Eu sou contra a falta de qualificação
Por Viúva Negra
Hoje tem estreia no Noticias da Aldeia/Limoeiro, é a colunista Viúva Negra, ela está do seu lado meu caro político. Portanto fique atento, ela está ligada em tudo que você está fazendo e pensando. É uma heroína a serviço dos moradores de Gotham City. O Yellow City Hall e a Távola Redonda nunca mais serão os mesmos com a chegada dela.
Acompanhando as falas do Prefeito eleito de que haverá redução na quantidade de CC’s no quadro, leio sobre a nova movimentação que está sendo tentada na Câmara de Vereadores de Canoas para também reduzir esses cargos no Legislativo.
Embora a população veja com bons olhos essas reduções de despesas e exista um ranço entre CC’s e Funcionários, sempre se faz necessário uma análise sobre a real necessidade e função de todos, antes de simplesmente passarmos uma tesoura no quadro.
Sempre corremos o risco de inimizades com nossos vizinhos quando vamos falar do Funcionalismo Público. Como sempre são as reclamações que se destacam, a população não enxerga o que funciona e reclama do Funcionário que muitas vezes é a “ponta da lança” de um sistema que não se moderniza e se torna arcaico e lento. As Prefeituras costumam dificultar até para receber pagamentos e desculpa que antes era o “sistema” agora virou a pandemia. A valorização do Funcionário Público não é somente renda. Passa por Concursos com níveis de exigência maiores para reformar o quadro e não apenas renovar; melhoria das condições de trabalho para os que já estão e qualificação desses; melhoria do ambiente de trabalho e um plano de carreira que valorize essa qualificação, não é justo que uma concursada como auxiliar de creche estude até a pós graduação e não seja aproveita e cargos mais elevados. Não é justo para a nossa população esse desperdício de mão de obra qualificada.
O assunto curioso são os CC’s; uma ferramenta que deveria ser usada para suprir o atendimento deficitário ocasionado pelos problemas já citados. No final são apenas moedas de barganha. Começando pelos Secretários e descendo, baixamos na maioria também, a qualificação. Lendas urbanas de pessoas que ao serem apresentadas para a sua mesa e o computador, após 5 min. se levantaram e foram embora sem nem ligar a máquina. Alguns não sabem fazer um relatório. Elaborar um Projeto nem pensar. São poucos que se qualificam nos quatro anos de trabalho e alimentam o ranço dos Funcionários e da População. Também deveriam ser fiscalizados quanto a qualidade do serviço prestado, mas fiscalizados por quem? Pelos que o indicam e nomeiam.
Não sou contra Funcionários Públicos e nem contra os CC’s; embora não me agrade, também não sou contra as alianças feitas com esses cargos. Eu sou contra a falta de qualificação de todos, a falta de comprometimento dos que desaparecem ou fazem terra arrasada em final de mandato. Por favor, são 4 anos ganhando um bom salário e pelo menos um EJA o cara tem que fazer. Os senhores Vereadores não precisam as leis, basta não nomear ou pelo menos melhorar a indicação. A responsabilidade não pode apenas ser do Prefeito, seus Secretários e Vereadores, mas de todos os envolvidos desde o Varredor de rua, Funcionários, CC’s ou Terceirizados. Infelizmente falta muito para alcançarmos esse estágio, talvez somente os netos de nossos netos consigam.