A vitória da estratégia
Por Marco Leite
Nunca em uma eleição em Canoas alguém entrou tão favorito como o candidato Jairo Jorge do PSD, ele vem trabalhando para ser o novo prefeito dacidade, desde que não conseguiu fazer a sua sucessora Beth Colombo do Republicanos.
Jairo ensaiou uma eleição para governador e visitoutodas as cidades do RS, incansável para o trabalho, e ele foi derrotado pelos seus oponentes. Mas não se enganem o objetivo era a prefeitura de Canoas.
Ele foi o primeiro a dizer que queria voltar a ser prefeito de Canoas, e começou isso buscando primeiro atingir o coração do governo Busato, buscou um parceiro dentro do governo, o Dr. Nedy de Vargas Marques e, com o MDB dividido por interferência de Busato do PTB, este mesmo MDBque veio pedir bexiga no segundo turno. O próprio Dr. Nedy disse na época, quando perdeu a convenção do partido: “Eles pensam que me derrotaram, mas nem sempre ser derrotado é perder”. Pois assim sendo, e cerca de um ano e meio atrás, foi formada a chapa Jairo Jorge e Dr. Nedy.
Dr. Nedy, foi o grande estrategista no pleito de 2020
Jairo Jorge não encontrando segurança no PDT, saiu e levou consigo um grande número de pedetistasingressou no PSD e o Dr. Nedy montou o Solidariedade em Canoas. Junto desses dois partidos eles formaram uma aliança chamada AMO Canoas com outras agremiações, PV, PSB, Podemos e Patriota.
Mas Jairo ainda tinha mais uma surpresa na manga para o primeiro turno das eleições, convenceu um ex-aliado de Busato e que foi decisivo nas eleições de 2016 a desistir de concorrer à prefeitura e passar para seu lado, transformou Felipe Martini do PSDB em seu coordenador de campanha e, a estratégia era ganhar a eleição no primeiro turno, mas não funcionou.
De qualquer forma Jairo foi com amplo favoritismo para o segundo turno e conseguiu trazer quase todos seus adversários no primeiro turno para seu lado, inclusive vereadores do PDT e do MDB, aquele mesmo que havia derrotado o Dr. Nedy na convenção. As proféticas palavras de Nedy se confirmaram e todos os vereadores eleitos de sua velha agremiação vieram oferecer apoio, deve ter sido um dia apoteótico para o velho caudilho da política canoense.
Do PDT veio Márcio Freitas, o vereador mais votado no pleito, assim Jairo partiu para o segundo turno, um tiro rápido de duas semanas. Busato até cresceu no segundo turno, mas não foi o suficiente para derrotar Jairo Jorge.
Após muito tempo, Jairo quebra a sequência de reeleições de prefeitos em Canoas.
Sem dúvida nenhuma devemos reconhecer que Jairo é um grande aglutinador, já entra na prefeitura com a Câmara de vereadores na mão, visto que a grande maioria dos vereadores eleitos está com ele, inclusive alguns de seu antigo partido o PT, que sempre tem sido oposição das administrações. E com sua vitória outros virão.
Oposição certa mesmo serão os vereadores do PTB, do Prefeito Busato. Agora vamos aguardar a habilidade de negociador de Jairo Jorge na curta transição, pois Canoas precisa de soluções e não mais de disputas.