UMA NOVA POLÍTICA PARA UMA NOVA CANOAS!
*Jefferso Otto
Quero começar agradecendo os 1.138 votos que recebi dos canoenses no dia 15/11.
A minha eleição traduziu o êxito de uma campanha muito diferente e inusitada: sem carreatas, sem caminhadas, sem promessa de cargos, sem jogar lixo na rua, sem boca de urna, sem apoiadores pagos, sem sequer ter confeccionado uma bandeira, enfim, completamente fora do habitual.
Mesmo diante da certeza dos que estão “dentro” da política de que uma campanha assim não daria certo, eu sempre estive convicto de que, mesmo que exista um padrão de campanha que se repete a cada eleição, havia um espaço propício para fazer diferente.
Entendia que se a desilusão das pessoas para com a política passa pela ideia de que todos são e serão iguais, então, de forma objetiva, entendi que deveria, desde a campanha, planejar e agir de modo diferente e, assim, mostrar que nem tudo e todos são iguais: na campanha e, obviamente, quando eleito.
A necessidade de resgatar a credibilidade das pessoas para com a política passa, exatamente, pela singularidade de ser você mesmo e, assim, confiar nas pessoas e em seus desejos de mudarem Canoas.
Exatamente nesta linha, a campanha nos mostrou que, aos poucos, estamos entrando em uma nova era na política, em que o grande vetor da mudança será a informação, haja vista que com o avanço e a popularização do acesso às redes sociais, tornou-se mais facilitado levar e receber a informação.
A prova disso está que, após o lançamento do meu livro, debates que nunca tinham sido feitos em Canoas começaram a ocorrer: quantidade de vereadores, assessores e privilégios. Não é a toa que, com a promoção destes temas, já foi possível reduzir em mais de 60% os gastos de telefonia e suspender a verba de correio, sendo estes os primeiros passos de muitos que virão em prol de uma Canoas mais eficiente.
De outra banda, é preciso mencionar que as redes sociais, sem substituir o contato pessoal mas sim complementá-lo de forma dinâmica, se consolidou como a grande ponte que conecta as pessoas com a política e a política com as pessoas.
A popularização do acesso às redes sociais, possibilitou que, informações, muitas vezes propositalmente de difícil acesso, sejam trazidas ao conhecimento popular, e assim, a indignação e o desejo de mudança, naturalmente, cresça em cada um. Disseminar a informação, o conhecimento e despertar a esperança nas pessoas é o que me motiva a seguir em frente.
Quero, ainda, aproveitar para agradecer ao Marco Leite, pelo espaço disponibilizado e reafirmar aos canoenses o meu compromisso de servir a todos.
Acima de quaisquer outros interesses sempre estará o interesse coletivo!
Que seja apenas o começo de uma nova era.
*Jefferso Otto – Vereador eleito pelo PSD