Adriano AgitaSamba, propor leis para melhoria da vida das pessoas.
Por Marco Leite
Adriano Marques Agitasamba foi eleito pelo PL, para o mandato na Câmara de Vereadores de Canoas de 2021/2024. Ele fez 2.505 votos em uma eleição onde quase todos os candidatos baixaram as suas votações.
Adriano é um dos novos que chegam a Câmara, líder atuante no Bairro Rio Branco e de grande destaque em ações sociais, talvez isso justifique sua excelente votação, conheçam um pouco do vereador eleito nessa pequena entrevista.
1 – Você é um jovem com 35 anos e músico, atingiu uma excelente votação de 2.505 votos. Qual é o trabalho que foi realizado para chegar a esses números, superando muitos vereadores que aí estão?
Muito trabalho, dedicação e humildade, além de ser uma pessoa muito atuante dentro do bairro Rio Branco. Com muito esforço e ajuda de amigos e apoiadores, desenvolvo projetos em diversas áreas. Dentre eles, o projeto Estenda a Mão, Doe Ração, Projeto Social Correria Futsal, projeto #TAMPETCASTRA.
2 – Quem é o Adriano AgitaSamba?
Uma pessoa, de origem humilde, que sempre está disposta a ouvir e ajudar o próximo sempre que possível. Assim que consegui fazer uma política diferente, com Deus nos abençoando, sendo o quinto mais votado da cidade e quero continuar esse trabalho com muito mais dedicação e esforço.
3 – Qual é a característica de teu eleitorado e a tua área de atuação?
Meu mandato será muito plural, sempre buscando dialogar com a comunidade. Dentre as áreas que terei atuação, as que terão mais interação são a causa animal, Pessoas com Deficiência – PCDs e a relação comunitária. Buscarei, ainda, dialogar com todos os setores de nossa sociedade.
4 – Você é paraplégico há cerca de 15 anos, e nunca usou isso como deficiência, muito pelo contrário: leva uma vida totalmente normal. Você se acha representante das pessoas com necessidades especiais?
Sempre busquei levar uma vida normal, mesmo com todas as dificuldades do dia a dia que uma Pessoa com Deficiência – PCD pode ter. Por conviver com as dificuldades, quero construir um mandato que, além de dialogar com as pessoas com deficiência – PCDs, quero fiscalizar e propor leis que possam melhorar a qualidade de vida, além de preservar e defender os direitos já adquiridos.
5 – AgitaSamba sugere um músico, essa é a sua profissão?
Em 2004, criei a banda Agitasamba junto com meus amigos de escola: viajei o Rio Grande do Sul inteiro. Após um ano de banda, fiquei paraplégico, e a banda, junto com meus amigos, me ajudou a não cair em depressão. Minha vida mudou para melhor com o carinho e o reconhecimento do povo e essa é a minha força de vontade para viver e ajudar o próximo.
6 – Em que você pretende pautar o seu mandato?
Meu mandato será pautado em ouvir a comunidade, saber onde estão os problemas e dificuldades, buscando alternativas para resolução deles. Seja dialogando com o executivo, seja propondo leis para melhoria da vida das pessoas.
7 – Você apoiou o prefeito Busato nesta eleição. Como vai ser sua relação com o executivo de Jairo Jorge?
Buscarei ter uma relação harmoniosa junto ao prefeito, sempre propondo um amplo diálogo para conseguir sanar as dificuldades que serão apresentadas pela população canoense.
8 – Por fim, deixe uma mensagem para a comunidade canoense.
Comprometo-me com a comunidade canoense de deixar meu gabinete sempre à disposição para ouvir a toda a comunidade. Quero que a marca do meu mandato seja o diálogo com a comunidade, por isso que todas as quartas-feiras irei atender na Praça Imaculada no bairro Rio Branco. Dessa forma, vou ouvir as pautas da comunidade e, quando necessário, encaminharei ao executivo as demandas da comunidade. Além disso, uma vez por mês quero percorrer os bairros da nossa cidade com minha equipe para pode dialogar com o povo canoense.
CONHEÇA O Agitasamba
Adriano Marques, conhecido como Adriano Agitasamba, 34 anos, é natural de Canoas, morador, desde a sua infância, do Bairro Rio Branco. Estudou na Escola Estadual Álvaro Moreira e, desde os 15 anos de idade, realiza ações sociais em auxílio às pessoas da comunidade onde vive, consolidando-se como porta-voz de demandas sociais, desde pequenas melhorias até grandes transformações de espaços públicos.
Em 2004, Adriano Vareja do Agitasamba, juntamente com amigos, fundou a banda de pagode Agitasamba, a qual é conhecida em todo o Estado. Aos 19 anos, ficou paraplégico, pois foi vítima de uma bala perdida e, com ajuda de amigos, da banda e de familiares, nunca desistiu de seus sonhos. Desde lá, vem trabalhando pela ampla defesa dos direitos dos Portadores de deficiências físicas (PCDs) e, também, lutando por melhores condições de acessibilidade, inclusão e por uma melhor qualidade de vida e dos direitos para os Portadores de deficiências físicas (PCDs).
Em 2016, aos 30 anos, Adriano Agitasamba concorreu a vereador pela primeira vez em Canoas. Foi candidato pelo partido Solidariedade (SD), onde fez 933 votos, ficando como primeiro suplente do partido.
Em 2018, após pedidos de apoiadores e eleitores, decidiu concorrer a deputado estadual pelo partido Solidariedade (SD). Com a bandeira da proteção animal e das causas sociais, Adriano Agitasamba fez 3.549 votos em 80 municípios no Estado do Rio Grande do Sul. Em Canoas, Adriano Agitasamba fez 3.180 votos, sendo 2.510 votos no bairro Rio Branco, onde ele reside desde seu nascimento.