“Fora da escola não pode”, Canoas busca recuperar alunos que deixaram de frequentar as aulas
Para garantir o acesso, a permanência e a aprendizagem das crianças e adolescentes que estão fora da escola, e preservar seu direito à educação, a Secretaria Municipal de Educação (SME) resgata o projeto Busca ativa: fora da escola não pode, uma iniciativa da Unicef.
Em Canoas, um comitê intersetorial foi formado para alinhar estratégias e mecanismos de prevenção à evasão escolar. “Consiste numa rede de identificação, conhecimento, encaminhamento e acompanhamento dessas crianças e adolescentes, pelos nossos equipamentos públicos, sejam eles na área da Educação, da Assistência, da Cidadania, Segurança e Saúde”, explica Gisele Bervig Martins, coordenadora operacional do projeto Busca ativa na Prefeitura de Canoas.
Em reunião no último dia 21, coordenada pela secretária-adjunta de Educação, Cinara Portela de Souza, e equipe da SME, foi firmada a adesão ao programa e formado o comitê, que terá gestão conjunta da SME, Secretaria Municipal de Cidadania, Secretaria Municipal de Segurança Pública e Secretaria Municipal de Saúde.
Evasão escolar em Canoas, no final de 2019:
Fundamental regular: 485 alunos evadidos, representa 1,66% de evasão.
Fundamental EJA: 521 alunos evadidos, representa 11,58% de evasão.
Rede municipal (EJA + regular): 1006 alunos evadidos, o que representa 2,98%
Os dados são de 2019 e ainda estão sendo atualizados, mas a SME avalia que a pandemia de Covid-19 causou um forte impacto no abandono escolar, além do aumento da violência doméstica e vulnerabilidade social. “Hoje, mais do que nunca, em função do momento pandêmico, essa união de sistemas é fundamental nessa rede de proteção”, garante Gisele.
A proposta da UNICEF visa garantir que a criança esteja na escola e aprendendo a partir dos quatro anos de idade. O município de Canoas já havia aderido ao projeto, no entanto, permaneceu estagnado com a expansão da pandemia de Covid-19. A SME propõe agora o engajamento nas ações estabelecendo as parcerias, na busca dos menores em abandono escolar, prevenção à violência, distorção idade-ano, oferta educacional, aspectos socioeconômicos e pedagógicos envolvidos no contexto.
Na reunião para aderir ao programa, foi apresentado o plano de enfrentamento, a funcionalidade da plataforma e a formação do comitê gestor e grupo de campo, com representantes das entidades, e o fluxo do projeto. Participam do comitê as entidades:
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Segurança Pública
Secretaria Municipal de Cidadania
Secretaria Municipal da Saúde
Sindicato dos Municipários de Canoas
Sindicato dos Professores de Canoas
Conselho Municipal de Educação de Canoas
Secretaria de Relações Comunitárias
Coordenadoria da Juventude
Coordenadoria da Mulher
Promotoria Pública
Guarda Municipal
Conselho Tutelar
Escritório de Comunicação – PMC