Norma técnica define prioridade na vacinação dos profissionais da saúde
Para dar mais transparência ao processo de imunização contra a Covid-19 e evitar que pessoas fora dos grupos prioritários sejam vacinados, os municípios deverão seguir uma lista com a ordem dos profissionais de saúde que devem receber as doses primeiro. As orientações constam em uma norma técnica emitida na quarta-feira (27) pelo governo do Estado e pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS).
O documento especifica 12 níveis de prioridade, de acordo com o grau de exposição das equipes ao coronavírus. A medida se deve ao fato de o número de vacinas ainda ser menor do que o de profissionais que precisam ser imunizados, mas todos os trabalhadores da saúde serão imunizados. “É uma nota técnica orientativa que deverá ser seguida por todo o Estado. Fica muito clara a população que deve ser vacinada”, explica o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, que também é presidente do COSEMS-RS.
Em primeiro lugar estão as equipes volantes de vacinadores. Depois, os profissionais de linha de frente da Covid nas unidades e centros de tratamento intensivo (UTI e CTI), nas redes de urgência e emergência e, depois, nas unidades de internação clínica. Nesses locais estão inseridos os profissionais de higienização, funcionários administrativos e motoristas.
A lista segue com os ambulatórios exclusivos ou preferenciais para Covid-19. Em seguida, os coletadores de exames para o coronavírus (swab), ambulatório de demanda espontânea, ambulatórios de doenças respiratórias e serviços que prestam atendimento a pacientes de câncer e hemodiálise, área não Covid de hospitais e demais hospitais (que não atendem casos da doença). Por último, o setor privado da saúde (clínicas, consultórios, laboratórios, farmácias, profissionais liberais).
No bairro Niterói, Prefeito Presente atende a chamados da população
O prefeito Jairo Jorge foi conferir pessoalmente os locais que os moradores do bairro Niterói elegeram, em mais uma edição do Prefeito Presente. Junto com secretários e assessores, o prefeito partiu da Subprefeitura Sudeste, na tarde desta sexta-feira (29), e percorreu ruas, unidades de saúde e outros equipamentos públicos. Moradores da região também foram atendidos.
UBS Niterói – a prefeitura vai colocar um toldo para unir os dois conjuntos que formam a Unidade, para que as pessoas aguardem atendimento protegidas do sol e da chuva
UBS Concoban – Prefeito inspecionou todas as salas da Unidade e reconheceu que a estrutura está precária, o que restringe o atendimento. Há problemas de infiltração no teto; o sistema de controle de estoque de medicamentos e materiais não está funcionando. O prédio é antigo. A prefeitura planeja construir uma unidade nova.
Farmácia Niterói – Precisa ser informatizada. Há tempos convive com a falta de medicamentos. Já chegaram a faltar 20 medicamentos.
UBS Nova Niterói – O prédio é novo, inaugurado em dezembro/20, porém não possui mobiliário para receber os pacientes. “Não adianta ter prédio e não ter móveis”, disse Jairo Jorge. Também necessita a contratação de seis médicos.
Rua Júlio de Castilhos – Calçamento e revitalização da rua. Calçadas, parklet, acostamentos. O prefeito determinou à secretaria de Desenvolvimento Econômico verificar a possibilidade de novo projeto para os parklets. A Secretária Simone Sabin vai se reunir com os comerciantes da rua para tratar do assunto. Estudar a possibilidade de substituição do material das calçadas.
Rua Alegrete – A rua apresenta buracos e o asfalto cedeu, na altura do nº 515. A prefeitura chamará a Corsan para verificar.
Esquina da Rua Concórdia com a Rua Itália – Boca de Lobo com problemas, emite forte cheiro de esgoto e tem alagamentos desde 2019. O prefeito chamará a Corsan para verificar. “A Corsan tem a concessão, os moradores pagam o imposto. A Corsan tem que resolver”, disse Jairo Jorge.
Estação Niterói – moradores reclamam que precisam da integração dos trens com os ônibus, que afeta inclusive o comércio local. Prefeito conversou com usuários dos trens e vai encaminhar estudo de viabilidade para o retorno da integração.
Canoas participa de seminário sobre Parcerias e Concessões promovido pela FNP
A Frente Nacional de Prefeitos, em parceria com a Houer Academy, realizou nesta semana uma série de painéis para os novos prefeitos que tomaram posse em 2021. Nesses cinco dias, foram debatidos diversos temas, especialmente como administrar as cidades em um cenário de baixa arrecadação, em razão do impacto que a pandemia causa na economia.
As concessões e parcerias público-privadas são uma forma de garantir o investimento e a qualidade dos serviços prestados, sem comprometer as finanças municipais. Luís Rogério Link explicou como essas parcerias serão desenvolvidas em Canoas, iniciando o planejamento já nos 100 primeiros dias de gestão. “Apresentamos quatro projetos de PPP’s: um na área de mobilidade urbana, um de iluminação pública, um na área hospitalar e outro na área de resíduos sólidos urbanos”, relatou o assessor. Link ainda destacou que o prefeito Jairo Jorge é um entusiasta em processos e projetos inovadores com foco na área de tecnologia para benefício dos cidadãos.
Prefeitura na Rua deste sábado (30) estará no Mathias Velho
Mathias Velho vai receber o Prefeitura na Rua neste sábado (30), das 9 às 12h. A estrutura da PMC estará montada na Praça PIO X. Esta será a edição 304 do projeto, que promove a comunicação direta entre a administração municipal e os canoenses.
Prefeito, vice-prefeito, secretários e subprefeitos atenderão a população que comparecer ao local para levar suas reivindicações, críticas, sugestões e outras demandas. As inscrições para o atendimento, com prefeito ou secretários, é feita na hora, no local.
Todos os protocolos sanitários de prevenção à COVID-19 serão aplicados, obrigatoriamente, nos encontros com a população.
O que: Prefeitura na Rua
Quando: Sábado (30/1), das 9h às 12h
Local: Praça PIO X
Defesa Civil alerta para previsão de ciclone
Um novo ciclone pode formar-se neste final de semana, entre a tarde de sábado (30) e a madrugada de domingo (31), em Canoas. O alerta é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Sábado (30), tem previsão de temporais de curta duração na parte da tarde. No domingo (31), há possibilidade de chuva mais generalizada a qualquer hora.
“Chuva e ventos fortes também estão previstos para o domingo”, destaca o coordenador municipal da Defesa Civil, Igor Silveira de Sousa. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 99322.5764.
Diversidade e Saúde se unem para ampliar o atendimento aos transsexuais
No dia 29 de janeiro, celebramos o Dia Nacional da Visibilidade Trans. A data tem como objetivo promover reflexões sobre a cidadania das pessoas transexuais, travestis e não-binárias.
Atualmente, para atender a esse público na rede de saúde, Canoas conta com o Ambulatório T, que é um Centro Especializado na Saúde LGBTQI+. A unidade conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, psicólogo, psiquiatra, enfermeiro e assistente social, que são responsáveis pelo acompanhamento pré e pós operatório e hormonoterapia.
Assim, a Coordenadoria das Diversidades de Canoas em parceria com o Ambulatório T estudam atualmente uma nova gestão do fluxo de atendimento, a fim de facilitar o acesso a estes serviços e qualificar ainda mais o atendimento à comunidade LGBTQI+. “A ampliação do serviço, além de fortalecer o acolhimento e acesso à atenção básica, é importante para qualificar ainda mais o atendimento. Precisamos unir esforços para atendimento qualificado em todas as áreas. Queremos crescer sempre, atendendo às demandas”, destacou a psicóloga do ambulatório T, Jaqueline da Silveira Batista.
O ambulatório T é referência na região, atendendo atualmente 116 pessoas.
O Ambulatório LGBT está localizado na Rua Brasil, 438 – junto ao Centro de Especialidades Médicas.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC