Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Fala Prefeitura | 13 de Janeiro

Canoas define novas ações de combate à Covid-19 e prepara plano municipal de imunização  

Na primeira reunião do Conselho de Enfrentamento à Pandemia, realizada na manhã desta quarta-feira (13), a Prefeitura de Canoas apresentou as medidas adotadas nos primeiros dias de gestão e o plano de ação de combate ao coronavírus. As ações abrangem a ampliação da testagem da população e a elaboração do plano municipal de imunização, o que até o final de dezembro não tinha sido encaminhado pela gestão anterior. Para a próxima semana está previsto o anúncio de um novo decreto, que deverá compilar e simplificar as regulamentações em um único documento. 

Na abertura, o prefeito Jairo Jorge agradeceu o esforço empreendido por todas as instituições, e defendeu uma flexibilização segura, que equilibre economia e saúde. “De acordo com os indicadores, o momento atual é grave, mas isso não nos abate e nem retira de nós a determinação de enfrentar e vencer essa pandemia. Isso só exige mais atenção e esforço por parte do poder público, e também da própria sociedade. Não temos os mesmos recursos financeiros dos países europeus. Temos dificuldades e o setor produtivo e os trabalhadores pagaram um preço muito alto até agora. Por isso, temos que manter os empregos, adotando um sistema menos rígido, mas compatível com a saúde e a segurança da população”, declarou.  

Falta de testes e plano de contingência desatualizado 

Um diagnóstico do cenário encontrado pela atual gestão foi apresentado pelo secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia e presidente do Conselho, Felipe Martini, e pelo secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos. Os problemas incluem falta de testes para Covid-19, dados epidemiológicos não informatizados e número de leitos de UTI Covid inferior ao informado pela antiga gestão, além de leitos não habilitados para recebimento de recursos federais.  

Outras situações preocupantes tratam do funcionamento da central de preparo e armazenamento das amostras em local inapropriado e insalubre, ausência de planejamento para compra dos insumos necessários à imunização dos canoenses e plano de contingência para o enfrentamento da Covid-19 desatualizado – a última versão foi publicada em 16 de outubro de 2020. “Estamos informatizando o sistema de dados para dar agilidade na divulgação das informações referentes à pandemia, o que não existe hoje. A Prefeitura de Canoas estava em um voo cego e nós precisamos devolver transparência no trato ao combate da pandemia”, afirmou Martini.  

Realização de 55 mil testes até abril 

A meta é realizar 55 mil testes até o mês de abril, número próximo do que foi realizado em todo o ano passado no município. O secretário da Saúde afirmou, ainda, que o plano de imunização já está em elaboração. Além de aperfeiçoar o sistema de informações, a Prefeitura deverá lançar o mapa de contágio, com identificação dos casos de Covid-19 por bairro.  

“Estamos atentos ao olhar de todos para podermos construir um plano de enfrentamento de acordo com a realidade do município de Canoas. Essa é a premissa básica. A demanda será grande e temos que dar conta. Precisamos estar preparados para toda a logística de transporte e conservação das vacinas que estiverem disponíveis”, ponderou Lemos. Nos próximos dias, o município adotará um protocolo de funcionamento e de enfrentamento ao coronavírus a ser adotado por todas as unidades de saúde. Outra ação diz respeito ao lançamento da Cartilha Covid-19, a ser publicada no site e nas redes sociais da Prefeitura, informando, de forma didática, o avanço no tratamento e enfrentamento da pandemia, com atualizações semanais.  

Ações em andamento 

Ampliação de 15 novos leitos de UTI Covid-19 nos hospitais e manutenção dos já habilitados, totalizando 58 nos primeiros dias de gestão. 

Transparência total a respeito da situação pandêmica na cidade, através da construção de boletins e mapas epidemiológicos. 

Elaboração do Mapa Epidemiológico, que permitirá a identificação e o monitoramento de casos por bairro. 

Novo decreto 

Com o novo decreto que está sendo elaborado, a Prefeitura de Canoas pretende compilar as regulamentações em único documento e simplificar a linguagem para permitir uma melhor compreensão. Dos 50 decretos existentes hoje, 46 estão vigentes, segundo o procurador-geral César Palma. “É um anseio de todas as áreas entender o que é permitido ou não”, destacou.  

Em suas falas, os representantes das entidades que compõem o Conselho de Enfrentamento à Pandemia apontaram, justamente, a dificuldade de compreensão das regras em função do grande número de normas e da complexidade das informações.  

A reunião do Conselho contou com a participação de representantes da CDL, CICS,  Simecan, Sindilojas, Consepro, Somedica, Universidade La Salle, Uniritter, Ulbra, Canoas Shopping, ParkShopping e OAB Canoas, além do infectologista Rodrigo Machado e do epidemiologista Elson Farias. 

https://www.canoas.rs.gov.br/wp-content/uploads/2021/01/WhatsApp-Image-2021-01-13-at-16.53.30-300x179.jpeg

Ampliação da testagem da população, com a aquisição imediata de 20 mil testes rápidos, 10 mil kits de coletas para RT-PCR e 2 mil testes de antígeno, com investimento de R$ 479 mil, e ampliação dos locais de coleta. 

Atualização do Plano de Contingência para o enfrentamento da Covid-19. 

Plano Municipal de Imunização Covid-19 e aquisição imediata dos insumos necessários para vacinação (500 mil seringas e agulhas). 

Projeto Aglomera Não!, que visa orientar, prevenir, monitorar e diminuir os efeitos da pandemia de modo geral. As ações contarão com equipes volantes, medição de temperatura, testes e visitas aos estabelecimentos comerciais.  

Novas instalações da Central de Preparo e Armazenamento dos testes em local adequado no Hospital Municipal de Canoas (HU) e revisão do fluxo de trabalho. 

Informatização do processo de levantamento dos dados epidemiológicos, dando agilidade na divulgação das informações.  

Criação de plataforma para acesso de usuários aos resultados dos exames de Covid-19 e orientações, em parceria com o Canoastec. 


Atenção ao chamamento de alunos para Educação Infantil da rede municipal 

Emei2-foto-Paula-Vinhas.jpg

Você que inscreveu suas crianças para a Educação Infantil, fique atento. As vagas da rede municipal de ensino de Canoas começarão a ser preenchidas no dia 18 de janeiro. O chamamento será feito através de correspondência, que chegará nos endereços informados na inscrição, por e-mail ou whatsapp. 

Após o chamado,você tem o prazo de até três dias úteis para comparecer no local indicado na correspondência e confirmar a vaga. Preste muita atenção no prazo: não havendo comparecimento, a vaga será dada ao próximo inscrito. 

Educação Infantil – Creche: 0 a 3 anos; Pré-escola: 04 a 05 anos e 11 meses. 

Período para chamamento por correspondência, whatsapp ou e-mail: de 15/01 a 10/02/2021 

Período  para designação de vagas: de 18/01/2021 a 17/02/2021 

Horário de atendimento: 8h às 17h (sem fechar ao meio-dia) 

Local: EMEF – Duque de Caxias,975. 

Bairro Nossa Senhora das Graças. 

Para o atendimento, serão seguidos todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 


Prefeitura de Canoas foca na prevenção para combater a violência 

Segurança-Pública-de-Canoas-Foto-Vinicius-Thormann.jpg

Combate à violência nas famílias e nas escolas, com foco na educação socioemocional, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais. Essa é uma das propostas da Secretaria Municipal da Segurança Pública (SMSP) para diminuir os índices de criminalidade de Canoas. 

Uma ampla política de prevenção à violência está sendo elaborada, que vai integrar outras secretarias da Prefeitura de Canoas, a Guarda Municipal e também os órgãos de segurança que atuam no município, como a Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe. Além disso, já foi estruturada uma Diretoria Executiva de Prevenção na Secretaria da Segurança Pública. 

O secretário da pasta, delegado Emerson Wendt, explica que as ações de prevenção devem acontecer em diferentes frentes, com projetos para combater a evasão escolar, programas de recuperação e valorização dos jovens, ações na Casa da Juventude, atividades para os pais e demais ações educativas. 

“A segurança pública não deve se limitar à repressão da violência, mas também promover ações e políticas públicas de prevenção. Neste sentido, entendemos que a integração com os demais órgãos da segurança pública de Canoas deve acontecer também no âmbito da prevenção e não apenas nas operações de combate ao crime”, completa o delegado Emerson. 


Coordenadoria apura casos de maus tratos a idosos 

young-woman-holding-an-elderly-woman-s-hand.jpg

Mesmo com o momento atual da pandemia, os primeiros oito dias de atividade da nova gestão da Coordenadoria da Pessoa Idosa foram bastante intensos. Nesse início do mês de janeiro, o escritório localizado na Galeria Sonepar atendeu 75 senhores e senhoras que buscaram acesso a este serviço da prefeitura voltado para a terceira idade. 

De acordo com a coordenadora da pasta, Carmen Marin, as principais demandas foram de solicitações da Credencial Especial de Estacionamento a orientações sobre situações de violações de direitos. 

Entre os casos atendidos nesse período, a coordenadora destaca o de uma idosa que estava sozinha no HPSC. Foi necessária uma ação conjunta da Coordenadoria com o Serviço Social do hospital e a Secretaria de Segurança para a localização dos familiares da paciente. 

Visitas para averiguação de denúncias de violência doméstica e maus tratos também continuam sendo realizadas. No período de uma semana foram feitos 8 deslocamentos com essa finalidade. 

Na próxima sexta-feira a Coordenadoria fará a primeira reunião virtual com o Conselho da Pessoa Idosa para apresentação de metas e implantação inicial do atendimento pelo Whats do Idoso. 

Serviço: A coordenadoria da Pessoa Idosa atua na verificação de denúncias de violações aos direitos das pessoas idosas. Também atua na fiscalização das instituições de longa permanência de idosos. Endereço: Rua 15 de janeiro, 231 – sala 507. Telefone: 34641801 


Centros de Prevenção às Violências são encontrados em total abandono 

Segurança-Pública-da-Prefeitura-de-Canoas-vistoria-CPV (1).jpeg

Nesta semana, o secretário da Segurança Pública de Canoas (SMSP), delegado Emerson Wendt, e o diretor da Prevenção, bombeiro Luan Souza, realizaram vistorias nos Centros de Prevenção às Violências (CPV) do município. Os três locais foram encontrados abandonados, sem manutenção na estrutura e com equipamentos sendo danificados em função do desuso, como computadores, instrumentos musicais e eletrodomésticos. 

Os moradores da Rua Santa Catarina, no bairro Mathias Velho, onde fica um dos Centros de Prevenção às Violências, relatam que o local está fechado desde o início da pandemia, em março do ano passado. “O que não dá pra entender é porque a casa foi abandonada assim, o mato tomou conta”, comenta o morador Alisson Ferreira dos Santos. 

Outra vizinha deste CPV, Ineusa Pereira da Rosa, afirma que, além das atividades com os jovens, o local também oferecia serviços à comunidade, como orientação jurídica. “Depois que o Centro fechou, a gente não soube mais onde procurar essa ajuda e também fico triste que a casa esteja assim abandonada, faz muita falta para nós”, ressalta Ineusa. 

De acordo com o delegado Emerson, um dos focos da Segurança Pública será a prevenção à violência, e os Centros representavam uma importante ferramenta para recuperar jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e para combater a evasão escolar. 

“Neste momento, estamos fazendo um levantamento de toda a estrutura e de projetos da Secretaria da Segurança Pública, bem como avaliando contratos e prestação de contas. Esse diagnóstico é essencial para compreender os problemas herdados e realizar um planejamento de trabalho que atenda as demandas dos canoenses”, explica o secretário. 

As atividades dos Centros estavam sendo conduzidas pela Fundação La Salle de forma remota, devido à pandemia da Covid-19. 

Centro de Prevenção às Violências (CPV) 

Localizados nos bairros Guajuviras, na Avenida 17 de Abril, e no Mathias Velho, na Avenida Rio Grande do Sul e na Rua Santa Catarina, os Centros de Prevenção às Violências foram criados com o objetivo de oferecer uma série de programas voltados ao atendimento da população dentro de suas comunidades, principalmente de prevenção às violências voltados aos jovens do bairro, com acolhimento de vítimas de violência e com a oferta de serviço de mediação de conflitos. 

Além disso, os Centros também possuíam postos do Procon Municipal onde a comunidade realizava queixas em relação a diferentes tipos de violação aos direitos do consumidor. 

Segurança-Pública-da-Prefeitura-de-Canoas-CPV-Av.-Rio-Grande-do-Sul-768x432.jpeg

Espaço Lagranha deve ser reaberto antes de abril na Casa dos Rosa 

limpeza-casadosrosa-1301.jpg

Considerada uma das edificações mais antigas de Canoas, datada do início do século XX, a Casa dos Rosa sedia o Museu Municipal Hugo Simões Lagranha. O espaço, que além do acervo permanente conta com sete salas para exposições, deve ser o primeiro equipamento cultural a ser reaberto na cidade. A informação foi confirmada, pelo secretário municipal de Cultura, Pinheiro Neto, durante visita aos serviços de manutenção do Parque dos Rosa. “Queremos dar vida aos espaços culturais e valorizar o trabalho dos artistas locais”, destaca o secretário. 

Serviços de capina, roçada, poda e limpeza em geral começaram a ser feitos hoje (13) e devem seguir até amanhã(14) no entorno da Casa dos Rosa, situada no Parque dos Rosa. O trabalho faz parte de uma ação integrada entre a Secretaria de Cultura, Secretaria de Cidadania e a Subprefeitura Centro, que já concluiu a limpeza na Casa das Artes Villa Mimosa. Integrantes do Programa Recomeçar, que visa ressocializar apenados do sistema prisional por meio de serviços prestados ao Município, participam dessa manutenção.  

“Manter a limpeza dos equipamentos da cidade é um ato de cidadania”, destaca a subprefeita Ana Moraes. Na Casa dos Rosa será preciso também restabelecer a rede de energia elétrica, providenciar alguns reparos estruturais provocados por infiltrações e encaminhar a reabertura do café que funcionava junto ao espaço. Até o dia 10 de abril devem ser reabertos todos os equipamentos culturais da cidade, seguindo os protocolos de segurança estabelecidos em função da pandemia. A programação inicia pela Casa dos Rosa, Praça Céu e gradativamente os demais. 

Escritório de Comunicação – PMC 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*