Apesar da tempestade…
Por Marco Leite
…o avião ✈️ que está encostado no INSS, por muito anos, não levantou voo. Segue firme em seu solo sagrado e fazendo a fama de nossa Aldeia, como a cidade do avião.
Vocês sabiam que Canoas já foi a cidade dormitório?
Sim, durante muito tempo as pessoas moravam em Canoas e trabalhavam na capital Porto Alegre, saiam pela manhã e só retornavam a noite para dormir. Com o tempo isso foi mudando e ontem a Política da Aldeia custou a dormir, teve uma sessão “extraordinária”, convocada pelo executivo, que durou 12 horas e foi até às 3 horas da madrugada de hoje. Teve até jogo de cena, com vereador fechando a porta do gabinete e mostrando que trabalha.
Mas para que perder tanto tempo?
Após várias quedas na transmissão pela Internet, a sessão que por regra tem que ser pública, foi feita às escuras. Talvez para combinar com a noite. Todos os oito projetos do Executivo foram aprovados, então porque perder tempo em um jogo de cartas marcadas?
Vão lá, aprovem e vão para casa descansar.
Teve, por exemplo, o pedido de reposição de 4,53% para todo o quadro do Executivo, mas que em mais um jogo de marketing em meio a votação, o prefeito abriu mão do aumento e estendendo isso aos secretários, diretores e demais cargos em comissão. Ficando assim a reposição somente para os funcionários de carreira e concursados, que serão pagos em quatro vezes ao longo de 2021.
Também foi autorizada a abertura de crédito especial no Orçamento do Município no valor de R$ 6,6 milhões para a Secretaria Municipal da Saúde.
O governo também foi autorizado a fazer saques no fundo de pensão dos servidores municipais, caso isso for preciso. E pagar quando puder, ou com diz no projeto: “uma compensação futura”. Vale lembrar, que mexer nesse fundo não é a primeira vez que acontece.
Outro projeto aprovado foi um proposta, indecente, de parcelamento das dívidas que o Município tem com seus fornecedores e prestadores de serviços. É um convite ao calote a longo prazo, ou você aceita, ou entra na justiça. Algumas dívidas serão paga em até quatro anos, mas o fornecedor já emitiu a nota e o fisco do Município já recebeu e agora propõem o parcelamento, realmente o mundo é dos espertos.
Mas nada me surpreendeu mais, que o edil se despedindo do trabalho às 3 horas da madrugada, como se fosse pegar o avião ✈️ da praça e que insiste em se manter firme no chão.
Bom dia para a Cidade do Avião aposentado.