Canoas terá mais 25 leitos de UTI Covid-19
O município passará a contar com 25 novos leitos de UTI Covid-19 nos próximos dias. Do total, 10 serão disponibilizados no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e 15 no Hospital Universitário (HU). Com esse acréscimo, o número de leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes com coronavírus passará de 49 para 74.
Os novos leitos no HNSG serão inaugurados nesta sexta-feira (5), enquanto os do HU devem começar a funcionar na próxima semana. Recentemente, em 27 de janeiro, a capacidade da rede hospitalar de Canoas para casos de Covid-19 já havia passado por uma ampliação, com a abertura de seis novos leitos de UTI e nove de enfermaria no Hospital de Pronto Socorro (HPSC). Na ocasião, o número de leitos de enfermaria para pacientes com coronavírus, utilizados para retaguarda das áreas da emergência, UTI e internação, aumentou de 70 para 79.
Para reforçar o atendimento e viabilizar a abertura de novos leitos foram contratados profissionais de saúde, entre eles médicos e equipes de enfermagem. Os equipamentos instalados são provenientes do governo do Estado e das próprias instituições hospitalares. “A abertura desses leitos se deve ao esforço do município juntamente com os hospitais locais, com o apoio também do governo do Estado e do Ministério da Saúde. Uma mobilização em tempo recorde para que pudéssemos ampliar um quantitativo de leitos significativo em um curto espaço de tempo”, ressalta o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos.
Em cinco dias, mais de mil toneladas de material são retiradas das ruas do Mathias Velho
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos divulgou o saldo final de cinco dias de trabalho do Choque de Limpeza no bairro Mathias Velho, de 26 a 31 de janeiro. Foram realizadas roçada e capina numa extensão de 87,566 Km. As equipes recolheram 146 cargas de material, equivalentes a 1.186 toneladas, aproximadamente. Predominou material misto, com 121 cargas e 1.497 metros cúbicos ou 973 toneladas. Vegetação e madeiras renderam 22 cargas, num total de 290 metros cúbicos, ou 189 toneladas.
Canoas mais iluminada
Ainda no período de 25 a 31 de janeiro, foram realizadas vistorias noturnas em pontos apagados no bairro Mathias Velho e realizadas as manutenções necessárias. Ao todo, foram recuperados 416 pontos e trocadas 316 lâmpadas. Também as praças do bairro passaram por revisões gerais.
Prefeitura e OAB Canoas buscam soluções para coibir a exploração de animais em carroças
Para substituir a circulação de carroças no município e coibir a exploração animal no transporte de cargas e de passageiros, a Prefeitura de Canoas recebeu a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Canoas, Ana Maria Mattielo, e os membros da Comissão de Defesa dos Animais da entidade, os secretários Gabriel Gonçalves e Fabiane Tomazi Borba.
De acordo com o presidente da Comissão, Jaime Valverdu, a preocupação da OAB é com a aplicação das normas do Programa de Redução Gradativa de Veículos de Tração Animal (VTA), criado por Lei em 2018. “Canoas tem um problema sério em relação à exploração de animais para o transporte e, mesmo com a Lei, há impunidade em relação aos maus-tratos. Precisamos criar ferramentas para que as regras sejam cumpridas, esse é o objetivo da OAB nessa aproximação com a Prefeitura”, afirma.
Para o secretário da Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, o problema é complexo, pois vai além dos maus-tratos aos animais. “Envolve questões sociais, pela vulnerabilidade das famílias e pela presença de crianças nas carroças; problemas na mobilidade urbana, já que há o deslocamento desses veículos pelas principais vias de Canoas, sobretudo, nos viadutos, o que atrapalha o trânsito; e de segurança, pois alguns equinos são sublocados e as carroças utilizadas para delitos durante a madrugada”, pontua o delegado.
Medidas pedagógicas
Para solucionar o problema, a Prefeitura já vem trabalhando de forma interdisciplinar, com um plano de ação que envolve, além da Segurança Pública, as secretarias dos Direitos dos Animais, de Meio Ambiente, de Transportes e Mobilidade, da Cidadania e a Procuradoria-Geral do Município. “Para resolver o impasse, estamos desenvolvendo uma política pública responsável tanto na proteção e defesa animal, quanto na alternativa oferecida aos carroceiros”, explica o titular da Secretaria Extraordinária dos Direitos dos Animais, Gabriel Gonçalves da Silva.
O plano elaborado pela SEDA engloba o mapeamento das famílias e unidades de carroças existentes no município, oferta de cursos profissionalizantes para inserção do carroceiro e dos integrantes das famílias no mercado de trabalho e ações pedagógicas de conscientização, entre outras medidas.
O secretário de Transportes e Mobilidade, José Francisco Nunes, esclareceu que a secretaria não pode agir sozinha e apreender os veículos de tração animal sem que haja uma política pública em prol das famílias que necessitam das carroças e dos cavalos para sobreviver.
Na reunião, ficou acordado que algumas medidas serão tomadas de forma mais urgente, como a proibição da circulação de carroças nos viadutos, ação pedagógica e cadastramento dos carroceiros e a retomada de blitz para coibir a circulação de carroças nas vias públicas.
Fonte: Escritório de Comunicação – PMC