Categorias

Most Viewed Posts

Header Ad

Categories

  • Nenhuma categoria

Most Popular

Most Viewed

Sorry! Try with valid API key.

Como era previsto, não foi por falta de avisos, a conta chegou.

Por Marco Leite

O governo do Estado em um mapa preliminar colocou Canoas e outras regiões em Bandeira Preta.  

Ontem à noite, o prefeito o prefeito Jairo Jorge (PSD), foi para as redes sociais anunciar medidas de ação da cidade para enfrentar esse momento anunciado, Canoas está em Bandeira Preta na pandemia do novo coronavírus.

SEM PREFEITURA NA RUA

Em um primeiro momento foi anunciado à suspensão, hoje, do Prefeitura na Rua que seria realizada no Guajuviras. Ato que nem deveria estar acontecendo, pois era até um mau exemplo das autoridades, aglomerar pessoas em praças públicas em tempos tão difíceis. Jairo disse em sua live que: “Nossa missão neste sábado será a vacinação dos idosos em sistema drive-thru no Parque Eduardo Gomes”, e com isso anunciou o cancelamento.

SEGUIR O GOVERNO DO ESTADO

O Executivo vai seguir no modelo de cogestão de Distanciamento Controlado do Estado, com isso adotará as restrições típicas da bandeira vermelha. Mas, o governado Eduardo Leite, também em live, falou que vai conversar com os prefeitos e, na segunda-feira (22), sugerir a suspensão da cogestão até uma avaliação mais detalhada da situação. Segundo o governador, “a ocupação está próxima do limite. Nunca tivemos tantas regiões e tanta população sob o regime da bandeira preta ao mesmo tempo”.

UPA DA CAÇAPAVA

Uma das medidas anunciadas pelas autoridades, na live, está reabertura da UPA Caçapava, próxima ao Hospital de Pronto Socorro de Canoas no Mathias Velho, agora como uma UPA Covid. De acordo com a equipe, teremos ali um Centro de Testagem e também serão atendidos pacientes com sintomas gripais e respiratórios para posterior encaminhamento aos hospitais, se necessário.

94 LEITOS UTIS/COVID PARA O COMBATE A BANDEIRA PRETA

De acordo com o governo, Canoas irá criar mais 20 leitos de UTI/Covid no Hospital Nossa Senhora das Graças já na segunda-feira. Com isso a cidade terá 94 UTIs/Covid. Também foi anunciado que até o final do mês a reforma de uma ala do Graças que vai permitir a instalação de 45 novos leitos de enfermaria. Esses leitos, em um primeiro momento serão para tratar pacientes com Covid e vindos das UTIs que precisam ficar mais tempos na casa de saúde.

Jairo declarou que: “na próxima semana serão criados mais 30 leitos de enfermaria no Hospital Municipal de Canoas”.

Outro que falou na live, foi o Secretário de Saúde Maicon Lemos, ele disse: “precisamos de leitos especializados para enfrentar esse novo momento e, para isso, estamos suspendendo as cirurgias eletivas“. O secretário fez questão de enfatizar que a crise é estadual e nacional.

“É um momento de crise estadual e nacional. Precisamos de leitos especializados para enfrentar esse novo momento e, para isso, estamos suspendendo as cirurgias eletivas”, comunicou o secretário da Saúde,


AUXÍLIO EMERGENCIAL DE R$ 200

Uma das medidas anunciada foi o Auxílio Emergencial Municipal para qualificar a renda dos canoenses mais atingidos pela pandemia. Detalhes do programa ainda serão divulgados, mas o plano do governo é garantir R$ 200 por mês para quem se enquadrar nos critérios do programa, com a obrigatoriedade de qualificação profissional durante o período.

VEJAM ALGUMAS MEDIDAS ANUNCIADAS


ATENDIMENTO E ORIENTAÇÃO DOS MORADORES

Já no domingo, unidades de Saúde Guajuviras, União dos Operários, no bairro Mathias Velho, antiga Niterói na Rua 1º de Maio e a antiga UPA do Idoso no bairro Rio Branco vão abrir as portas das 8h às 20h para atendimento e orientação dos moradores de cada quadrante da cidade.

CONTRATAÇÃO DE MAIS DE 100 PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Contratação de mais 50 técnicos de enfermagem para reforçar as equipes de vacinação. 56 profissionais de saúde entre médicos e pessoal de apoio já foram integrados ao serviço de saúde municipal para atuar nas novas UTIs abertas no HU há uma semana.

CHEGADA DE NOVOS LEITOS

A partir de segunda-feira, 22, serão abertos mais 20 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Graças.

Novos 30 leitos de enfermaria para pacientes com Covid-19 serão criados no Hospital Universitário – 10 na segunda-feira, 22, e 20 na sexta-feira, 26

Reforma de uma ala do Hospital Nossa Senhora das Graças que vai oferecer mais 45 leitos de enfermaria para pacientes em tratamento de Covid.

NOTA DO ALDEIA/LIMOEIRO

Estamos profundamente preocupados com vidas, acho que é hora de prudência e união, mas sempre que se instala uma crise (que é mundial) e não estamos preparados queremos culpar alguém.

Devemos esperar, é sensatez nas decisões. Quando a antiga gestão se preparou para o pior alguns acharam que era exagero, e queriam o fechamento dos hospitais de campanha.

Agora temos uma nova crise chegando e, talvez pior que a outra, as pessoas ficam de briguinhas políticas. O legado dos leitos dos hospitais de campanha está dentro do Hospital Municipal de Canoas. Essa gestão, junto com o Governo do Estado está trazendo mais leitos, tomara que sejam o suficiente para passarmos por mais essa.

Mas com disputinhas políticas nada será possível fazer. Então é hora de nos recolher novamente em casa e esperar a decisão das autoridades, rogamos que seja a melhor.

Vale lembrar que Canoas atende 156 cidades do Estado em suas casas de saúde e todas as regiões estão anunciando que as coisas estão piorando, certamente irão aportar em nossa cidade muitos pacientes. Se cuidem, fiquem em casa e só saiam se for extremamente necessário.

    Leave Your Comment

    Your email address will not be published.*