Fala Prefeitura | 15 de Janeiro
Vacinação contra o coronavírus em Canoas começará com idosos em asilos, profissionais da saúde e quilombolas
Idosos em asilos (Instituições de Longa Permanência), trabalhadores de saúde e quilombolas serão os primeiros a receberem a vacina contra o coronavírus. A imunização começa na próxima quarta-feira, 20 de janeiro, a partir das 10h, em todo o país.
As equipes da Secretaria Municipal da Saúde já realizam o levantamento do número de canoenses que serão vacinados nesta primeira etapa. Ainda não se sabe a quantidade de doses que chegará ao município. Essa informação deve ser conhecida na segunda-feira (18), mas já está definido que não haverá pontos fixos para a vacinação. Com o aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que deve se manifestar no domingo, o governo federal ficará responsável pela distribuição das doses aos estados.
Como funcionará a vacinação?
Ninguém precisará se deslocar para receber a vacina. As equipes é que irão até o público-alvo, em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs), nos hospitais, nas unidades de saúde e nas comunidades quilombolas.
O município conta com a estrutura necessária?
A rede está bem organizada. A Prefeitura garantiu a compra de insumos, como seringas e agulhas. Além disso, o governo federal deverá encaminhar insumos junto com as vacinas. Também a rede fria, usada para o armazenamento, é adequada.
A Prefeitura desistiu de adquirir vacinas com recursos próprios?
Não. Nesse primeiro momento, a compra ficou impossibilitada por determinação do Ministério da Saúde, que impede que os municípios adquiram o imunizante. A Prefeitura de Canoas acredita, porém, que essa medida poderá ser revertida ao longo do ano, conforme avançar o processo de imunização. Por isso, os recursos financeiros para esse fim continuarão reservados.
Secretaria trabalha para reabrir unidades de saúde fechadas
Estruturas precárias, falta de manutenção, infiltrações, mofo, problemas na rede elétrica, inclusive, com risco de incêndio, salas e equipamentos sem uso, falta de água. Esse é o cenário identificado em unidades básicas de Saúde (UBS) do município. O levantamento, realizado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) nos últimos dias, revela uma série de dificuldades enfrentadas pelas equipes e pela população que depende dos serviços. Aos problemas se somam, ainda, prédios sem luz desde novembro.
A SMS trabalha para retomar o atendimento nas unidades que enfrentam falta de energia elétrica. A atual gestão identificou quatro serviços atingidos e um totalmente suspenso pela falta de luz. As ocorrências, relacionadas na maioria dos casos com o furto de fios elétricos, ocorreram entre novembro e dezembro de 2020. Na quinta-feira (14), o Centro de Especialidades Médicas também amanheceu sem luz, após um furto de fios, mas como o problema ocorreu na rua já foi acionada a RGE Sul.
Na UBS Pedro Luiz da Silveira, no bairro Rio Branco, a situação é a mais crítica, pois não há atendimento desde 11 de novembro, quando o prédio registrou um curto-circuito. Desde então, os pacientes precisam ser remanejados para outra unidade. Para solucionar o problema, a Prefeitura já iniciou os estudos necessários e está em tratativa a permanência da unidade no local. Como o proprietário pediu a devolução da casa, existe a possibilidade de a UBS ser reaberta em um novo endereço. A reabertura da UBS Pedro da Silveira está entre as 55 ações previstas para os primeiros 100 dias de governo, que constam no Plano de Retomada do Desenvolvimento de Canoas (PRD Canoas), lançado pelo prefeito Jairo Jorge na terça-feira (12).
A falta de luz também atinge a Clínica do Idoso e a UBS Harmonia, problema verificado desde dezembro, após o furto de fios. Estavam na mesma situação o Centro de Referência de Saúde da Mulher e o Centro de Especialidades Odontológicas, que funcionam no mesmo prédio e ficaram sem luz no feriado de Ano Novo. Nestes dois últimos, o problema foi solucionado esta semana pela atual gestão. Já foi solicitada pela SMS uma avaliação de engenheiro eletricista para resolver a situação na Clínica do Idoso e na UBS Harmonia.
A UBS Harmonia está funcionando com gerador desde antes do Natal. No dia 17 de dezembro, a unidade sofreu um furto de fios e a unidade chegou a ficar uma semana totalmente sem luz, até que o gerador fosse instalado. Entre os atendimentos prejudicados está a vacinação, cuja sala precisou ser desativada. A falta de energia elétrica na unidade também afeta diretamente o sistema das UBS Cerne, Santo Operário e Natal. No caso do Centro de Referência de Saúde da Mulher, a atual gestão encontrou laudos técnicos orientando a desocupação imediata, pois há risco de desabamento e incêndio.
Reabertura das UPAS
A reabertura das UPAs do Idoso, Caçapava e Niterói, fechadas na gestão anterior, estão entre as prioridades da gestão e constam no PRD Canoas. O prefeito Jairo Jorge e o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, estiveram visitando os locais no dia 4 de janeiro para averiguar as reformas e adequações necessárias. Nesses locais funcionam atualmente outras modalidades de atendimento, que dependem de agendamento de horário.
Para os primeiros 100 dias de governo, já devem ocorrer a reabertura da UPA Mathias Velho, na Rua Caçapava, a preparação do prédio para funcionamento da UPA Niterói, na Rua Primeiro de Maio, e a adequação do prédio para receber a UPA do Idoso, na Rio Branco. A intenção é ampliar as equipes médicas e de enfermagem dessas unidades para desafogar o atendimento nos três hospitais.
ATENÇÃO: Prazo para pagar IPTU com desconto encerra no dia 20
O IPTU 2021 poderá ser recolhido à vista ou parcelado. Contudo, quem pagar até o dia 20 de janeiro, e optar pela COTA ÚNICA, ganhará 15% (quinze por cento) de desconto.
O pagamento também pode ser dividido em até oito parcelas mensais e sucessivas, sem o desconto de antecipação, com vencimento até o dia 10 de cada mês – de fevereiro a setembro de 2021.
Pagamento em cota única
Os canoenses que quiserem pagar cota única devem ir à Secretaria Municipal da Fazenda, Unidade de Atendimento (Rua Frei Orlando, 68, Centro), ou acessar o site da Prefeitura www.canoas.rs.gov.br/portaldafazenda, em Emissão de Guias.
Celebrações religiosas de matriz africana serão comemoradas em formato de live
Líderes religiosos e o Secretário Especial de Diversidades e Comunidades Tradicionais, Rogério Tigre, reuniram-se nesta quinta-feira (14) para definir como serão as tradicionais celebrações do dia municipal de Oxosse e Zélio de Moraes e o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa.
Sem ter ainda a população canoense devidamente vacinada, as lideranças decidiram que o mais adequado será comemorar as datas em formato de live no dia 21/01, às 20h. O evento será transmitido pelas páginas: @grandeaxe – @jorgebelerun – @tigrecanoas.
Os eventos tradicionais de Nossa Senhora dos Navegantes e de Iemanjá, que ocorrem em 02 de fevereiro, também terá formato em live. “O momento de pandemia requer novas práticas, transformar mobilização social em mobilização social digital é um grande desafio, por isso parabenizo as entidades e organizações civis que estão respeitando os protocolos sanitários e com criatividade mantendo as celebrações em novos formatos”, enfatizou o secretário.
Intolerância religiosa
Na ocasião, o grupo também discutiu um conjunto de medidas para o combate à intolerância religiosa, liberdade religiosa em meio à pandemia, bem como políticas públicas para os povos e comunidades tradicionais de terreiro.
Para Tigre, dar visibilidade para ações religiosas tradicionais do município é uma forma de promover o respeito e a liberdade das diferentes matrizes religiosas da Cidade. “Estes momentos reforçam a identidade cultural do povo de Canoas que é constituído por uma diversidade que precisa ser valorizada e preservada”, ressaltou o secretário.
Mais camas e colchões para o Albergue Municipal
Uma doação de 30 camas e 30 colchões foi recebida pela Prefeitura de Canoas. Nesta sexta-feira, o coordenador da Defesa Civil, Igor Silveira de Souza, fez o transporte do material para a Secretaria Municipal de Cidadania. As doações, que foram realizadas pelo Comando da Base Aérea de Canoas em função da desativação dos hospitais de campanha da Covid-19, serão encaminhadas para o Albergue Municipal de Canoas nos próximos dias.
Saiba mais:
* Doações de roupas, alimentos e telhas podem ser levadas para a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Rua Bandeirantes, 450, bairro Nossa Senhora das Graças);
* A Coordenadoria repassa os donativos para o Banco de Alimentos ou para as ONGs do Município;
* Mais informações pelo telefone 51. 3476.3400
Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais vai reorganizar atendimento
Animais de famílias em situação de vulnerabilidade social: esta deveria ser a prioridade no atendimento prestado pela Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais. Entretanto, não foi este o cenário encontrado quando a nova gestão iniciou os trabalhos no início de janeiro. Muito pelo contrário: após o diagnóstico realizado pelos novos secretários, constatou-se que a sede na avenida do Boqueirão vinha prestando atendimento irrestrito a todos os casos que surgiam no portão de acesso, sem comprovação de baixa renda dos tutores por meio do Cadastro Único.
“Identificamos um problema grave no setor de recepção: havia um total descontrole de atendimentos, ausência absoluta de fluxo e regras de procedimento. Também não encontramos nenhum servidor disponível para atender a população”, disse o secretário da SEDA, Gabriel Gonçalves. “A desorganização que encontramos no atendimento, sem exigência de que a pessoa estivesse no Cadastro Único, vinha afetando diretamente a área de atendimento clínico e cirúrgico”. Porém, nenhum animal em estado grave teve atendimento negado nas últimas duas semanas, esclarece o secretário.
As mudanças já começaram: para que seus pets tenham direito ao atendimento veterinário gratuito, passa a ser exigida a apresentação do Cadastro Único como comprovante de baixa renda pelos tutores. Aqueles que ainda não possuem CadÚnico serão orientados pelos funcionários da SEDA e da Fundação Municipal de Saúde de Canoas a irem aos CRAS para realização do cadastro.
A desorganização no atendimento não foi o único obstáculo diagnosticado pela nova gestão da pasta. Além da falta de assistência clínica adequada, foram encontrados cavalos sem receber alfafa há 3 meses, inexistência de controle efetivo sobre o número de animais atendidos e submetidos a cirurgias – por conta de fichas de atendimento sem numeração e sem data, impedindo a identificação do mês e ano da realização dos procedimentos -, fossas entupidas e completo descaso com as fichas de atendimentos dos animais albergados no local, entre outros problemas.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC