Fala Prefeitura | 19 de janeiro
Campanha de vacinação contra Covid começa em Canoas
O primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 chegou na tarde desta terça-feira (19) em Canoas. Um ato simbólico no Hospital Municipal (HU), a partir das 16h30, marcará o início da campanha de vacinação no município. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura.
Na ocasião, dois canoenses que pertencem aos grupos de risco prioritários do Plano Nacional de Imunização serão imunizados: uma técnica de enfermagem da linha de frente da Covid-19 e um idoso residente em instituição de longa permanência.
Guarda Municipal Presente intensifica enfrentamento ao furto e roubo de veículos
Trabalhar com inteligência, planejamento e de acordo com a análise de dados da criminalidade de Canoas. É dessa forma que a Operação Guarda Municipal Presente está auxiliando as forças de segurança no enfrentamento ao crime no município. A segunda edição da iniciativa aconteceu na tarde desta terça-feira (19), no bairro Marechal Rondon, onde foi registrada a maior incidência de furto e roubo de veículos em 2020, entre 12h e 14h.
Os dados são do Observatório de Segurança Pública de Canoas, que monitora os índices de criminalidade e identifica os locais e horários com maior incidência de determinado crime. O secretário da Segurança Pública (SMSP), delegado Emerson Wendt, afirma que a inteligência e a qualificação na análise de dados serão o foco do trabalho da Secretaria.
“Vamos conduzir todo nosso trabalho de combate ao crime, proporcionando mais proteção e segurança aos canoenses, de forma planejada, estratégica e com uma gestão mais inteligente dos nossos recursos a partir de uma análise mais qualificada dos dados da criminalidade de Canoas”, explica o delegado Emerson.
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, para a ação desta terça-feira, o efetivo contou com oito equipes, distribuídas em pontos estratégicos do bairro, onde as ocorrências de furto e roubo de veículos são mais frequentes. “A presença da Guarda no bairro já inibe a criminalidade e nosso objetivo é justamente proteger os canoenses, evitando que os delitos aconteçam”, destaca Martini.
Moradora de Canoas há mais de 30 anos, Aldenir de Souza Belíssimo afirma que faz caminhadas pela Praça Décio Rosa todos os dias e que quando viu a presença da Guarda Municipal ficou mais tranquila. “A gente se sente protegido só de saber que tem uma viatura por perto. Essa operação é uma excelente iniciativa da gestão, e nós, canoenses, agradecemos muito”, comenta.
Operação Guarda Municipal Presente
A Operação Guarda Municipal Presente é mais uma iniciativa da Secretaria da Segurança Pública de Canoas no combate ao crime. Lançada na última quinta-feira (14), na Praça do Avião, com a presença do prefeito Jairo Jorge, a Operação tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas do município e aumentar a proteção aos canoenses.
As operações devem acontecer toda a semana, em locais e horários com maiores índices de criminalidade.
Canoas reafirma a importância de integrar o Consórcio Pró-Sinos
A busca permanente da qualidade do consumo das águas é norteadora de um direito humano fundamental que anima a boa vida em sociedade. Com essa premissa, o secretário municipal de Meio Ambiente, Paulo Ritter, vai sugerir ao prefeito Jairo Jorge que assine a renovação do convênio com o Consórcio Pró-Sinos. “Esta integração aproxima os moradores, as Prefeituras e a recuperação sistêmica desta bacia hidrográfica tão importante para a qualidade de vida das cidades que a integram”, avalia Ritter.
Em reunião nesta terça (19), com o diretor geral e o diretor técnico do Consórcio, Luciano Machado e Hener de Souza Nunes Júnior, foi tratada a renovação do contrato para o ano de 2021. O Pró-Sinos existe para defender, ampliar e promover a interação, fortalecer e desenvolver a capacidade administrativa, técnica e financeira dos serviços públicos de saneamento básico nos municípios que o integram, como Canoas.
O Pró-Sinos também realiza estudos de natureza técnica e social nas áreas de meio ambiente e saneamento e desenvolve um programa permanente de educação ambiental.
“Pois o Pró-Sinos historicamente tem desenvolvido ações de parceria com os municípios que integram a Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos. Ações integradas e executivas do Comitê Sinos são fundamentais na qualidade da água, nas medidas de monitoramento e parceria de políticas públicas entre os municípios”, avalia Paulo Ritter.
Delegacias mais humanizadas para mulheres vítimas de violência
As canoenses vítimas de violência contam com apenas uma delegacia especializada no município, que funciona em horário restrito, mas podem contar também com a DPPA, que funciona 24h/dia.
“A delegacia da mulher de Canoas funciona apenas no horário comercial. Por isso, vim conhecer a DPPA e sua estrutura de atendimento às mulheres vítimas de violência”, explicou Vani Piovesan. Assim, nos finais de semana e nos horários não comerciais, as mulheres que precisam de amparo, podem buscar atendimento também na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), comandada pelo Delegado Mario Souza.
“Vi que aqui tem um bom trabalho, um trabalho humanizado de atendimento às mulheres na Sala Margarida, e o delegado se colocou prontamente à disposição para melhorar o atendimento”, relatou a coordenadora.
Atendimento
Toda mulher que precisar de atendimento pode contar tanto com a Delegacia da Mulher (R. Humaitá, 1120), em horário comercial, quanto com a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (Av. Dr. Sezefredo Azambuja Vieira, 2730), em qualquer horário.
Mutirão do CadÚnico faz mais de 1.500 atendimentos no bairro Guajuviras
O primeiro mutirão para cadastramento e atualização de dados para o Cadastro Único (CadÚnico) foi um sucesso. Nos dias 18 e 19 de janeiro, a equipe da Secretaria Municipal da Cidadania esteve em frente ao CRAS Guajuviras para auxiliar a população. No total, foram realizados 590 cadastros e 1.049 atendimentos para informações por telefone.
Segundo o secretário Paulo Bogado, a ação superou em muito as expectativas, e a equipe da Secretaria da Cidadania não poupou esforços para atender a todos. “Mais uma etapa das metas estipuladas pelo prefeito Jairo Jorge foi cumprida. Na semana que vem, faremos o mesmo trabalho no Bairro Niterói”, revelou.
A atualização dos dados cadastrais do CadÚnico são fundamentais para a população ter acesso a programas sociais como o Minha Casa Minha Vida, o Bolsa Família e o Tarifa Social de Energia Elétrica. Caso o cidadão não atualize seus dados, pode ter seu benefício bloqueado.
Outras edições
Além do bairro Guajuviras, serão realizados outros três mutirões. Nos dias 25 e 26 de janeiro, o mutirão será realizado no bairro Niterói; nos dias 8 e 9 de fevereiro, será no bairro Mathias Velho e nos dias 23 e 24 de fevereiro, no bairro Rio Branco.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC