Prefeitura na Rua faz mais de 230 atendimentos no Niterói
“Fã de carteirinha, principalmente pela transparência e pela humanização”. Assim, a cozinheira aposentada, Glória Judith Feldemann, 65 anos, descreve a sua felicidade com o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ao participar do Prefeitura na Rua, na Praça Dona Mocinha, no bairro Niterói. Durante o evento, realizado na manhã deste sábado (16), a moradora aproveitou também para receber a doação de uma muda de Cerejeira realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Assim como a dona Glória, muitas pessoas, da comunidade do bairro e localidades vizinhas, estavam empolgadas em poder falar com os representantes da atual administração municipal. Ao todo, o prefeito, vice-prefeito, subprefeita sudeste, secretários e coordenadores municipais realizaram 238 atendimentos. Além disso, foram registrados 68 atendimentos no CRAS Móvel, 98 na BiblioPraça e a doação de 50 mudas de árvores.
Morador do Centro de Canoas, o soldador Paulo Roberto Araújo da Silva, 57 anos, foi o primeiro atendimento do prefeito Jairo Jorge durante o Prefeitura na Rua no Niterói. “A gente não tem que ficar em casa reclamando, se temos essa ferramenta, temos que vir”, destaca Silva. Ele garante que costumava acompanhar o projeto em todos os bairros. Dos 300 eventos, na outra gestão, ele diz ter ido em quase 100 %. Quem também conversou com o prefeito foi a moradora de mais de 30 anos do Niterói, Janaína Motta Flores. “Com o Jairo, nós do povo estamos no poder”, comemora.
O prefeito Jairo Jorge começou a atender a comunidade logo após às 9 horas e estendeu-se até às 13 horas. “Peço paciência, pois pegamos a casa desorganizada. Mas, estamos todos trabalhando. Fui eleito para resolver os problemas e não ficar reclamando”, afirmou o prefeito. O chefe do Executivo destacou também que estará empenhado em abrir as UPAs nas ruas Primeiro de Maio, Caçapava e a UPA do Idoso, que precisa de uma reforma geral. Com energia, saúde, sabedoria, união do povo e fé vamos vencer essa crise e essa pandemia ”.
A subprefeita sudeste, Neuza Rufatto, considerou o Prefeitura na Rua fundamental para ouvir as demandas da comunidade e priorizar as pessoas. As secretarias da Educação e Saúde tiveram bastante procura. Busca por vagas para creche e pré-escola, assim como cirurgia geral e consultas para o cardiologista estiveram entre as principais solicitações.
Saiba mais:
- Após quatro anos, os moradores da cidade podem contar novamente com esse canal de comunicação direto da Prefeitura.
- Essa foi a edição nº 302 do Prefeitura na Rua, dando sequência ao programa que, entre 2008 e 2016, teve 300 edições.
- O programa Prefeitura na Rua foi retomado na semana passada no bairro Rio Branco e no próximo sábado vai atender o bairro Guajuviras.
- Devido à pandemia de COVID-19, foram seguidos todos os protocolos sanitários, como medição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e constante higienização das mesas e cadeiras de atendimento.
Fonte: Escritório de Comunicação da PMC
Foto: Alisson Moura
NOTA DO NOTÍCIAS DA ALDEIA
Eu, Marco Leite, sempre fui fã do Prefeitura na Rua, porém entendo que em tempos de pandemia e com uma economia de guerra, segundo o próprio prefeito Jairo Jorge declarou. As coisas deveriam ser mais transparentes e com maior segurança. Entendemos que a interação com a população se faz necessária e é salutar.
Mas o momento exige cuidados e sem mais dispêndios do erário. Esse dinheiro gasto com as estruturas poderia ter outros fins, para a Saúde, por exemplo, pois além da pandemia temos outras doenças e equipamentos precisando ser consertados.
Já sugerimos, através de matérias, do executivo usar estruturas prontas com ginásios, salões, até escolas para economizar e facilitar a triagem das pessoas, com isso os protocolos e cuidados para evitar a contaminação de Covid-19 seriam melhores.
Cabe aqui salientar que o Prefeitura na Rua é um bom programa do executivo, mas gostaríamos também de saber o percentual de demandas que são resolvidas. Foram até agora nas duas edições 371 atendimentos, se a Prefeitura tiver boa vontade que divulgue o que foi resolvido.