Comorbidades, o prefeito e o secretário
Por | Marco Leite
Jairo Jorge é Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato é o novo Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios do Estado, em uma eleição ninguém perde só se estabelece.
“Cabô” a eleição, não tem terceiro turno, será?
O quadro de hoje, divulgado pelos órgãos oficiais, 106% dos leitos ocupados, 769 infectados e seis mortes em 24 horas. 705 canoenses já perderam a vida em 1 ano de pandemia.
Sim, estamos hoje completando um ano do primeiro caso de Covid-19 no RS. Canoas é um dos principais focos de contaminação, a média de mortes diárias está beirando a 4 por dia desde o início de 2021 até agora.
Ninguém dos políticos aborda isso, é mais fácil falar em soluções mirabolantes, são 106% dos leitos ocupados, mas só dizer que se está instalando novos não adianta. É preciso admitir mais pessoas, leitos não funcionam sozinhos. Dos 300 agentes de saúde que seriam contratados, temos pouco mais de 20, e os nossos profissionais estão em estado de esgotamento, ou vocês acham que é fácil escolher quem vai viver ou morrer?
Mas meu vizinho está com câncer, meu amigo teve um derrame, uma senhora tropeçou e caiu nas calçadas esburacadas do centro e das vilas acabou quebrando a perna, o que eles têm em comum?
São os pacientes com outras comorbidades e que não tem plano de saúde, precisam do SUS e da boa vontade do Estado e Município. E a fila de espera está aí há anos, não culpem a pandemia, a saúde está abandonada. Não adianta dizer que existiu o Tele-agendamento e outras soluções mirabolantes, a verdade é que elas não funcionaram, só o que pode vir a funcionar é união de esforços Estado/Município.
Quantas pessoas morreram de outras comorbidades?
Não vejo estas estatísticas, só Covid-19, tudo agora é culpa da pandemia. Ela gera dinheiro para as cidades e para governantes, será?
Então é hora de parar com o terceiro turno, “mas ele não existe”, é hora de Busato/Jairo, Jairo/Busato sentarem e conversarem como dois Canoenses que se preocupam com a população, não interessa quem construiu isso, ou inaugurou aquilo.
Comecem a construir e inaugurar vidas e, se possível juntos.
Pensem nisso, vocês seriam dois ótimos exemplos para mostrar a todos que é possível ser situação e oposição com civilidade e de empatia com a situação de seus cidadãos.
Canoas, com essa nova composição onde ninguém perdeu ou ganhou eleição, tem a oportunidade de, com seus dois principais líderes, mostrar que é possível unir forças para tratar da pandemia e de outras comorbidades.
É hora de união, o Prefeito e o Secretário de Estado podem se transformar em dois expoentes em prol de uma cidade melhor para todos.