Beth Colombo: “Mais uma vez, a justiça foi feita”
Por Marco Leite
Hoje o Notícias da Aldeia conversou com a Professora Beth Colombo, a candidata derrotada no pleito para Prefeitura de Canoas em 2016. Parceira do Prefeito eleito Jairo Jorge em dois mandatos, de 2008 a 2016, como vice-prefeita. Ela que é funcionária pública concursada, mas que se apaixonou pela política, vem fortalecendo o Republicanos em Canoas e no segundo turno foi uma das figuras decisivas no pleito.
Vejam as respostas de Beth para o nosso site.
1 – Você sofreu uma grande injustiça em 2016, além de sofrer uma derrota nas urnas, ainda sofreu um processo por um crime que não cometeu, o que a senhora passou nesses quatro últimos anos?
Foram quatro anos de luta para provar minha inocência, depositei toda esperança na Justiça e na defesa feita pela Dra. Lúcia Kopitke, em Setembro de 2020 fui inocentada por unanimidade, por não terem encontrado qualquer ilícito que eu tivesse cometido. Hoje já consigo falar sobre o assunto com tranquilidade e certeza que a justiça foi feita.
2 – O Caso de 2016 lhe trouxe algum ensinamento para as eleições de 2020?
Em 2016 levei um susto, fui surpreendida com as falsas acusações que me fizeram. Em 2020, sabia exatamente a forma de operação do principal adversário, nada me surpreendeu, foi exatamente o que eu imaginava que seria, muitas mentiras, calúnias, poucas propostas para melhorar a vida do Povo Canoense.
“Mais uma vez, a justiça foi feita”.
3 – A Senhora conseguiu estruturar o Republicanos, mas o César Augusto não foi bem nas eleições, o que faltou para conquistar o eleitorado?
O Republicanos decidiu que teríamos candidatura própria em 2020, para o crescimento e fortalecimento do Partido. Nossa campanha, infelizmente foi surpreendida pelo episódio da coligação frustrada. Tivemos um atraso de mais de 20 dias para conseguirmos ter material e estrutura para divulgação do nome do nosso candidato César Augusto. Conseguimos eleger o Pastor Duarte Vereador, mantendo assim a bancada republicana.
4 – Todos sabem que a senhora é o maior nome do Republicanos, porque não concorreu à Prefeitura no primeiro turno?
A decisão de não concorrer à prefeita foi pessoal e acolhida pela Direção Nacional e Estadual do Republicanos. Aguardava a conclusão do processo eleitoral que eu respondia, embora não estivesse inelegível, não me sentiria a vontade para concorrer. Minha inocência foi reconhecida em setembro de 2020, já na pré-campanha, muito tarde para mudança de decisão.
5 – Com o apoio do Republicanos, a senhora voltou a velha parceria com seu amigo Jairo Jorge, o que acha dessa aproximação novamente?
Jamais estive afastada do meu amigo, nossa amizade esteve sempre muito viva; estivemos em lados opostos no primeiro turno, pelas razões que já expliquei. A decisão de estar ao lado da candidatura Jairo Jorge/Nedy foi pela unanimidade das lideranças Republicanas de Canoas.
6 – É certo que Jairo, até pela confiança que tem na senhora, vá lhe convidar para participar do Governo, irá aceitar o convite?
O convite para o Republicanos fazer parte do Governo, já foi feito e com muita honra, aceito. Temos nos nossos quadros, pessoas competentes e vontade de trabalho para compor o futuro Governo.
7 – Com a vitória de Jairo, e a senhora fez parte disso, sente que finalmente a justiça foi feita pelas urnas?
Vivi a eleição de 2020, primeiro e segundo turno como se minha fosse, lutei muito para que a justiça fosse feita também através das urnas, vontade do Povo Canoense. E assim foi feito! Estou em paz.
8 – Pretende concorrer em 2022, e para que cargo?
Irei colocar meu nome a disposição do Partido para concorrer a Deputada Estadual em 2022; hoje sou primeira suplente de Deputada, acredito que agora, estou pronta para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. Sem o fantasma de 2016.
9 – Deixe uma mensagem para a população e para seus eleitores.
Espero que a partir de 2021, com um Governo comprometido, Prefeito presente, os canoenses voltem a acreditar na boa política e que o voto é meio de manifestarmos nosso compromisso com Canoas.
Vamos fazer a diferença sendo participativos no dia a dia de nossa cidade. Desejo que mulheres assumam o protagonismo na transformação de Canoas, atuando como gestoras, parceiras, políticas.