Dia da Primeira Vacina
Por Marco Leite
Hoje, em Canoas, vai acontecer a cerimônia da primeira pessoa a ser vacinada, será uma profissional do Hospital Universitário, ou Hospital Municipal de Canoas, é outra coisa que a política complicou, agora o Hospital tem dois nomes.
Vejo, por todo o País, shows para mostrar a arrancada da vacinação onde as doses chegam. É a era do Pavonismo na Pandemia.
Canoas irá dividir com mais 65 municípios cerca de 26 mil doses. Que serão distribuídas conforme a população da cidade, quero crer que chegaremos a ter no máximo umas 3 mil doses, mas claro que isso já é um começo.
A população ficou alegre com a promessa de 400 mil doses, mas o governo federal não permitiu que os municípios comprem doses, quem irá comprar e distribuir é o Ministério da Saúde e o SUS (o órgão que merece todos os aplausos). Fica o alerta, não prometa o que você não tem o controle.
Esperamos que a vacina, mesmo que pouca, seja um marco para a esperança de dias melhores e que os políticos sejam discretos. Pois essa vacina tem o dom, mesmo que eles não tomem, de transformar políticos em pavões, tucanos e aves de rapina esperando a oportunidade de voar como heróis de uma ação que não é deles. A vitória é da ciência e dos profissionais da saúde, esses sim uma “Fênix” que surge para dar alento e salvar muitas vidas.
Bem-vinda a vacina e que seja a esperança de muitas vidas salvas.