Os doze, ou mais, vereadores de JJ
Por Marco Leite
Quem está tirando uma semana de férias, com a alegria dos vencedores, é o Prefeito Jairo Jorge. Ele deverá voltar para a diplomação no dia 18, onde junto com seu vice Nedy de Vargas Marques serão declarados os mandatários de Canoas de 2021 a 2024. Neste mesmo dia também serão diplomados os vereadores eleitos e seus suplentes.
Jairo vai tranquilo e com certeza que hoje tem o legislativo na mão, há muito que a oposição na Câmara não existe e dá a benção para tudo que o executivo manda para a Casa do Povo (SQN). Sempre falei que um vereador é mais importante que um prefeito, se os edis resolverem fazer um mandato para o povo, eles tem esse poder, basta ouvir seu eleitorado. Não trabalhar por cargos e vantagens que o executivo “gentilmente” oferece, ou vocês acham que os vereadores do MDB foram para o outro lado de graça?
OS DOZE DE JJ E A PRESIDÊNCIA
Até o dia 18, será decidida a Presidência da Câmara, e o campeão de votos Márcio Freitas deverá ser aclamado o Presidente da casa para 2021, pelo menos assim tem sido sempre, é uma tradição em Canoas. Claro que para isso precisa-se da concordância dos demais edis.
Já existem boatos que está tudo acertado com Márcio no primeiro ano, seguido dos vereadores Eracildo Link (MDB) em 2022, Cris Moraes (PV) em 2023 e Gilson Oliveira (Avante) em 2024. Os cascudos irão continuar dominando a Câmara pelo jeito e os novos vereadores terão que esperar sua vez.
OS DOZE
Jairo Jorge irá contar com o apoio de:
Marcio Freitas – PDT4. 203
Airton Souza – MDB 2.940
Mossini – MDB 2.490
Eracildo Linck – MDB 2.137
Pastor Duarte – REPUBLICANOS 2.268
Patteta – PSD 2.243
Abmael – SOLIDARIEDADE 1.373
Leandrinho – PSD 1.150
Jefferson Otto – PSD 1.138
Gilson Oliveira – AVANTE 909
Cris Moraes – PV 3.389
Emilio Neto – PT 1.477
Jairo terá esses apoios hoje declarados, porém ficam algumas perguntas:
Como irá agir Maria Eunice (PT)?
O Partido dos Trabalhadores se dividiu no apoio, Emilio Neto foi com Jairo e Maria Eunice não. A bancada do PT que sempre foi oposição está dividida. Será que Eunice será o décimo terceiro apoio ao governo de JJ?
E Bamberg e Patrício?
Como os dois vereadores do Progressistas irão agir na Câmara? O histórico deles sempre foi ser situação e agora se encontram em um impasse.
OPOSIÇÃO A JAIRO JORGE
Adriano Agitasamba – PL2. 505
Juares Hoy – PTB 2.450
Alexandre Gonçalves – PDT 2.396
(este também está em um impasse partidário, visto que Márcio Freitas apoiou Jairo Jorge, e causou uma divisão no partido que só será resolvida na convenção em abril de 2021)
Eric Douglas “Fera” – PTB 2.010
Dr. Laércio Fernandes PTB 1.840
Jonas Dalagna – NOVO 1.045