Pandemia faz Prefeitura de Canoas prorrogar mandatos de diretores de escolas fundamentais
Devido ao coronavírus, que inviabilizou aulas presenciais, novo pleito deve ocorrer apenas em 2021
O prefeito Luiz Carlos Busato sancionou a lei que prorroga os mandatos dos diretores de escolas de Ensino Fundamental até o final do ano de 2021, quando devem ocorrer novas eleições. Devido à pandemia, as escolas estiveram fechadas durante a maior parte do ano de 2020, o que inviabilizou o processo eleitoral que estava previsto para o final deste ano.
De acordo com a secretária adjunta de Educação, Danielle Ilha, a troca de datas foi uma proposta da atual gestão da prefeitura, que recebeu apoio da categoria. Ela ressalta que o Sindicato dos Profissionais de Educação de Canoas (Sinprocan) apoiou a iniciativa e acompanhou todo o processo de construção do novo cronograma eleitoral.
“Como as escolas estiveram fechadas neste período, não houve um contato da comunidade escolar com os educadores, o que inviabilizaria a apresentação das propostas de chapas que concorreriam às direções. Desta forma, prorrogando os mandatos e reorganizando o calendário para as eleições, garantimos a integridade do processo democrático”, disse a secretária.
Feira do Livro de Canoas inicia nesta sexta-feira (11)
A 36ª edição será on-line por causa da pandemia de covid-19
A tradicional Feira do Livro de Canoas inicia nesta sexta-feira (11), com uma programação que inclui atividades literárias e culturais que serão transmitidas de forma on-line e gratuita. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo adaptou o evento para respeitar as regras de distanciamento social em função da pandemia de covid-19.
A 36ª edição manterá o caráter cultural e contará com a participação de escritores e autores, contação de histórias infantis e palestras culturais. A programação se estende até o dia 15 de dezembro. A transmissão pode ser acompanhada pelo site da Prefeitura de Canoas.
O secretário de Cultura e Turismo, Mauri Grando, afirma que, por ser tradicional na cidade, a Feira do Livro não poderia deixar de ser realizada. “Buscamos opções para conseguir oferecer esse evento aos canoenses, por isso, seguimos a tendência de diversas cidades do Brasil e adaptamos a feira para o on-line. A literatura e a cultura são essenciais para as pessoas nesse momento de pandemia”, comenta.
Grando ainda afirma que houve um chamamento público convidando livreiros e donos de bancas para participar do evento virtual com a venda de exemplares literários.
A 36ª Feira do Livro de Canoas conta o patrocínio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Governo do Estado, e a produção cultural da Danna Produção de Eventos.
Confira a programação completa
Dia 11 de dezembro
9h30min – Abertura
10h – Palestrante Escritor Fábio Monteiro
14h30mim – Palestrante Escritor Luciano Pontes
Dia 12 de dezembro
10h – Palestrante Escritor André Neves
14h30min – Palestrante Escritor FE
Dia 13 de dezembro
14h30min – Casa do Poeta
Dia 14 de dezembro
9h30min – Jackson Brum
14h30min – Leticia Wierzchowski
16h – Haroldo Dutra
Dia 15 de dezembro
9h30min – Prof.ª Maristela
14h30min – Escritor Carlos Neves – Kalunga
16h – Escritor Rogério Bastos
Fonte Assessoria de Imprensa PMC