Hospitais passam a utilizar espaços disponíveis para atender casos de Covid-19
Com a maior taxa de ocupação desde o início da pandemia, os hospitais de Canoas começaram a utilizar os espaços disponíveis para atender os casos de Covid-19. A medida foi necessária para estabilizar a pressão das salas vermelhas e amarelas das UPAs, acelerando as transferências dos pacientes, para ampliar a capacidade de resposta da rede hospitalar.
A ação está de acordo com a orientação do governo do Estado, que acionou, nesta quinta-feira (25), o último nível do Plano de Emergência Hospitalar (Fase 4 Nível C). “Os hospitais de Canoas já se adiantaram e, desde ontem, passaram a reorganizar os espaços físicos das unidades hospitalares, a fim de disponibilizar novos leitos e alas para atender os casos de Covid-19”, afirma o secretário adjunto da Saúde, Luiz Octavio Martins Mendonça.
O município já havia suspendido as cirurgias eletivas nos três hospitais – Universitário, Pronto Socorro e Nossa Senhora das Graças. Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira aponta uma taxa de ocupação de 96,80% nas UTIs Covid e já existe lista de espera por leitos. O perfil das internações nesse momento é de pacientes mais jovens, sem comorbidades, na faixa de 20 a 45 anos.
A Secretaria Municipal da Saúde de Canoas reforça a orientação aos canoenses para que somente procurem os serviços de saúde, principalmente as UPAs, se apresentarem sintomas moderados e respiratórios, para atendimento médico. Para sintomas leves e outras queixas não urgentes, devem procurar as unidades básicas de saúde de referência.
Fonte Escritório de Comunicação – PMC