Busato anunciado secretário de Articulação e Apoio aos Municípios no Governo Estado
Por | Marco Leite
Conforme fomos os primeiros anunciar, o ex-prefeito de Canoas Luiz Carlos Busato foi anunciado para reforçar as fileiras do Governador Eduardo Leite como secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do Estado. Busato foi o nome indicado pelo PTB na reforma que Leite está fazendo em suas secretarias.
Vale lembrar, que Ranolfo Vieira, o vice-governador é do PTB e foi indicação de Busato no pleito em que Leite se sagrou vencedor. Agora, Busato foi anunciado e com isso o ex-prefeito está de volta à vida pública.
Ex-prefeito de Canoas, Busato, falou em suas redes sociais:
Em um momento de tantos desafios para as cidades gaúchas, aceitei a missão do governador Eduardo Leite para liderar a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios. Com diálogo e união, nosso principal foco será o enfrentamento da pandemia e de suas consequências econômicas e sociais. Contem comigo para colocar em prática novas ideias e auxiliar no desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Vamos em frente!
Vejam os novos secretários do Governo Leite:
– Edson Brum (MDB): Secretário de Desenvolvimento (recém
Empossado);
– Luiz Carlos Busato (PTB): Secretário de Apoio e Articulação aos Municípios;
– Agostinho Meirelles (PTB): Secretário Extraordinário de Gestão Política e Administrativa;
– Raquel Teixeira (PSDB): Ex-Dep Federal e Sec Educação do estado de Goiás. Secretária de Educação;
– Luiz Henrique Viana (PSDB): Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente.
QUEM É BUSATO
Luiz Carlos Ghiorzzi Busato nasceu em Caçador, 6 de novembro de 1948, é um arquiteto e político brasileiro filiado ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
BIOGRAFIA
Luiz Carlos Busato bacharelou-se em arquitetura pela Unisinos e fez pós-graduação em urbanismo e em produção e gestão imobiliária. Foi professor nas Faculdades Canoenses (hoje ULBRA). Também trabalhou por 10 anos como funcionário concursado na prefeitura de Canoas, de onde se afastou para fundar a Construtora Busato & Loticci, atuando por 15 anos na projeção e construção de diversos edifícios na cidade.
Busato fez mais de 20 cursos de especialização nas áreas de Arquitetura e Engenharia. Exerceu a função de secretário municipal de Planejamento Urbano no município de Canoas, tendo participado da elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano.
TRAJETÓRIA POLÍTICA
Em 2004, no município de Canoas, concorreu pela primeira vez a vereador e elegeu-se com 3.139 votos. Em 2006 foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul, com 44.472 votos. Devido a sua atuação na Câmara dos Deputados, Busato (PTB) se reelegeu em 2010 com um percentual de crescimento de 93% em relação a 2006. Foram 85.832 votos. Durante seus quatro anos de mandato, Busato conquistou mais de R$ 160 milhões, junto aos ministérios e ao Orçamento da União, para as cidades gaúchas. Os recursos foram para as áreas da Educação, Saúde, Segurança, Agricultura e Infraestrutura. Cinquenta e seis municípios foram contemplados com investimentos para implantação de escolas de educação infantil com acessibilidade. Vinte e sete cidades receberam Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Uma de suas principais bandeiras no Congresso foi o rebaixamento do Trensurb no centro de Canoas. Atualmente a linha do trem e a BR-116 cortam o perímetro urbano em fatias e completam o quadro da péssima trafegabilidade da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Em 2011, licenciou-se do mandato de deputado federal, na Legislatura 2011-2015, para assumir a Secretaria de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado do Rio Grande do Sul.
Nas eleições de 2014, realizadas em 5 de outubro, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul para a 55ª legislatura (2015 — 2019).
Foi reeleito deputado federal em 2014, para a 55.ª legislatura (2015-2019). Votou a favor do Processo de impeachment de Dilma Rousseff. Já durante o Governo Michel Temer, votou a favor da PEC do Teto dos Gastos Públicos.
Em outubro de 2016 foi eleito Prefeito da cidade de Canoas, com 84.387 votos, ou 51,25% dos votos válidos, derrotando a candidata do PRB e até então vice-prefeita Beth Colombo.