Fala Prefeitura | 14 de Janeiro
Operação Guarda Municipal Presente reforça o combate ao crime em Canoas
O combate ao crime em Canoas ganhou um reforço importante na tarde desta quinta-feira (14): a Operação Guarda Municipal Presente, que tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas do município e aumentar a proteção aos canoenses.
O lançamento oficial da Operação aconteceu na Praça do Avião e contou com a presença do prefeito Jairo Jorge, que reiterou seu compromisso com a valorização dos guardas. “Eu farei o concurso público, pois precisamos da reposição de guardas municipais. Iremos investir em treinamentos, equipamentos e cursos de qualificação, além de pensarmos no plano de carreira dos servidores. Valorizar e reconhecer a Guarda Municipal é a minha missão”, destacou o prefeito.
Para baixar os índices de criminalidade, a prefeitura vai criar políticas de policiamento comunitário e retomar a Ronda Escolar. “Nossa missão é cuidar do patrimônio dos canoenses e ser referência para a nossa comunidade. Faremos tudo que for preciso para melhorar a sensação de segurança em nossas ruas”, disse Jairo Jorge.
O secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, lembrou que a Guarda Municipal de Canoas é referência para outras cidades e um reforço para os demais órgãos de segurança que atuam no município. “A Guarda Municipal tem um papel fundamental na integração com a Brigada Militar e com a Polícia Civil nas operações policiais e nas demais ações de combate ao crime em Canoas”, afirmou o delegado Emerson.
A Operação Guarda Municipal Presente vai acontecer toda a semana, para que a população de Canoas se sinta mais protegida pela força de segurança municipal. “As operações integradas entre a Guarda e demais órgãos de segurança pública vão continuar acontecendo”, explicou o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini.
No lançamento da Operação, ainda estiveram presentes o secretário adjunto de Segurança Pública, tenente-coronel Marcelo Pitta, e a supervisora da Guarda Municipal, Patrícia Soares.
Canoenses mais seguros
A iniciativa é elogiada pelos canoenses, que se sentem mais seguros quando uma viatura ou um agente da Guarda Municipal está no bairro. Caroline Aparecida contou que leva os sobrinhos para brincar na Praça Pio X, no bairro Mathias Velho, e sempre se sente mais tranquila quando avista os carros da Guarda.
Elisete Ribeiro, que também costuma levar o filho na quadra da praça, acredita que a presença da Guarda coíbe a atuação de criminosos. “A sensação de segurança é maravilhosa, porque ficamos mais tranquilas em deixar nossos filhos brincarem quando sabemos que não vai ter delinquentes andando pela praça”, revelou.
Prefeito Presente chega na Mathias Velho
Novo canal de comunicação, inaugurado na semana passada, o “Prefeito Presente” estará no bairro Mathias Velho nesta sexta-feira (15). Jairo Jorge e equipe visitarão ruas e repartições do bairro, de acordo com os locais escolhidos pelos próprios canoenses por meio das redes sociais da Prefeitura de Canoas.
No turno da manhã, a equipe vai caminhar pelas ruas apontadas pelos cidadãos para verificar asfalto, iluminação, calçamentos, parques, praças e outros equipamentos urbanos públicos. Na parte da tarde, o prefeito visitará escolas, postos de saúde e demais repartições públicas relacionadas pelos canoenses.
Todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão aplicados, obrigatoriamente, nos encontros com a população.
Canoas se organiza para começar a vacinar na próxima quarta-feira (20)
A infraestrutura e os insumos para a aplicação da vacina contra a Covid-19 em Canoas estão sendo organizados para começar a vacinação na próxima quarta-feira (20). Os primeiros canoenses a receberem a vacina serão a população idosa que reside em asilos, os profissionais que atuam na linha de frente no combate à pandemia e os indígenas, conforme determinação do Ministério da Saúde.
Em encontro virtual com a Frente Nacional de Prefeitos, nesta quinta-feira (14), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou o início da vacinação contra a Covid-19 no dia 20 de janeiro, às 10h, simultaneamente em todo o país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve se manifestar no domingo (17), dando o seu aval.
A partir da aprovação do uso emergencial, caberá ao Ministério da Saúde fazer a distribuição em todo território brasileiro. Serão 8 milhões de doses aplicadas em janeiro. Dessas, 2 milhões são da AstraZenica, (2 doses, sendo a segunda aplicada em 3 meses); e 6 milhões do Butantan (2 doses, sendo a segunda aplicada em 21 dias).
Na terça-feira (19), será apresentado o cronograma no Palácio do Planalto. A expectativa do Ministério da Saúde é vacinar um terço dos brasileiros até o fim do primeiro semestre. Pazuello, porém, considera “pífia” a quantidade de vacinas importadas, e que o Brasil só terá quantidade suficiente de vacinas se as produzir. No próximo final de semana, chegam da Índia 2 milhões de doses da AstraZeneca/Oxford. “Não vamos abrir mão de nenhuma vacina”, enfatizou. O ministro solicitou que as prefeituras verifiquem seus depósitos, além da logística para as salas de vacinação, insumos, EPIs, seringas e material de controle. Na campanha de vacinação, será usado o aplicativo Conecte Sus. Com isso, todas as UBS estarão interligadas através do prontuário digital. Como o efeito da vacina demora entre 30 e 60 dias, Pazuello alertou sobre a importância de a população continuar com os cuidados.
Para o prefeito Jairo Jorge, a reunião com o ministro foi “extremamente positiva”, porque dá a sinalização concreta de que a vacinação começa na próxima quarta-feira. Porém, está preocupado com o veto às prefeituras em adquirirem diretamente as vacinas. “Penso que nós poderíamos ajudar o governo federal na medida em que as prefeituras que hoje têm mais condições pudessem adquirir. Lamento essa restrição. Respeito, claro, a decisão do ministro, mas penso que nós poderíamos estar colaborando”, afirmou. A quantidade de doses que Canoas receberá agora só será conhecida na segunda-feira (18).
O importante, na avaliação do prefeito, é que está sendo dado o primeiro passo, mesmo que nesse momento ainda se atinja um percentual pequeno da população. “Estamos preparados, trabalhando para já começar a vacinar. Vamos até às instituições, sejam asilos ou instituições de longa permanência e nas instituições hospitalares. Vamos usar, claro, nossa rede de atenção básica em saúde para que os profissionais da saúde possam ser vacinados, porque eles estão na linha de frente, e esse trabalho deles é essencial”, ressaltou Jairo Jorge.
Adeus à poeira e buracos: Prefeitura retoma pavimentação no Guajuviras
Um total de 11 ruas será pavimentado com concreto asfáltico no Macro Quarteirão (MQ1) do bairro Guajuviras. Na primeira edição do projeto Prefeito Presente, o prefeito Jairo Jorge assinou a ordem de retomada da obra. Nesta quinta-feira (14), acontece a aplicação do asfalto nos 240 metros da Rua 3. Paralelamente, a Rua Olímpio Ferraz Cruz está sendo preparada para receber a pavimentação.
A obra, que prevê o asfaltamento de dois quilômetros de extensão, conta com a fiscalização da engenheira civil Renata Cardoso e a supervisão do secretário adjunto de Obras, Marco Oliveira. Antes de abril, essa primeira etapa de pavimentação na cidade deve ser concluída. O serviço faz parte da lista de 55 metas dos primeiros 100 dias da atual Administração Municipal.
“O asfalto era um sonho. Agora até me animo a arrumar a calçada “, comemora o eletricista Jandir Ferraz, 31 anos. Sua esposa, Rosane Guedes, de 28 anos, diz que mora há oito anos na Rua 3 e o pedido do asfalto é antigo. Operadora de caixa num mercado da Rua Olímpio Ferraz Cruz, próxima via que deve receber a aplicação do asfalto, Graziela Araújo, também está satisfeita com a obra. “Até o abastecimento do mercado vai ser beneficiado com a melhoria da rua. Sem contar que vamos deixar de ter poeira e buracos”, avalia.
Prefeito na Estação retoma o diálogo com os canoenses que circulam pelos trens
O Prefeito na Estação voltou hoje, e esta foi a edição 101 do projeto, que já atendeu quase 6 mil pessoas desde a primeira vez, em 2013. Neste retorno, na Estação Canoas do Trensurb, o prefeito atendeu, uma a uma, as 51 pessoas que chegaram até ele com demandas, críticas e sugestões para melhorar a cidade. O encontro, que aproxima o cidadão da administração municipal em diálogo direto, é mais uma das ferramentas de participação, marca das gestões de Jairo Jorge na Prefeitura de Canoas. “Essa proximidade é fundamental pra que a gente possa, juntos, resolver os problemas da cidade. Ninguém resolve nada sozinho. É de forma unida, articulada, todos por uma causa. E a nossa causa é a cidade de Canoas. Vamos trabalhar para que a nossa cidade possa retomar o desenvolvimento”, afirmou Jairo Jorge.
Os encontros com os canoenses nas estações do Trensurb vão continuar acontecendo todas as quintas-feiras, das 6h30 às 8h30. Na próxima quinta-feira (21), será a vez da estação Mathias Velho.
Nova administração encontra praça CEU abandonada
Inaugurado em 2016, o primeiro Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU) de Canoas precisa de inúmeros reparos. A falta de manutenção na estrutura do Complexo Cultural e Esportivo Mahatma Gandhi, no Bairro Rio Branco, é visível. Problemas de pintura e iluminação, ausência de alguns equipamentos na quadra poliesportiva, entre outros estragos, foram constados pela Secretaria Municipal de Cultura e a Subprefeitura Sudoeste.
“Depois que fizermos os reparos necessários no CEU, queremos disponibilizar o espaço do cine teatro/auditório para a gravação das lives e vídeos produzidos pelos artistas locais”, antecipa o secretário municipal de Cultura, Pinheiro Neto. A ideia da Secretaria de Cultura é oferecer uma opção de equipamento para os produtores culturais da cidade. Até abril, as salas da praça CEU devem ser reabertas para a comunidade, respeitando todos os protocolos de segurança.
Nesta quarta-feira (13), foram iniciados os serviços de manutenção da área externa do Complexo. O trabalho faz parte de uma ação integrada entre a Secretaria de Cultura, Secretaria de Cidadania e a Subprefeitura Sudoeste. Nos próximos dias deve ser agendada a limpeza no gramado do campo de futebol da Praça.
Saiba mais:
* Construído numa parceria entre a Prefeitura Municipal de Canoas e o Ministério da Cultura, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), o CEU, localizado na rua Montenegro, 1057, Rio Branco, é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, encontros, debates, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital.
* Com uma área de 2.720 m², o equipamento conta com cine teatro/auditório, com capacidade para 60 pessoas; estúdio para produção de áudio; biblioteca com acervo inicial de mais de 2.300 livros da Biblioteca Pública João Palma da Silva; telecentro com 12 computadores; duas salas multiuso quadra poliesportiva coberta, playground, pista de skate, pista para caminhada e aparelhos de ginástica.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC