Fala Prefeitura
Menos hierarquia e mais agilidade nos atos administrativos entram em vigor
A nova lei, que altera a estrutura administrativa da Prefeitura de Canoas, deverá gerar uma economia de R$ 17 milhões aos cofres públicos em quatro anos e acelerar os processos de prestação dos serviços públicos. “É uma reforma profunda na administração. Ao diminuir o nível hierárquico, temos mais agilidade e capacidade de entrega de serviços públicos para toda a população. E na economia, a redução do volume de CCs nos trará um impacto financeiro substancial para os próximos 4 anos. Acredito que estamos indo ao encontro daquilo que a sociedade espera, um governo probo, transparente”, declarou o secretário de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini.
Sancionada neste sábado (2/1) pelo prefeito Jairo Jorge, a nova lei traz, entre outras medidas, a redução de um nível hierárquico na gestão da Prefeitura, que passa a operar com três níveis: secretaria, diretoria e unidade. Estabelece, ainda, o corte de 11% nos Cargos de Confiança (CCs) e Função Gratificada (FG). A lentidão nos processos administrativos tem impacto na vida do povo, segundo o prefeito. “Precisamos de celeridade. O projeto reordena a máquina administrativa, adensando as secretarias e fortalecendo as estruturas necessárias para que o povo esteja em primeiro lugar, no centro do nosso trabalho”, afirmou.
A lei já está em vigor.
Canoas voltará a ter segunda passagem grátis
A partir de março, mais um alívio para o bolso dos canoenses – quem depende de ônibus não pagará a segunda passagem.
Apresentado como integração tarifária total, o decreto assinado pelo prefeito de Canoas, Jairo Jorge, estabelece que quando o passageiro realizar duas viagens em qualquer sentido, num período de 90 minutos, a segunda passagem não será cobrada. A medida vale para todos que utilizam o cartão TEU. Já quem tem o cartão TEU Escolar, ficará isento de pagamento quando a viagem for no mesmo sentido.
Para o secretário de Transporte e Mobilidade, José Francisco Nunes, o decreto incentivará a população a usar o transporte coletivo.
– Ao final, a população terá 90 minutos para ir e voltar, para o que for fazer, ao custo de uma passagem. Atualmente, sem a gratuidade, esse custo tem sido muito alto. E se formos avaliar, isso vai ajudar até a própria empresa, pois o cidadão vai optar mais pelo ônibus, e não pelo carro de aplicativo, que hoje acaba saindo muito mais barato – ponderou.
Secretários de Canoas recebem metas para os 100 primeiros dias de governo
Neste sábado pela manhã, aconteceu a primeira reunião oficial do governo municipal de Canoas, reunindo todos os secretários que compõe a base. O encontro teve como objetivo apresentar um planejamento para os 100 primeiros dias da atual administração em todas as áreas. Também foram apresentados os nomeados para cargos adjuntos nas secretarias, gabinetes e autarquias.
Primeiras leis sancionadas
Durante o encontro, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, sancionou os quatro projetos de leis que foram aprovados na sexta-feira na Câmara de Vereadores:
– Reforma Administrativa – que vai impactar na economia de R$17mi aos cofres municipais;
– Prorrogação do IPTU e da taxa de coletiva de lixo para 20 de janeiro na cota única;
– Prorrogação do mandato dos Diretores e Vice-Diretores das escolas de ensino fundamental até dezembro de 2022;
– Instituição do Conselho de Transparência.
Ao finalizar o encontro, o prefeito reafirmou, junto a sua equipe, o quanto será importante agilidade para cumprir com todos os compromissos do período eleitoral e que agora são metas para tirar Canoas da crise. “Um governo expressa, nos primeiros 100 dias, se será ágil ou vagoroso. Vamos imprimir a marca da transparência e da realização”.
Fonte: Escritório de Comunicação da PMC