Nova gestão encontra Tomografo estragado no HPS e servidores do Gracinha sem salários
Uma das primeiras ações do prefeito Jairo Jorge, após a cerimônia de posse, foi visitar os três hospitais de Canoas.
No Hospital de Pronto Socorro, o prefeito e a equipe que o acompanhava foram informados de que a instituição está sem o equipamento de tomografia, que teria estragado às vésperas do feriado de Ano Novo. A previsão é que a peça necessária para o conserto da máquina chegue na próxima semana. Enquanto isso, os pacientes estão sendo encaminhados ao Hospital Universitário para a realização desse tipo de exame.
Ao constatar a situação, Jairo cobrou celeridade para que o serviço seja restabelecido o mais rápido possível. A orientação, segundo o secretário municipal de Saúde, Maicon Lemos, é formular um plano de atendimento com o objetivo de buscar recursos junto ao governo federal para aquisição de um novo tomógrafo. Com isso, o HPS não dependeria apenas de um equipamento.
O roteiro de visita aos hospitais teve início no Nossa Senhora das Graças, instituição que está sob intervenção do município e enfrenta uma grave crise financeira. Os funcionários ainda aguardam o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Em conversa com os trabalhadores, Jairo assegurou que buscará uma solução junto ao Banrisul na próxima segunda-feira.
Pela manhã, o prefeito já havia assinado decreto que mantém a intervenção do município no HNSG, que ficará sob responsabilidade do presidente da Associação Beneficente de Canoas (ABC), Luis Antonio Possebon.
Na sequência, Jairo esteve no Hospital Universitário e, por último, no HPS. O objetivo das visitas foi acompanhar de perto a situação dos atendimentos durante o feriado nas três casas de saúde. “Vamos manter o monitoramento e buscar soluções para os problemas”, afirmou.
O prefeito também esteve acompanhado pelo secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, do Assessor Superior de Saúde, Euler Manenti, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Luiz Carlos Brasiliano Ferreira, além de técnicos que participaram da transição de governo.
Fonte: Escritório de Comunicação