Ego processual
Por Marco Leite
É incrível a capacidade do ser humano em não gostar de receber críticas, eu mesmo sou assim. Mas, se seu ego não gosta de se molhar, não entre na chuva ☔ torrencial e concorra a qualquer cargo eletivo. Vejam o exemplo, aliás exemplar, o João Dória Calça Apertada ele é ofendido, verbalmente, até em sua masculinidade é chamado de playboy a todo momento e, segue impassivelmente altivo. O Calça Apertada sabe ser um governante e receber críticas, também deve ter inúmeros processos como todos tem, alguns inclusive batem recordes.
Mas o político da Calça Apertada vive tranquilamente com seu super ego, sem deixar de falar com a imprensa, ou falar só com a que lhe afaga. Muito pelo contrário, o Calça Apertada gosta e sabe lidar com a crítica e dela se abastece para melhorar.
Aqui na Aldeia é diferente, o sistema é ditatorial, da fuga às críticas, da falta de respostas e chega ao desrespeito de querer processar jornalistas que o criticam. Falar a verdade dói em alguns. Ser contrariado é tido como ofensa e mexe com o ego processual de políticos comunicadores e midiáticos.
Calar a voz de quem crítica é a forma de um sistema de ditadura não tão distante, eu era moço e vi essa história. Pelo menos os militares não eram hipócritas, calavam e mostravam abertamente o que faziam. Mas a ditadura de forma velada e disfarçada de populista é sem dúvida nenhuma a pior delas.
O ego que quer amordaçar persegue quem não lhe agrada, usa da justiça e outros meios contra os que não são seus “parças”.
O Ego processual não assusta quem escreve a verdade, que venham as Atas Notariais e ações, afinal quem faz sabe o que é processos.
Só não pode calar a voz de quem a verdade fala!