Uma alternativa artística em meio a pandemia
Por Patrícia Marantes
Há 16 anos trabalho com o que mais amo: crianças e Arte. Com sede no colégio Maria Auxiliadora a Oficina de Arte , desde 2005 , desenvolvo um trabalho focado em técnicas de desenho, de pintura em tela , artesanato e ensino da Arte.
Em março de 2020 encerramos nossas aulas em função da pandemia do Coronavírus.
Em Novembro senti que havia chegado o momento certo para retomar as atividades em um novo espaço, independente e com estrutura necessária para receber os alunos com todos os cuidados diante da atual situação.
Com o isolamento social e todas as mudanças de rotina, é comum que apareçam sentimentos de insegurança, apreensão e ansiedade. E não é diferente com as crianças: a pandemia pode ter consequências graves para a saúde mental dos pequenos. Segundo especialistas , a incerteza da situação pode causar um estresse que tem potencial de afetar gravemente a saúde mental das crianças, causando
problemas comportamentais a longo prazo, por conta da dificuldade de processar a situação atual com toda a insegurança e a tensão sobre o que vai acontecer a seguir. O desenvolvimento de habilidades socioemocionais também pode ser prejudicado.
Neste contexto a Arte é uma grande aliada neste processo de retomada à nova realidade. As crianças, com idade entre 4 e 14 anos, chegam muito ansiosos por esse contato, mesmo com distanciamento, uso de máscara e em turmas de no máximo 5 alunos. Acredito que esse contato com as cores, tintas e imagens possa amenizar a insegurança e o medo causado por esse vírus.
Onde fica a Oficina de Arte?
Rua Dr. Barcelos 2451, sala 303
CENTRO – CANOAS
Próximo ao Canoas Shopping.
Telefone: +55 51 8176-8345
Educadora artística, pós- graduada em Ensino da Arte.