Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Fala Prefeitura | 22 de Janeiro

Prefeitura na Rua deste sábado (23) estará no Guajuviras 

Guajuviras vai receber o Prefeitura na Rua neste sábado (23), das 9 às 12h.  A estrutura da PMC estará montada na Praça Antônio Carlos Viana. Esta será a edição 303 do projeto, que promove a comunicação direta entre a administração municipal e os canoenses.  

Prefeito, vice-prefeito, secretários e subprefeitos atenderão a população que comparecer ao local para levar suas reivindicações, críticas, sugestões e outras demandas. As inscrições para o atendimento, com prefeito ou secretários, é feita na hora, no local. 

Todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão aplicados, obrigatoriamente, nos encontros com a população. 

O que: Prefeitura na Rua 

Quando: Sábado (23/1), das 9h às 12h 

Local: Praça Antônio Carlos Viana 


Segurança dos trabalhadores canoenses ganha reforço da Guarda Municipal 

DSC00235.jpg

Os canoenses podem se deslocar ao trabalho com mais segurança a partir desta sexta-feira (22). Foi lançada a Operação Amanhecer Seguro, pela Guarda Municipal, que fará rondas em 18 locais estratégicos, como nas estações da Trensurb, paradas de ônibus e passarelas. A Operação vai acontecer de segunda a sexta-feira, a partir das 5h30, e contará com o monitoramento através das câmeras do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). 

A presença da Guarda Municipal nos pontos de deslocamento dos trabalhadores inibe, principalmente, o furto e roubo a pedestres. “A principal missão da Guarda é a prevenção à violência, por isso ela precisa estar presente no dia a dia dos canoenses, garantido a segurança da população”, destaca o secretário municipal da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt.  

Locais estratégicos 

Os 18 pontos foram escolhidos a partir de uma análise criteriosa dos locais com maior circulação de trabalhadores e os respectivos horários. “Com a presença da GM nesses locais, conseguimos inibir os delitos, oferecendo mais segurança aos trabalhadores. E é essa a nossa responsabilidade: proteger os canoenses”, ressalta o diretor da Guarda Municipal, Eder Martini. 

Essa é a segunda operação lançada pela Guarda Municipal na atual gestão. A primeira foi a Operação Guarda Municipal Presente, que tem o objetivo de coibir delitos em regiões estratégicas do município a partir da análise de dados da criminalidade de Canoas. 

A presença da Guarda Municipal entre a parada de ônibus da avenida Victor Barreto e a estação Canoas/LaSalle foi motivo de comemoração para os trabalhadores que passam pelo local todos os dias. Josiane dos Santos, que se desloca do bairro Guajuviras para o Rio Branco, relata já ter visto assaltos. “Não faz muitos dias, um homem de bicicleta passou e puxou a bolsa de uma mulher que estava esperando o ônibus. Com a Guarda Municipal aqui, essas pessoas não vão ter coragem de assaltar os trabalhadores”, relata Josiane.  

O mesmo trajeto é realizado por Joisemara Serra de Aguiar, que cobra uma ação permanente da Guarda Municipal. “Precisamos dessa segurança todos os dias, espero que a Operação seja realizada sempre e, caso continue, só temos a agradecer e parabenizar a atual gestão pela iniciativa”, diz.  

Também quem trabalha nos locais em que a ronda será realizada se beneficia. O taxista Luis Carlos Santos dos Santos, com ponto na entrada do Calçadão, revela que os taxistas convivem com o medo diário de assaltos. “Ter uma viatura da Guarda Municipal bem em frente ao meu carro é uma alegria”, comemora. 


Cultura conversa com lideranças do movimento tradicionalista 

Reuniao_Matheus_Tomaz-1 (1).jpg

Recursos para a busca da Chama Crioula, a cedência de um espaço e o apoio para a realização do Congresso Tradicionalista 2022. Esses três projetos foram apresentados pelo coordenador da 12ª Região Tradicionalista, Fabiano Vencato, durante reunião com a Secretaria Municipal de Cultura. O encontro, realizado nesta sexta-feira no auditório Sady Schivitz do Paço Municipal, contou com representantes de entidades gaúchas da cidade. 

“Temos grande esperança que possa ocorrer a Semana Farroupilha ainda em 2021. Acreditamos que, com a vacina, os eventos voltem a acontecer no segundo semestre”, pontuou Vencato. A próxima coordenadora da 12ª Região Tradicionalista, Márcia Monteiro, que vai assumir o cargo no dia 1º de março, também participou do encontro. Ela é representante do Centro de Pesquisa da Cultura Gaúcha (CPCG), Gerciliano Alves de Oliveira. 

O secretário municipal de Cultura, Pinheiro Neto, irá analisar as solicitações apresentadas na reunião. “Sou apaixonado pela nossa cultura e o que ela representa. Tenho certeza que Canoas será referência da nossa tradição”, salientou Pinheiro Neto. 

Saiba mais: 
A 12ª Região Tradicionalista é composta por representantes das cidades de Canoas, Nova Santa Rita, Esteio, Sapucaia do Sul e São Leopoldo. 


Prefeitura esclarece sobre o terreno da Havan 

Está circulando no Twitter um boato de que a Prefeitura de Canoas teria doado a área na avenida Farroupilha para a Havan construir sua loja. É falso. A Havan comprou o terreno de particulares. Também especulam sobre questões ambientais que impediriam o empreendimento. É falso também. A análise dos estudos encaminhados para o licenciamento do local onde a Havan pretende implantar uma unidade, na avenida Farroupilha, não indicou a existência de arroios, tampouco nascentes no local. 

“Podemos ter segurança absoluta, técnica, de que naquela área não há nascentes”, garante o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter. O licenciamento ambiental prévio foi expedido há quase um ano e quaisquer intervenções no local deverão ocorrer em acordo com a legislação ambiental vigente. 


Administração limpa garagem e almoxarifado da Defesa Civil 

Imagem_Antes_Depois_1000x660px.jpg

Uma ação de organização e limpeza garantiu um novo visual para a garagem e o almoxarifado da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. O serviço foi realizado nesta quinta-feira (21), pela equipe da Subprefeitura Centro. O espaço, localizado na Avenida Guilherme Schell, no Centro da cidade, é utilizado para o depósito de Equipamentos de Proteção Individual, como botas, capas de chuva, capacetes, lonas, entre outros materiais. Além disso, no mesmo local, também ficam guardados o caminhão e a lancha de trabalho da Defesa Civil. 

O coordenador da Defesa Civil, Igor Silveira de Souza, destacou que o almoxarifado precisava com urgência de limpeza e organização. “Quando chegamos ao local, nesta nova gestão da Prefeitura, nos deparamos com um ambiente hostil, com insetos e roedores”, denunciou Souza. A subprefeita Centro, Ana Moraes lembrou que “esse foi mais um trabalho contribuindo para a limpeza e a revitalização da Defesa Civil”. 


Niterói receberá mutirão do CadÚnico para as famílias atualizarem cadastro

Manter os dados atualizados no Cadastro Único – o CadÚnico – é fundamental para o cidadão ter acesso a programas sociais.
Para orientar a população que necessita desses programas, a Secretaria Municipal da Cidadania realizará um mutirão para auxiliar no preenchimento do cadastro e apresentação de documentos. Será nos dias 25 e 26 de janeiro, das 9h às 17h, na Praça da Juventude João de Barro.

“Quem deve estar inscrito no Cadastro CadÚnico são as famílias de baixa renda, que são aquelas que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou que ganham até 3 salários mínimos de renda mensal total”, explica o secretário Paulo Bogado.

O CadÚnico dá acesso a programas sociais como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família e Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.

A primeira edição do mutirão ocorreu nos dias 18 e 19, no bairro Guajuviras. Foram realizados mais de 1.500 atendimentos.

Requisitos / Documentos necessários

O Responsável Familiar (aquele que presta as informações sobre a família) deve ter no mínimo 16 anos.
Pelo responsável familiar, devem ser apresentados, ao menos, o CPF ou o Título de Eleitor. Os demais membros do grupo familiar devem apresentar, no mínimo, um dos documentos abaixo:

– RG, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento ou Casamento.

Outras edições

Além do bairro Niterói, serão realizados outros dois mutirões. Nos dias 8 e 9 de fevereiro, no bairro Mathias Velho, e 23 e 24 de fevereiro no bairro Rio Branco.

Fonte Escritório de Comunicação – PMC 

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*