Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

2021, por um transporte melhor

Por | Marco Leite

Bom dia Canoenses são 7h10 da matina e você está na parada esperando um Sogalito, ele não vai chegar. Hoje, terça-feira (29), completamos uma semana de greve dos trabalhadores da Sogal e sem qualquer perspectiva de solução.

A história da greve você já sabe, com os salários pagos em atraso desde fevereiro, diferença de vale-refeição e horas extras não quitadas, os trabalhadores cruzaram os braços até que a empresa resolva fazer uma proposta decente para eles.

Mas e você? Ainda está na parada?

O Sogalito não vai passar no máximo um Vicasinha caindo aos pedaços poderá lhe socorrer, mas não conte muito com isso eles já não vinham sem greve, imagina agora com. Existem, também, notícias que os Vicazinhas vão parar de rodar e deixar todos na mão, com a cidade ficando só com a Trensurb funcionando.

Ainda na semana passada à Prefeitura Municipal de Canoas, em sua benevolência patronal, disse que vai comprar R$ 200 mil de passagens a serem distribuídos para os atingidos pela pandemia.

Esse valor, simbólico, não ajuda em nada…

…só alimenta uma morte agonizante de uma empresa que já foi símbolo para os canoenses.

Hoje a empresa está afogada em dívidas com o FGTS, passivos trabalhistas, com benefícios de funcionários e até fornecedores. Mal consegue pagar o combustível para rodar os Sogalitos, quanto mais pagar as obrigações e salários dos funcionários. E, é claro, que não sobra para mais nada. Ou sobra?

Segundo declarações do presidente do Sindicado dos Rodoviários, Marcelo Nunes, eles não querem ser massa de manobra para empresa ficar pressionando a prefeitura. Por isso não foram em protesto até o Paço Municipal como haviam dito que iriam.

O presidente também disse que: “Ano passado, quando fomos para Câmara cobrar uma solução, fomos mal interpretados”.

Mas não foi bem assim, meu caro presidente, o povo viu a ação de vocês na época da prorrogação da licitação e vocês foram, sim, apoiadores dos patrões. Pararam o transporte por horas e deixaram os Sogalitos estacionados na Avenida Victor Barreto causando um caos no trânsito. Com medo de perder seus empregos, vocês pressionaram vereadores, barraram a entrada de populares na sessão, hostilizaram a imprensa e fizeram o que o Prefeito e os patrões pretendiam de vocês. 

Só para lembrar, os patrões que hoje não estão honrando com os compromissos e vocês estão novamente em greve por isso. 

É simples, a Prefeitura hoje oferece R$ 200 mil dos nossos impostos e que nada resolvem para ninguém, aliás, resolvem para a empresa e vocês mais uma vez ficarão sem o “Peru” e o “Porquinho” para as festas de fim de ano.

Nós ficaremos “a pé” até o final do ano, o trabalhador vai chegar atrasado em seu emprego, se chegar, e o Sogalito “semi-novo” dorme tranquilo na garagem do “Senhor do Terno Surrado”. 

2021 e JAIRO JORGE

Em 2021, Jairo Jorge vai assumir para um mandato de quatro anos, e enfrentará o mesmo problema de 12 anos atrás.

Como Jairo vai agir?

A prorrogação do processo licitatório da Sogal foi empurrada para o último ano do governo Jairo, será que a empresa estará funcionando até lá? O que Jairo vai fazer?

O certo é que Jairo vai sentar em sua poltrona com uma grave nas mãos, será que Jairo vai apoiar a empresa e socorrer os trabalhadores?

São tantas perguntas, Jairo já poderia ter dito algo sobre isso, afinal existe uma transição e é para isso que ela serve detectar os problemas da antiga administração e resolver. 

Enfim, Prefeito eleito, qualquer dinheiro que for repassado para empresa é nosso e não da prefeitura, a responsabilidade de gerir bem o nosso dinheiro é sua. Portanto, são decisões a serem tomadas ouvindo a população, afinal o senhor é o “Prefeito Presente” e a população lhe confiou nosso patrimônio e um deles é a população ter uma transporte público funcionando e digno para seus usuário.

Bom ano de 2021, Prefeito Jairo Jorge, o pepino caiu em suas mãos, cabe ao senhor descascar.

Sessão que aprovou a prorrogação do contrato até 2023, foi apoiada pelos funcionários

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*