Faxina e onde cair vivo.
Por Marco Leite
São 5h30 da matina, hoje é dia de faxina aqui em casa. Eu particularmente odeio faxinar a casa 🏠, mas é preciso fazer, pois uma casa suja acaba por entupir os caminhos para a água escoar, gera lixo 💆 que atrai insetos e outros animais peçonhentos.
O novo prefeito de Canoas é muito bom de faxina, nosso homem-elétrico, gosta de dar choque e o principal deles é o choque de limpeza. Todos os dias temos notícias de toneladas de lixo 🗑 recolhidos de nossas ruas e vilas. E a cada limpeza, vem um antes e depois com direito a poses nas redes sociais, afinal é preciso estar presente. Mas muito mais que isso é controlar os alagamentos, pois o Prefeito dá muito azar com às chuvas ☔, sempre que ele está no comando o tempo não ajuda e é um temporal atrás do outro, portanto se a “casa” não estiver limpa a água tende a empossar, manter a cidade limpa é essencial, pois a cidade é nossa casa pelo lado de fora.
NOVOS LEITOS e REFAP
Nosso Alcaide colocou em suas redes sociais:
“Na reunião com o governador Eduardo Leite em Porto Alegre, tratamos sobre o futuro da Refap, alterações no Modelo de Distanciamento Controlado, novos leitos de UTI Covid para Canoas, vacinação dos professores da rede pública municipal e a integração dos ônibus com a Trensurb. Tenho uma avaliação muito positiva da gestão do governador e ele terá Canoas como parceira sempre. Juntos vamos trabalhar pelo desenvolvimento de nossa cidade. Obrigado pelo encontro produtivo, Eduardo Leite!”
A questão dos novos leitos, são 25 a mais de UTI Covid-19, elevando para 74, segundo o governo municipal publicou em seu site e em alguns órgãos de imprensa de seu interesse.
Sobre o “modelo controlado”, muito pouco tem sido feito de fato, alertas nas redes sociais e o aumento da testagem. Mas as mortes insistem em ficar em três diárias, em poucos dias vamos atingir 100 mortes apenas em 2021, a pandemia está muito presente entre nós, então o aumento dos leitos é um alento para quem ficar doente 😷. Vamos ter onde cair vivo, porque não deve ser nada bom perecer a espera de leitos. Ainda mais que estamos ajudando os estados do norte do País trazendo alguns pacientes de Covid-19, afinal é preciso ajudar quem não tem onde cair vivo.
Que a reunião com o Governador traga mais novidades, quando a Refap, ela já está vendida, será da iniciativa privada e o governo municipal pouco poderá fazer. A queda de arrecadação até agora não aconteceu, e talvez não aconteça.
Nossa preocupação é a questão do “foco”, é preciso estar presente na saúde da cidade, não é o momento de brincar de “trenzinho aéreo”. Estamos entrando em um colapso do transporte público e o governo dando dinheiro para uma empresa caloteira que não honra seus compromissos com seus profissionais.
Bom, vou limpar a casa, pois uma casa 🏠 limpa é agradável de ficar, afinal nos sentimos confinados, como no BBB, a nova forma de comunicação do governo. Tomara que a gente não vá para o paredão da Saúde, do Transporte, dos Algamentos, entre outros setores.
Afinal, não quero sair de minha casa e encontrar sujeira pelo lado de fora. A cidade, se possível limpa, é nossa casa 🏠 pelo lado de fora.
Bom dia para todos.