Hospital Municipal de Canoas explica a morte de idosa
Por | Marco Leite
Diante da gravidade das denúncias, em vídeo, do cidadão Marcelo Oliveira em suas redes sociais. Onde ele acusa o Hospital Universitário (Hospital Municipal de Canoas) de negligência, ele estaria levando alimentos e insumos geriátricos para sua vó que estava internada com pneumonia, mas na ala de Covid-19 e vindo a ser infectada.
Marcelo relata em seu vídeo que sua vó já estava morta há uma semana e que ele estaria levando os insumos para ela já morta.
Diz também que foi informado hoje, que sua vó estaria morta há vários dias. Revoltado ele relata que existiu erros e negligência da casa de saúde. O vídeo ganhou as redes sociais e fomos à procura da direção do hospital, eles mandaram uma nota oficial e estamos publicando aqui na íntegra.
VEJAM A NOTA:
Nota do Hospital Universitário de Canoas
Referente ao caso relatado pelo senhor Marcelo Oliveira, por meio de suas redes sociais na tarde desta quarta-feira, 10, o Hospital Universitário de Canoas (HU) reconhece e lamenta profundamente o ocorrido, destacando que está apurando todos os procedimentos realizados em relação à paciente, para esclarecer o episódio injustificável.
Contudo, salienta que o óbito ocorreu no domingo, 7, às 20h05. E, ainda, que a familiar deu entrada no HU no dia 1º de fevereiro com síndrome respiratória, sendo submetida ao teste para detectar a presença do coronavírus no mesmo dia.
O resultado deu positivo para a Covid-19, sabendo-se que são necessárias 72h, após o contágio, para que o exame acuse o positivo. Se feito em prazo menor, pode apresentar um “falso negativo”. Ou seja, a paciente já entrou na instituição com a doença.
As equipes trabalham balizadas em protocolos, dentre os quais, há a determinação de que os familiares sejam chamados ao hospital, a fim de tomarem conhecimento sobre o falecimento do paciente. Diante da manifestação do senhor Marcelo Oliveira – que conversou com a direção no fim da tarde de quarta-feira – o HU reconhece que o atraso de dois dias e a forma da comunicação do óbito se deram fora dos seus padrões habituais, fatos, como já referido, sob apuração.
O Hospital Universitário reforça sua solidariedade à família, e destaca todo o esforço, empenho e trabalho dos seus profissionais, que, há um ano, estão lutando contra esse inimigo, o Coronavírus.
Fátima Farias | Diretora Assistencial | Hospital Universitário
NOTA DO ALDEIA/LIMOEIRO
As autoridades, inclusive a direção da Hospital Municipal de Canoas, insistem em chamar o Hospital de Universitário. Porém, esse nome não existe mais desde que ela passou a ser propriedade de nosso município e agora é Hospital Municipal de Canoas.
VEJAM OS VÍDEOS DE MARCELO FAZENDO A DENÚNCIA