GOVERNO MAIS EFICIENTE E ECONÔMICO
Por Rodrigo Schmitt
Ver que a Reforma Administrativa do Município resultará em uma economia de aproximadamente vinte milhões de Reais é algo animador e positivo.
Redução de burocracia, diminuição de níveis hierárquicos, valorizar os cargos de carreira, diminuir as indicações políticas para as funções gratificadas, são medidas que devem ser elogiadas.
Passar o salário dos cinco subprefeitos de onze para quatorze mil e valorizar os mesmos, que terão responsabilidades equivalentes ao primeiro escalão do governo, além de justificável pela importância e cobrança que sofrerão, possui impacto financeiro de menos de cinco por cento do valor total da economia, especialmente se considerarmos que a reforma muda a faixa salarial de cem cargos de padrão salarial superior a quatro mil e quinhentos Reais para menos de dois mil e oitocentos.
Os subprefeitos recebiam valores equivalentes aos Secretários antes, inclusive no governo anterior, até a metade do mandato do ex Prefeito pelo menos.
Inclusive existia uma emenda a Lei Orgânica incluindo os subprefeitos como cargos que os Vereadores podem assumir, ou seja, o aumento de onze para catorze mantém o mesmo patamar de importância que esses cinco cargos sempre tiveram até dois anos atrás.
Outros vinte e quatro assessores tiveram colocação em outra faixa salarial e reduzirão os salários de mais de nove mil e trezentos para sete mil aproximadamente.
Ou seja, no aumento de remuneração dos cinco cargos, eles receberão o mesmo que recebiam até dois anos atrás, por outro lado, mais de cento e vinte cargos terão remuneração reduzida.
Teremos redução de despesas também oriundas dos assessores superiores que trabalhavam no mínimo quarenta horas, mas poderão trabalhar trinta horas, recebendo por hora trabalhada.
Tínhamos três níveis de exigência de escolaridade dentro do Gabinete do Prefeito muito similares, então foi modificada para apenas duas: superior completo ou cursando e nível médio.
Sabemos que cada um que aceita a indicação para o cargo sabe a responsabilidade que terá e o valor que irá receber, se quiser trabalhar na administração, não tem do que reclamar.
Adequar os valores salariais para menos na maioria dos cargos e não deixar a população sem os serviços, reduzindo a burocracia e os níveis hierárquicos é uma boa ideia para a população canoense neste momento.
Vale destacar, por derradeiro, que as Reformas são positivas, o que se extrai inclusive da votação da Câmara, no qual apenas Vereadores do PTB (partido do ex Prefeito) foram contrários.
No primeiro dia de governo termos uma redução milionária nos gastos, trazendo eficiência para a gestão, nos dá a esperança de dias melhores.
Advogado e Articulista do Notícias da Aldeia