filiação ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). O partido anunciou Jairo Jorge como pré-candidato da legenda ao Governo do Rio Grande do Sul. 

Após deixar a prefeitura de Canoas, Jairo Jorge iniciou uma série de visitas em cidades do Rio Grande do Sul, em sua pré-campanha a governador do Estado. 

Em 2019, Jairo anunciou a sua desfiliação do PDT, com o pretexto de que o partido faz parte do governo de Luiz Carlos Busato, seu concorrente político em Canoas. Além disso, no mesmo ano, ele anunciou sua pré-candidatura pelo PSD  à prefeitura de Canoas para a eleição de 2020

VEJA O PROGRAMA DE GOVERNO DE JAIRO JORGE 55 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*