Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

“Tenho que dar a mão à palmatória de que ele foi mais competente politicamente”

Por | Marco Leite 

O Notícias da Aldeia procurou o prefeito Luiz Carlos Busato em seu final de mandato, conversamos com o devido distanciamento social. Ele respondeu algumas questões pertinentes aos seus quatro anos de governo. 

Como o senhor avalia o seu Governo? 

Fiz muita coisa em todas as áreas. O legado que deixo de obras na educação, saúde, segurança pública, no combate aos alagamentos, entre outras áreas, é algo que nenhum prefeito fez até hoje. Saio de cabeça erguida e, principalmente, com uma marca que me dá muito orgulho, que é a marca da honestidade durante todo o mandato. Respeitar o patrimônio público é um dever de todo gestor. 

Destaque o que o Senhor deixará de legado para a cidade. 

Considero uma marca muito importante as reformas nos hospitais, tanto no Pronto Socorro quanto no Hospital Universitário, que deixo totalmente recuperados e para a cidade de Canoas. A recuperação de 14 clínicas de saúde também significam um avanço importante, pois são unidades reformadas, ampliadas e com mais profissionais. A Clínica da Criança e a Clínica da Mulher são realizações que me orgulho muito. A recuperação da infra-estrutura das escolas também é outro legado. Foram oito escolas infantis e sete de ensino fundamental que garantimos a reconstrução. A Usina de Reciclagem, implantada há pouco mais de um ano, beneficia o município de Canoas como alternativa de sustentabilidade ambiental e econômica. Na segurança pública reduzimos todos os índices de criminalidade com os investimentos que realizamos desde o início da gestão como a aquisição de 45 viaturas, armamento e outros equipamentos para as forças de segurança. Em 2020, entregamos obras da 3º Delegacia de Polícia de Canoas (3ª DP), na rua Dona Rafaela, no bairro Marechal Rondon; da 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP), na rua Regente Feijó, no Centro; e da 2ª Cia da Brigada Militar, na rua Júlio de Castilhos, em frente à Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Deixamos Canoas como uma das cidades mais seguras do Rio Grande do Sul. 

Seu último ano de governo foi assolado por uma pandemia, e isso atrasou sua campanha, o senhor acha que isso foi um fator preponderante para sua derrota nas urnas?  

Esta foi a primeira vez que perdi uma eleição. Não contesto a vitória do adversário, que ganhou merecidamente e soube usar a política para se eleger.  

Tenho que dar a mão à palmatória de que ele foi mais competente politicamente do que eu. Eu realmente não sei fazer esse jogo de fazer uma coisa e dizer outra. Só espero que ele corresponda a tudo o que prometeu. Desejo que tenha sucesso pois, acima de tudo, está a cidade de Canoas. Sinceramente não quero que aconteça nada de ruim na gestão, pois se acontecer é ruim para nossa cidade, para os meus filhos e netos. Além do meu adversário ter tido mais tempo para a campanha, a pandemia teve reflexo no resultado das eleições, no sentido de que as obras realizadas, principalmente na educação, não foram entregues para a comunidade. Nada que fizemos nas escolas a população viu. Aproveito para destacar o grande apoio que recebi dos professores. Isso é uma demonstração de que o nosso trabalho foi correto. Foram muitos avanços, inclusive em tecnologias. Em cada escola que reformamos, tu entras e se emociona pela qualidade.  

Como o senhor deixa as finanças do município? 

Deixo no caixa mais de R$ 75 milhões, sem contar o pagamento do IPTU que está entrando nesta quarta e quinta-feira. Chegamos na reta final de 2020 com as dívidas de curto prazo pagas, vencimentos de dezembro antecipados e o décimo terceiro salário de servidores quitados de forma integral. Dívidas de longo prazo, como a do projeto do aeromóvel, foram renegociadas e reduzidas e os recursos foram aplicados em obras importantes nas áreas de mobilidade, educação, esporte e segurança. Outro empréstimo, realizado em 2013, junto ao Banco de Desenvolvimento da América Latina, no valor de 50 milhões de dólares, vem sendo pago em dia desde 2018. Débitos antigos também passaram a ser quitados, é o caso das licenças-prêmio de servidores que estavam atrasadas e, desde 2017, passaram a ser pagas. 

Em 2020, mesmo diante da queda de arrecadação, que em abril chegou a beirar os 40%, todas as dívidas de curto prazo foram pagas, o que inclui fornecedores e as chamadas compulsórias – energia elétrica e outras. Em diversos meses, além de dezembro, os salários tiveram o pagamento adiantado, graças ao equilíbrio no caixa municipal. O mesmo motivo garantiu que o décimo terceiro do funcionalismo fosse pago de maneira integral, sem a necessidade de se firmar empréstimos para quitação como acontecia em anos anteriores. 

Quais seus planos para o futuro, o senhor vai continuar na política e tentar voltar a ser Deputado Federal novamente? 

A prioridade agora é descansar e curtir os filhos e netos. Em janeiro e fevereiro vou ficar mais tempo com a minha família. Depois vou cuidar das minhas coisas pessoais, pois já são 16 anos na política e abandonei tudo. Só depois vou avaliar se aceitarei ou não alguma proposta na política. 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*